Xilitol Ou Stevia: Qual dos Dois É Melhor Para Saúde?


Descubra de uma vez por todas qual a melhor opção para você


Xilitol ou Stevia Qual o Melhor?

“Xilitol ou Stevia Qual o Melhor?” Essa duvida já surgiu na sua cabeça antes? Se médicos e nutricionistas do mundo inteiro pudessem apontar um grande culpado para os altos números de obesos, diabéticos e hipertensos, provavelmente apontariam o açúcar como grande vilão e culpado de tantas doenças. O consumo exagerado desse carboidrato refinado vem sendo abominado por todos os profissionais de saúde, já que ele não possui nenhum nutriente e tem alto valor glicêmico, fazendo os níveis de insulina irem para o teto.

Denominados calorias vazias, o processo de refinamento do açúcar retira todo e qualquer benefício que pudesse estar presente na cana de açúcar e o faz se tornar basicamente um veneno para o corpo.

Ultimamente, muito se tem falado sobre saúde e opções que possam substituir o tão temido branquinho. Mas graças ao avanço da ciência, hoje em dia temos acesso fácil a diversos tipos de adoçantes de origem muito mais saudável e podemos finalmente deixar de lado algo que faz mal para que dar atenção a um que recompense nossos hábitos saudáveis.

Em meio a tantas opções, duas tem se sobressaído  e são elas a stevia e o xilitol. O motivo de tanta adoração é o fácil acesso, sabor e preço parecido com o do açúcar branco.

Mas, é sempre bom se lembrar que apesar de mais saudáveis em relação a outros tipos de açúcares, eles continuam sendo açúcar e seu consumo deve ser moderado em todos os casos, principalmente para pessoas diabéticas e crianças.

Xilitol ou Stevia Qual o Melhor

Conheça Melhor Sobre Xilitol

O xilitol é uma opção muito considerável para quem procura um substituto equivalente ao açúcar já que seu sabor e aspecto são muito semelhantes. Outra vantagem é que apesar de ser igualzinho ao açúcar comum, ele apresenta 40%  menos calorias e tem um índice glicêmico baixo, se tornando uma opção perfeita para quem tem problemas de saúde como a obesidade, diabetes e pré diabetes.

Ele é considerado natural pois é extraído das fibras de frutas, vegetais e cogumelos.

É capaz de deixar uma sensação refrescante na boca e um hálito gostoso. Estudo apontam que o consumo do xilitol pode melhorar a sua saúde bucal, reduzindo as chances de desenvolver cáries e gengivites.

E ainda mais vantagens, ele melhora a absorção de cálcio no corpo, promovendo uma melhora na saúde dos seus dentes, músculos e ossos, por isso, vale a pena investir numa dose algumas horas depois de uma refeição.

Outra vantagem é a melhora o funcionamento do seu intestino, já que tem poder de estimular a proliferação de bactérias boas, que auxiliam na digestão.

Ainda melhor é que o xilitol pode ser utilizado em toda e qualquer receita, tanto como em sucos quanto em doces e bolos. Isso porque ele é um álcool de açúcar, que é basicamente a junção de uma molécula de açúcar unida a uma de álcool. Esses componentes dão a capacidade de estimular em nossa língua os receptores de sabores doces.

Mas atenção, a dose diária de xilitol não deve ultrapassar 15 mg por quilo pois ele pode apresentar reações adversas como inchaço e diarreia.

Você Sabe O Que É Stevia? 

A stevia é uma espécie de adoçante extraído da Stevia rebaudiana e é considerado 100% natural. A substância tem zero de calorias e poder de adoçar até 300x mais que a sacarose, encontrada na maior parte dos açúcares.

Em apenas uma colher de sopa contém 15 kcal e por essa razão ele é muito recomendado para quem quer perder peso ou apenas manter o que já alcançou.

Ela tem poderes que você vai adorar conhecer, como o seu grande poder diurético, capaz de evitar infecções urinárias e eliminar toxinas, além de desinchar sua pancinha. A stévia também é uma grande reguladora da pressão arterial, melhorando assim seu desempenho cardiológico e dando mais resistência ao seu coração.

Como se não bastasse, a planta ainda pode beneficiar seus dentes, língua e gengivas, já que tem um poder bactericida, inibindo o crescimento de bactérias causadoras de gengivites e previne a formação de placas de tártaro.

A stevia não pode ser aquecida de maneira alguma, por isso, se torna uma opção descartável na hora de adoçar chás e cafés. Em contato com o calor, ela libera uma substância altamente cancerígena que a longo prazo pode causar câncer de estômago e de esogafo.

Mas Então, Qual A Melhor Opção: Xilitol Ou Stevia?

Xilitol ou stevia qual o melhor? Muitas considerações deve ser citadas na hora de escolher a melhor opção para deixar sua vida mais doce. O que você deve relevar qual seja seu objetivo, já que cada adoçante natural tem um objetivo na sua dieta.

O xilitol por exemplo tem um sabor mais adocicado que se assemelha muito com o sabor natural do açúcar refinado e pode ser levado a altas temperaturas. Além do mais, os diabéticos têm uma forma a mais de agradecer, já que esse tipo de açúcar não irá aumentar os níveis de insulina no sangue e nem dar picos de glicose, se tornando muito seguro e confiável.

As fibras ali presentes também desenvolvem um papel extraordinário no funcionamento regular do seu intestino.

Já a stevia pode se caracterizar como a melhor opção para quem está em busca de perder peso ou apenas manter o seu atual. Se você tem alguns problemas bucais ou estomacais, ele se torna o seu melhor amigo de todo tempo e momento.

Sem falar da sua mega utilidade em uma centena de receitas.

O custo da planta também é super baixo e praticamente não há contraindicações.

Alguns tipos de stevia possuem outras substâncias em suas fórmulas, e elas podem ser prejudiciais a saúde tanto quanto o aquecimento da stevia.

Portanto, Você Agora Irá Saber Que…

Se você procura a melhor opção para você é aquela que vai suprir suas necessidades diárias e do seu paladar, já que um caracteriza um sabor mais adocicado e outro um sabor mais amargo. Um pode entrar em contato direto com o calor e outro não.

O preço de um é ligeiramente mais alto e outro mais baixo.

A melhor opção é colocar os prós e contras no papel e ver qual dos dois irá te agradar mais. Porém, antes disso, recomendo a você experimentar as duas opções e se puder optar pelas duas, seria algo extraordinário.

Xilitol ou Stevia Qual o Melhor (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também:

Xilitol ou Stevia Qual o Melhor

Xilitol Ou Stevia: Qual dos Dois É Melhor Para Saúde?
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *