Quais São Os Riscos Dos Alimentos Transgênicos


Conheça Quais São Os Riscos Dos Alimentos Transgênicos Podem Oferecer A Sua Alimentação


Você não sabe quais são os riscos dos alimentos transgênicos? Pois então fique ligado. Eles estão presentes na mesa de milhões de pessoas e inclusive dentro da sua casa.

Quais São os Riscos dos Alimentos Transgênicos
Quais São os Riscos dos Alimentos Transgênicos

O consumo de alimentos transgênicos vem sendo estudado a muito anos para definir se são prejudiciais a saúde ou não. Sendo ou não causadores de problemas, eles fazem parte da mesa de muitas famílias. Nos supermercados, uns buscam olhar todos os rótulos para evitar levar para as suas casas e outros passam despercebidos por esse pequeno detalhe.

Por isso, no Brasil há uma lei que obriga todos os alimentos transgênicos carregarem a letra T de transgênico no rótulo para fazer a separação dos outros alimentos que não tiveram contato com algum tipo de modificação durante a produção. Cabe a você questionar se eles fazem mal ou não para a saúde!

O Que São Os Alimentos Transgênicos?

Os alimentos transgênicos são os alimentos geneticamente modificados. Eles recebem um gene de outro organismo, como uma planta ou uma bactéria. Essa modificação é feita para criar uma resistência contra agrotóxicos que são usados nas plantações para acabar com os predadores.

O que faz aumentar ainda mais o uso de substâncias tóxicas em contato com os alimentos de lavouras. A transgenia é mais um benefício para os agricultores que querem garantir a preservação das suas plantações.

Entretanto, há relatos que a quantidade de agrotóxicos usados nas plantações aumentaram o índice de câncer no Brasil. Porém, biólogos que trabalham diariamente com a transgenia defende dizendo que as condições climáticas e o campo aberto que são aplicados os inseticidas, não causam tanto esse impacto na saúde humana.

Toda essa divergência de levantamento de questões, torna cedo dizer com clareza se são prejudiciais para a saúde ou não, mas os consumidores querem saber quais são os riscos dos alimentos transgênicos ganhar espaço nas prateleiras dos supermercados.

Os Alimentos Transgênicos Oferecem Riscos Também Para Os Agricultores

Quando um agricultor decide plantar alimentos transgênicos, ele também pode sofrer riscos. Um alimento transgênico precisa de autorização para ser cultivado e um preço pago para a empresa detentora da tecnologia royalties. Com isso, o agricultor ganha uma dependência imediata das empresas transnacionais do setor.

Isso acontece porque ele não pode usar as mesmas sementes do plantio anterior, tendo que comprar novamente as geneticamente modificadas. Porém, se ele quiser produzir uma safra de alimentos totalmente naturais, pode correr risco de ter resquícios de sementes da plantação anterior nas terras e ter um alimento transgênico sem que perceba. O que vai exigir uma multa pela produção sem querer do alimento transgênico no campo.

Além disso, o uso de plantas geneticamente modificadas no campo pode ocorrer uma contaminação nas outras plantações por meio de aves, insetos e até pelo vento. E na hora da negociação do produto, a venda pode ser cancelada pela contaminação dos alimentos que deveriam ser puros.

Veja também quais são os riscos dos alimentos transgênicos podem trazer para os consumidores!

Quais São Os Riscos Dos Alimentos Transgênicos Podem Oferecer?

Quais São os Riscos dos Alimentos Transgênicos

Diante de uma discussão tão grande se faz mal ou não o consumo de alimentos geneticamente modificados, a população é quem fica sem informações concretas para se sentir seguros em consumi-los. A única forma que podemos ajudar é dizendo quais são os riscos dos alimentos transgênicos e você decidir se vai comprá-los ou não.

Aumento de Alergia:

Quando um novo gene é inserido em outro, novos compostos podem formados dentro dele. Se falando em um alimento, pode resultar em uma reação alérgica no consumidor do produto geneticamente modificado. Por isso, o seu consumo pode provocar alergia pelo corpo.

Resistência ao Antibiótico:

Para testar se a modificação deu certa, cientistas insere genes chamados marcadores de bactérias resistentes a antibióticos. O que pode resultar em uma resistência a antibióticos também nas pessoas que consumirem esse alimento.

Substância Tóxica Aumentada:

Na natureza existem plantas e micróbios que possuem substâncias tóxicas para se defenderem de predadores. No seu normal não fazem mal para os seres humanos, porém se o seu gene for inserido em um alimento pode ser altamente tóxico para as pessoas.

Resíduos Agrotóxicos:

A ANVISA liberou até 50% de aumento do uso de agrotóxicos nas plantações. O que aumenta severamente os riscos do consumidor se alimentar de produtos com resíduos de agrotóxicos.

Contaminação No Meio Ambiente:

O uso de alimentos geneticamente modificados fortalecem as plantas e também aumenta as resistências das pragas que se alimentam delas. O que eleva o nível de mais pragas contaminadas.

Vantagens Dos Alimentos Transgênicos

Quais São os Riscos dos Alimentos Transgênicos

Apesar de descobrir quais são os riscos dos alimentos transgênicos, ele ainda vai possibilitar a maior produção agrícola, especialmente em lugares locais que não são capacitados para a cultivação de certos alimentos.

Sem contar que os alimentos transgênicos são muito resistentes a vírus, bactérias, fungos e insetos. O que facilita a produção e duração dos alimentos. Além de facilitar a atuação e distribuição.

Quais São Os Riscos Dos Alimentos Transgênicos (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Quais São Os Riscos Dos Alimentos Transgênicos
4.8 (95.84%) 77 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *