Quais os Benefícios do Orégano?


Mais sabor, saúde e vida


Usada na culinária há milhares de anos, essa erva aromática vai muito mais além do que uma pizza de queijo, presunto e tomate com orégano. Quais os Benefícios do Orégano? Confira abaixo!

Famoso entre as mammas italianas, o orégano que é também conhecido como manjerona, teve sua origem no Mediterrâneo.

A culinária percebeu que o sabor dos alimentos com o orégano fazia uma grande diferença nos pratos. Por isso, passou a fazer parte de inúmeras receitas, das mais simples às mais sofisticadas.

Essa erva de intenso aroma e de gosto um pouco amargo, não é do conhecimento popular que existam tantos benefícios à saúde. Possui propriedades nutricionais que ajudam no bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças.

Quais Ingredientes Compõem o Orégano

quais os benefícios do orégano

O orégano da forma ‘in natura’ possui óleos que apresentam propriedades antibacterianas, diuréticas, antioxidantes e expectorantes.

Os polifenois que apresentam características antissépticas, anti inflamatórias são importantes para a perda de peso.

O timol e o carvacrol são responsáveis por efeitos antimicrobianos e antifúngicos.

O torpeno, pineno, borneol, linalol e terpeneno que são óleos essenciais do orégano possuem características antivirais, analgésicas, anti inflamatórias e antissépticas.

As vitaminas A, do Complexo B, C e K estão presentes na composição dessa erva, facilitando seus benefícios para a saúde.

Já o ômega 3 presente no orégano e minerais como ferro, cálcio, potássio, manganês , magnésio, zinco e cobre são decisivos nos benefícios para a promoção da saúde.

Quais os Benefícios do Orégano

Previne para que não ocorra ganho de peso, combatendo as inflamações das células do tecido adiposo. Alguns óleos no orégano atuam na redução do apetite, prolongando a sensação de saciedade.

Auxilia na digestão, pois estimula a secreção da bile no fígado, facilitando a digestão de gorduras. Com isso há uma absorção de nutrientes e eliminação de toxinas pelo intestino. Evita a formação de gases e previne as cólicas intestinais.

O óleo de orégano é capaz de eliminar bactérias nocivas ao organismo que provocam a intoxicação alimentar: salmonela por exemplo.

Combate asma e gripes em geral ajudando também a fortalecer o sistema imunológico.

Ajuda na saúde dos ossos protegendo contra a osteoporose.

Diminui as cólicas menstruais, regulando a disfunção hormonal e prevenindo a menopausa precoce.

Benefícios do orégano que salvam vidas

Atua no sistema cardiovascular, pois o potássio contido no orégano controla a entrada do sódio na corrente sanguínea, evitando a hipertensão e suas conseqüências.

O orégano auxilia na prevenção do câncer, principalmente do cólon e próstata, porque a atuação na vesícula biliar facilita a eliminação de células tóxicas e radicais livres. A substância carvacrol induz as células cancerígenas a se autodestruírem.

Bons motivos você tem para consumir orégano: mais sabor e mais saúde!

Quais os Benefícios do Orégano (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Quais os Benefícios do Orégano

Quais os Benefícios do Orégano?
5 (100%) 2 votes

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *