Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu


Fruta da selva dá banho de vitamina C na laranja, na acerola e no limão


Laranja já teve sua fama de 15 minutos. Depois veio a acerola para sobrepor essa popularidade e, mais, o lendário limão, mas aí surgiu outra fruta mais poderosa ainda: o Camu-Camu. E você? Sabe quais os benefícios da fruta camu-camu?

Saber Quais Os Benefícios da Fruta Camu-Camu é quase que uma obrigação, pelas inúmeras doenças que pode prevenir pelo teor de vitamina C, ao oferecer tantas propriedades antivirais.

A árvore do Camu-Camu cresce em diversas áreas da Floresta Amazônica, passando pelo Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela.

O Camu-Camu pertence à família da jabuticaba e goiaba. Seu nome científico é Myrciaria dúbia, mas popularmente a chamam de azedinha, arca de igapó, araçá d’água, cacari e sarão.

quais os beneficios da fruta camu-camu

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu e Suas Propriedades

Além da vitamina C, o Camu-Camu possui vitaminas do Complexo B, Tiamina (B1), fibras solúveis e insolúveis, aminoácidos (proteínas), minerais como ferro, potássio, cálcio, selênio, sódio e o zinco.

Seu fruto arredondado, brilhante e vermelho escuro é meio azedo. Seu consumo se dá em forma de sorvetes, geleias, compotas, chás, sucos, em pós e até em licor. Se for in natura, as cápsulas são ideais.

A indústria cosmética está em pesquisa para saber quais os benefícios da fruta Camu-Camu que poderão ser aproveitados. Medicamentos, alimentos e bebidas avançam no mercado. A fruta (polpa) e as folhas auxiliam no tratamento de doenças que podem ser evitadas e prevenidas.

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu Para Aumentar Imunidade, Combater Infecções e Anemia

Estimula o sistema imunológico devido a seu alto teor de vitamina C, fazendo com que o corpo funcione bem. Essa fruta possui nutrientes necessários para manter seu organismo capaz de se defender de invasores indesejáveis.

Numa análise em quais os benefícios da fruta Camu-Camu para as infecções virais e bacterianas, a constatação é que ela é eficaz contra o herpes labial, herpes zoster, gripes, resfriados e até a pneumonia.

A anemia ferropiva é quando falta ferro. A Tiamina, o ferro e seu fixador, a vitamina C, ajudam na produção dos glóbulos vermelhos, evitando os sintomas desagradáveis da anemia: cefaléias, fadiga e sonolência fora de hora.

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu Para a Musculatura

A presença da vitamina C ajuda na recuperação muscular por ter a função antioxidante. A vitamina C ajuda na formação do colágeno que fortalece os tecidos, principalmente se surgirem lesões.

O ferro é responsável pelo aumento da força física e com a ação da vitamina C é responsável pela fixação do mesmo, mais minerais e aminoácidos, fazem aumentar a resistência física durante o treino e a recuperação do músculo pós treino.

A fruta Camu-Camu ajuda no aumento da produção dos esteróides dentre eles o hormônio testosterona, que dá o aumento da força muscular nos treinos.

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu para emagrecer e ter boa digestão

Inibe a fome compulsiva. Suas fibras produzem a saciedade no organismo. Regulariza o intestino evitando o inchaço abdominal.

A expressiva quantidade de vitamina C encontrada na fruta Camu-Camu produz um aminoácido (L-carnitina) que transforma gordura em energia. Quanto mais esse aminoácido circular na corrente sanguínea, mais queimará calorias.

Uma reeducação alimentar, pobre em carboidratos e atividades físicas trarão resultados em relação a perda de peso.

Melhora o processo digestivo por conta da serina que está contida no Camu-Camu, promovendo um melhor funcionamento da digestão.

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu para Prevenir o Câncer e Proteger o Fígado

O camu-camu previne o câncer pela presença dos antioxidantes contidos na fruta. Evita a proliferação dos radicais livres no organismo e previne a propagação das células cancerígenas.

O fígado é o principal órgão do corpo protegido com o consumo do Camu-Camu, pois no fígado se concentra a maior parte dos estresses e a fibrose ocasionada pelo acúmulo de carboidratos, que são transformados em gordura.

Os antioxidantes ajudam na eliminação dos radicais livres causadores do mal hepático.

Quais os Beneficios da Fruta Camu-Camu para o Sistema Cardiovascular e Para os Rins

Excelente para o funcionamento do coração e dos rins.

A presença da Tiamina, antioxidantes, minerais como potássio, selênio e o zinco, mais alguns aminoácidos, ajudam na manutenção das artérias e veias.

Evita problemas cardiovasculares. Previne a arteriosclerose (endurecimento das paredes arteriais) pelo excesso de consumo de gorduras.

Quais os Beneficios da Fruta Camu-Camu para o Equilíbrio Cognitivo e Combate à Depressão

O Camu-Camu é poderoso no combate à depressão, ao estresse e a ansiedade. Ajuda na produção de neurotransmissores com o auxilio da tiamina (vitamina B1). A neuroadrenalina e o cortisol, contidos no Camu-Camu são responsáveis por evitar esse quadro.

A tiamina atua no sistema nervoso e é responsável pela melhora do humor com a produção de serotonina.

Alem da depressão, do estresse e da ansiedade, evita a degeneração dos neurônios que podem facilitar o mal de Alzheimer e mal de Parkinson.

Quais os Beneficios da Fruta Camu-Camu para Saúde Ocular e no Combate às Doenças na Gengiva

Pela ação antioxidante mantém a saúde ocular, principalmente evitando a perda degenerativa da visão ocasionada pela catarata e o glaucoma.

Das gengivites ao escorbuto (sangramento das gengivas) que é ocasionado principalmente pela carência da vitamina C que pode ser evitada com o consumo da fruta Camu-Camu.

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu para ligamentos e tendões

Evita o aparecimento das artrites reumáticas, pelo bom funcionamento das articulações e a presença do colágeno.

O Camu-Camu fornece um suporte para a geração de colágeno pelos altos níveis de vitamina C que beneficia a formação de ligamentos e tendões.

Os flavonoides do Camu-Camu enfrentam melhor as primeiras rugas e evita a flacidez.

Consultar um médico é uma questão de bom senso.

Quais Os Benefícios da Fruta Camu-Camu (Video)

Gosto do artigo? Leia também!

Quais os Benefícios da Fruta Camu-Camu
5 (100%) 1 vote



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *