Quais São os Alimentos Que Diminuem o Cortisol?


Dê Adeus Ao Estresse Com Os Alimentos Que Diminuem o Cortisol!


Você sabia que quando estamos estressadas, o nível de cortisol em nosso corpo fica elevado e isso pode nos trazer váaaarios problemas de saúde? Agora, você vai me dizer, se o estresse faz parte da vida, como resolver?? Comendo alimentos que diminuem o cortisol!!

Existem alimentos que diminuem o cortisol, e alimentos que aumentam o cortisol na corrente sanguínea, fazendo com que nosso organismo permaneça regulado e nossa saúde fique em dia.

E isso é tão sério, que é possível ter uma série de problemas de saúde derivados da ausência de certo nutrientes, como a vitamina C, por exemplo.

Então, se você deseja diminuir o estresse e não sabe como, leia com atenção todas as informações porque elas vão melhorar e muito a sua vida!

alimentos que diminuem o cortisol
Você Sabia Que É Possível Diminuir O Estresse Com a Alimentação?

Mas Afinal, O Que É Cortisol Mesmo?

Sabe quando tudo acontece pra te tirar do sério e você parece que vai enlouquecer de tão estressada? Pois eh! Nesses dias, nossa corrente sanguínea recebe altas dosagens de Cortisol, que é o hormônio do estresse, fazendo com que nosso corpo fique em estado de atenção, para que você possa agir em caso iminente de perigo ou tensão.

O problema é que esse hormônio pode causar obesidade. Se os problemas da vida são inevitáveis, vou te falar como driblar o estresse do dia a dia, te falando tudo que você vou precisa saber sobre os alimentos que diminuem o cortisol.

Será Que Você Está Com Altas Dosagens De Cortisol?

Primeira coisa que você precisa saber, são os sintomas da alta dosagem de Cortisol na corrente sanguínea:

O cortisol alto pode originar sinais e sintomas como:

  • Aumento de peso
  • Perda de massa muscular;
  • Osteoporose
  • Dificuldade na aprendizagem;
  • Baixo crescimento;
  • Diminuição da testosterona;
  • Problemas de memória;
  • Aumento da sede e da frequência em urinar;
  • Diminuição do apetite sexual;
  • Menstruação irregular.

Além dos problemas relacionados ao excesso de Cortisol, a baixa deste hormônio também pode ocasionar uma série de sintomas que podem prejudicar a sua saúde.

Quais os sintomas de Baixas taxas de cortisol?

Tanto as taxa elevadas quanto as deficiências deste hormônio, podem causar números problemas no organismo.

Entre os sintomas mais conhecidos, decorrentes da baixa das taxas de Cortisol são:

  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Tontura
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Palpitações,
  • Depressão,
  • Ansiedade,
  • Manchas escuras na pele e pressão baixa.

Existem nutrientes que devem estar presentes na corrente sanguínea. No entanto, eles precisam estar em equilíbrio e quando as taxas de cortisol se elevam, trazem consequência para o organismo.

Por isso é super importante ficar atenta a quais os tipos de alimentos você pode ingerir, que fará com que essas taxas se regularizem e você amiga, não sofra outras consequências pelos estresses nossos de casa dia!

Alimentos que Deixam o Cortisol Alto

Os níveis de cortisol respondem rapidamente de acordo com os alimentos que comemos. Isso porque o índice glicêmico de um alimento afeta os níveis o cortisol por até cinco horas depois que você se alimenta, e o índice glicêmico reflete como o alimento irá influenciar o nível de glicose no sangue.

Açúcar e amidos refinados, contribuem para elevar o nível de cortisol no sangue. Além disso, pular refeições também podem aumentar os níveis de cortisol, e se você comer esses tipos de alimentos antes de dormir, o nível de cortisol pode se elevar e você pode sofrer de perturbações do sono.

Alimentos que Deixam o Cortisol Baixo

Se você pretende reduzir seus níveis de cortisol, procure por alimentos com um baixo índice glicêmico. Alimentos como ovos, carnes, aves, peixe e vegetais são itens facilmente encontrados e excelentes nesta tarefa.

Você pode prevenir um aumento do cortisol, se balancear açúcares e grãos em refeições com proteínas animais.

Fosfatidilserina

Alimentos ricos em fosfatidilserina, que estão presentes em Carnes, feijão branco e soja são boas fontes alimentares desse nutriente diminuem os níveis de cortisol pós-exercício em até 20%, fazendo com que você sinta menos dores musculares. É importante dizer que, os níveis de cortisol normalizam após 23 horas.

Vitamina C

Coma muitas frutas e vegetais ricos em vitamina C para evitar um nível de cortisol alto. Níveis baixos de vitamina C podem resultar em aumentos no cortisol e um efeito maior de estresse. Muitos alimentos saudáveis são ricos em vitamina C, incluindo brócolis, frutas cítricas, morango e pimenta doce vermelha.

Pessoas com alto índice de Vitamina C tiveram uma queda na pressão arterial, nos níveis de cortisol e um alívio geral de sintomas de ansiedade.

Importante verificar com seu médico qual a dosagem adequada para você.

Veja Agora Quais São Os Alimentos Que Diminuem o Cortisol ( Vídeo):

Neste artigo, você viu que o cortisol é um hormônio produzido pelas suas glândulas supra-renais, que te ajuda a controlar o estresse ao promover o uso de açúcar, proteína e gordura. O cortisol também oferece efeitos anti-inflamatórios e diminui as reações alérgicas. O excesso de produção de cortisol pode ocorrer como resultado de longos períodos de doença, falta de sono prolongada ou estresse mental ou emocional.

Se seu corpo passa por muitos momentos de tensão ou estresse, o excesso do Cortisol em seu organismo, pode causar problemas no equilíbrio normal dessas funções e te torna suscetível a certas condições.

Alguns nutrientes podem ajudar a manter seus níveis de cortisol sob controle. No entanto, é sempre recomendável consultar seu médico para uma avaliação personalizada, para que ele indique o tratamento mais adequado.

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