Qual Alimentação Após Endoscopia Podem Ser Feitas?


Descubra Como Fazer Uma Alimentação Após Endoscopia


A alimentação após endoscopia deve ser leve e cuidadosa. Por ser um exame muito agressivo, a endoscopia digestiva requer alguns cuidados após o exame. O procedimento depende da introdução de um fino tubo até o estômago para visualizar as paredes dos órgãos, como o esôfago, estômago e o início do intestino.

O exame é realizado para descobrir a causa de algum desconforto no abdômen que acontece com frequência, com sintomas de náuseas, vômito, queimação, refluxo e dificuldades para engolir. Os resultados dos incômodos chegam sempre em gastrite, úlcera gástrica ou duodenal e hérnia de hiato e refluxo.

Em casos mais extremos, é feito a remoção de um pedaço do órgão para análise laboratorial. Assim, é possível uma investigação mais a fundo de um possível câncer estomacal ou uma infecção H. pylori.

Qual O Preparo É necessário Ser Feito Antes Da Endoscopia

O preparo antes do exame é bem simples, é necessário 8 horas de jejum e proibido remédios antiácidos, como o omeprazol. A ingestão de remédios pode alterar os resultados da endoscopia. É permitido tomar água apenas 4 horas antes do exame. No caso de necessidades de tomar outros remédios, a ingestão de água deve ser em pequenos goles.

Como É Realizado O Procedimento?

Endoscopia
Endoscopia

Normalmente, o paciente fica deitado de lado e é aplicado um anestésico na boca para diminuir a sensibilidade e facilitar a entrada do endoscópio. O anestésico evita que o paciente sinta dor durante o exame, mas em alguns casos é feito a sedação para a pessoa relaxar e dormir.

Um pequeno guia é colocado na boca do paciente para facilitar a visualização e a entrada do tubo. O médico injeta um pouco de ar, o que causa uma sensação de estômago cheio após o exame. Uma pequena gravação é feita durante a remoção de pólipos, colhendo material para a biópsia ou aplicando medicamentos para ajudar no laudo do exame.

Quanto Tempo Dura O Exame?

O exame varia de 5 a 30 minutos, mas o paciente deve ficar em observação nos próximos 60 minutos. Ao acabar, a boca pode parecer dormente e sentir um inchaço abdominal na barriga por causa do jato de ar. No caso de sedativos, o paciente não pode dirigir e nem operar máquinas pesadas depois do exame. É um procedimento delicado e a pessoa fica com os reflexos falhos ao acabar.

Quais Casos São Pedidos A Endoscopia?

A endoscopia é solicitada pelo médico quando os medicamentos já não resolvem o problema do incômodo. Alguns exemplos são:

  • Sentir-se sem apetite ou saciedade (depois de comer menos do que o habitual);
  • Sentir que a comida está presa atrás do esterno (sensação de corpo estranho);
  • Fezes negras;
  • Vômito com sangue;
  • Azia;
  • Baixa contagem de hemácias (anemia) que não pode ser explicada;
  • Dor ou desconforto na parte superior do abdômen;
  • Dificuldade ou dor para deglutição;
  • Perda de peso que não pode ser explicada;
  • Náuseas ou vômitos que não passam;
  • Tem cirrose no fígado;
  • Precisa de acompanhamento ou tratamento para uma doença do aparelho digestivo que já foi diagnosticada.

Qual Alimentação Após Endoscopia Pode Ser Feita?

Alimentação Após Endoscopia
Alimentação Após Endoscopia

A endoscopia é um exame agressivo e causa um pequeno desconforto durante e depois do procedimento. Uma preocupação pode surgir pela qual alimentação após endoscopia deve ser feita. Como o aparelho digestivo passou por um pequeno trauma, é recomendado o consumo de comidas leves, como sopa, suco natural e chá.

O paciente deve seguir a restrição durante os primeiros 3 dias. Quando estiver se sentido seguro e sem incômodo para engolir os alimentos, pode voltar a sua alimentação como de costume. É recomendado que comece comendo aos poucos e verificando se não vai haver dificuldades para engolir.

Endoscopia: Como É Realizado O Procedimento? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também:

Conheça 7 Benefícios da Planta Ora-Pro-Nobis

A Sua Dor De Cabeça Não Passa? – Culpa Dos Alimentos Ricos Em Tiramina

Alimentos Alcalinizantes Que Você Deve Comer Para Se Proteger Contra O Câncer, Infarto E Outras Doenças

Hormônio da Felicidade nos Alimentos: Você Conhece Quais São?

Falta de Fósforo no Organismo – Quais os Sintomas?

Qual Alimentação Após Endoscopia Podem Ser Feitas?
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *