Quais são as frutas que contém cálcio


Quais são as frutas que contém cálcio


quais são as frutas que contêm cálcio
Quais São as Frutas que Contêm Cálcio

Cálcio é bom para todas as idades e saber quais são as frutas que contém cálcio vai ajudar muito a ter este fortalecimento, em qualquer tempo da sua vida. A ciência corrobora com esses ensinamentos de quando éramos criança, já que o principal nutriente desse alimento ajuda a fortalecer os ossos.

Alimentação correta, uma escolha. Se o que comemos não proporciona os nutrientes fundamentais, o corpo vai chiar. Nem sempre cuidamos da gente, por mais que a gente se ame.

O cálcio é responsável pela formação do esqueleto, dos dentes, da regulação da circulação sanguínea e da contração muscular. É um mineral muito comum em alimentos que contém leite e seus derivados.

Sem cálcio a ‘firma’ quebra

Os ossos quebram. Por isso é importante tomar conhecimento quais são as frutas que contém cálcio e que outros alimentos ricos deste mineral, merecem atenção.

Na infância o cálcio é essencial para os ossos e dentes das crianças, pois estão em desenvolvimento e auxiliam na manutenção do crescimento.

Se houver deficiência de cálcio na infância, a adolescência pode ficar comprometida, pois irá gerar um déficit no crescimento e no desenvolvimento da puberdade. Podem surgir algumas fraturas ósseas e obesidade nesta fase.

Na fase adulta e na terceira idade a falta deste nutriente, por conta das fases anteriores, levará a uma grande tendência a osteoporose, a problemas de coagulação sanguínea, arritmias cardíacas e hipertensão arterial.

O cálcio é absorvido pelo intestino, mas a ingestão excessiva de fibras, gorduras, proteínas, cafeína, álcool e alguns medicamentos podem prejudicar a atuação deste mineral no organismo.

As frutas não contém muito cálcio

 

Se você quer saber quais são as frutas que contém cálcio, saiba que o cálcio, este nutriente não está presente em abundância nas frutas, mas existem algumas que contém.

Dieta inteligente é o caminho: evitar excessos e alimentos processados. Quando se consome apenas um tipo de alimento, não se tem os nutrientes certos e necessários. Isso provoca um desequilíbrio na nutrição. Mesmo tendo um suporte energético que é uma necessidade do organismo, deixa a desejar no restante para o bem estar do corpo e da alma.

Os brasileiros comem mal. Não basta o arroz e feijão e uma enxurrada de alimentos calóricos com valor nutricional reduzido. Vai gerar uma baixa concentração de vitaminas e minerais essenciais para a manutenção do organismo, como o cálcio.

Até os 20 anos o ser humano está com 90% do seu esqueleto formado. Até os 45 anos estará completo. Surge o começo da porose óssea (os ossos ficam com muitos poros pela falta de cálcio). Mulher é a maior vítima pela perda do estrogênio. Este hormônio  ajuda a conter a perda de porosidade nos ossos, o que irá acelerar a descalcificação no corpo.

Para absorver o cálcio no organismo vai depender do estilo de vida

Quais São as Frutas que Contêm Cálcio

Existem fatores no dia a dia de uma pessoa que aumentam ou diminuem a absorção do cálcio no organismo. Para evitar a perda de massa óssea é importante consumir o cálcio com alimentos ricos em vitamina D, deixar o sol entrar em sua vida e praticar atividades físicas para o cálcio se fixar no organismo.

Se houver a ingestão de comidas que contenham elevadas quantidades de cálcio, mas que estiverem acompanhadas de produtos não nutritivos, como por exemplo os refrigerantes e a cafeína, o organismo vai diminuir a capacidade de absorver o mineral.

A alimentação é a metade de uma longa caminhada.  O cálcio deve ser absorvido, fixado e processado para exercer a sua função. O importante é consumir alimentos que possuam cálcio, como leite e seus derivados, frutos do mar e algumas frutas que são recomendadas.

Vegetarianos e veganos e intolerantes à lactose a recomendação fica entre vegetais verdes folhosos, leguminosas, gergelim, algas, amêndoas, couve-flor, peixes e tofu.

Quais são as frutas que contem cálcio e previnem as doenças cardiovasculares

Abacate é rico em minerais: ferro, magnésio e o cálcio. Apresenta as vitaminas A, B, C, E e K. Rico em gorduras, ômega 3 e 6 e fibras que são saudáveis ao organismo. A associação do cálcio com outros nutrientes do abacate auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares.

Tangerina é um excelente antioxidante, rico em vitamina C, juntamente com a concentração de cálcio auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Banana possui uma baixa quantidade de cálcio, mas sua associação com o potássio que faz parte da fruta ajuda no sistema cardiovascular e nervoso.

Graviola ao associar o cálcio contido às vitaminas do complexo B existente na fruta fortalecerá o tônus cardíaco.

Morango possui alta concentração de cálcio e flavonóides. Desta associação com as vitaminas do complexo B e C e outros minerais ajuda o bom funcionamento do cérebro e coração.

Para o controle intestinal e da pressão arterial veja quais são as frutas que contem cálcio

Tâmara pela sua concentração de cálcio ajuda como um remédio natural no controle da pressão arterial e, por ser um alimento rico em fibras, traz equilíbrio ao controle intestinal.

Damasco atua na regulação do intestino e a concentração do cálcio com o ferro previne a anemia.

Ameixa seca é utilizada na prevenção de prisão de ventre e associada ao potássio e as vitaminas do complexo B ajuda também no sistema cardiovascular, na manutenção dos ossos e na prevenção da anemia.

Kiwi verde possui grande quantidade de cálcio que se associa ao potássio e ao sódio, mantendo o equilíbrio da pressão arterial.

Caqui uma excelente fonte de cálcio e potássio que auxiliam na saúde do coração com o controle da pressão arterial.

Limão possui alta dosagem de cálcio que ao ser absorvido previne a osteoporose e atua também no sistema cardiovascular, mantendo a  pressão arterial no ponto.

Fortalece os ossos e possui antioxidantes para prevenção de doenças cancerígenas

Coco verde possui cálcio e sua função também é fortalecer os ossos, mantendo sua densidade e força.

Abacaxi é uma fruta rica em fibras que atua no metabolismo ajudando na digestão. Possui bastante cálcio e auxilia na saúde dos ossos e articulações prevenindo a perda de massa óssea e a osteoporose.

Maracujá além das vitaminas C e fibras possui cálcio, cobre, ferro e outros minerais. Essa associação ajuda no controle eletrolítico evitando a hipertensão arterial fortalecendo os ossos e melhorando a circulação sanguínea.

Figo seco possui uma grande concentração de cálcio e também atua como antioxidante.

Laranja além da famosa vitamina C também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são as suas propriedades antioxidantes.

O que a ausência de cálcio pode provocar e o papel da vitamina D

Ter acompanhamento de um especialista nunca é demais quando o assunto é saúde. Pouco cálcio pode ocorrer espasmos incontroláveis, dificuldades de coagulação do sangue e excesso de fraturas.

Manter uma dieta balanceada entre os alimentos de alta e baixa absorção de cálcio nem sempre é o bastante.  Cabe nesses casos a suplementação externa e é importante compreender todo esse mecanismo para evitar problemas futuros de saúde.

Prevenção é a palavra chave. A infância e a adolescência é o momento de maior desenvolvimento da massa óssea.

Quem pensa que basta consumir a quantidade diária recomendada de cálcio e achar que está tudo certo, engana-se!

Para que possa ser bem utilizado pelo organismo é preciso garantir o consumo de vitamina D, já que a mesma é a responsável por habilitar a entrada do  mineral na corrente sanguínea e permitir a absorção.

Este nutriente pode ser obtido pela alimentação, exposição ao sol e suplementação alimentar.

Quem precisa estar atento para saúde saudável 

Quem está com o compromisso de gerar uma vida, as gestantes, precisam se preocupar com o cálcio no organismo e, principalmente, saber quais as frutas que contém cálcio para que seu bebê chegue com uma estrutura óssea bem formada.

Quando começa a faltar o apetite, conforme a idade chega, quando o sol não passa mais a fazer parte do dia a dia de uma pessoa idosa até como prevenção do câncer de pele, há que se preocupar com a falta de cálcio.

No caso das mulheres idosas surge uma queda do estrogênio, na fase adolescente nem sempre a alimentação segue o rigor das necessidades. E o cálcio é muitas vezes esquecido.  Vai dar prejuízo na massa óssea.

Adquira o hábito de consumir frutas como uma necessidade saudável, pois além do cálcio elas possuem diversos nutrientes que só ajudam no funcionamento do organismo.

Quais São As frutas Que Contêm Cálcio (Vídeo)

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