Gases Que Estufam O Abdômen


Descubra Os Alimentos Que Causam Gases Abdominais


Você sabe quais os alimentos que causam gases abdominais que estão presentes no seu prato. Os alimentos como o repolho e o feijão, possuem uma grande quantidade de fibra e carboidrato que fermentam durante a digestão. Essa fermentação causa um inchaço na barriga que provoca cólicas muito fortes, acompanhada de gases fedidos!

Entretanto, nem todas as pessoas passam pelos mesmos sintomas depois de comer esses alimentos. Outras reagem com outro tipo de comida, o que difere as pessoas, é a intolerância do intestino de cada uma. Contudo, alimentos como carnes e castanhas não passam pelo processo de fermentação e provocam também gases, mas em quantidade menor.

Quais os Alimentos que Causam Gases
Quais os Alimentos que Causam Gases? Repolho é um deles.

Conheça Quais os Alimentos que Causam Gases

Veja quais os alimentos que causam gases, para você controlar o que comer e evitar as cólicas causadas pela fermentação dos alimentos.

  • Leguminosas: ervilha, lentilha, grão-de-bico, feijão;
  • Vegetais verdes: repolho, brócolis, couve de Bruxelas, repolho;
  • Alimentos ricos em frutose: alcachofra, cebola, peras, trigo e refrigerantes;
  • Lactose, o açúcar natural do leite;
  • Alimentos ricos em amido: milho, macarrão e batatas;
  • Alimentos ricos em fibras solúveis: farelo de aveia e frutas;
  • Grãos integrais: arroz integral, farinha de aveia e farinha de trigo integral;
  • Sorbitol e xilitol, que são adoçantes naturais;
  • Ovos.

Ao seguir uma alimentação com os alimentos citados acima, você corre o risco de sofrer com fortes dores na barriga. Bebês também podem sofrer com gases por causa dos alimentos depois que param de serem amamentados. Retirar os alimentos causadores de gases, vai aliviar muito a cólica do pequeno.

Além dos alimentos que causam gases, existem as combinações que devem ser evitadas e não devem ser consumidas juntos. São eles:

  • Feijão + repolho;
  • Arroz integral + ovo + salada de brócolis;
  • Leite + fruta + adoçante à base de sorbitol ou xylitol;
  • Ovos + carne + batata doce.

Essas combinações não devem ser consumidas juntos, pois o tempo de fermentação vai ser maior que o normal no intestino, gerando mais gases. Vai ser um grande desconforto para as pessoas que sofrem de prisão de ventre, pois quanto menor a digestão, maior vai ser o processo de fermentação.

O Que Pode ser Feito Para Acabar com os Gases?

Não basta apenas saber quais os alimentos que causam gases, muitas pessoas tem o costume de comer tomando água, ou qualquer outro tipo de líquido. Esse ato pode ser evitado para diminuir a produção de gases durante a digestão. Você pode comer alimentos para ajudar a sua digestão, como iogurte, mamão, abacaxi. Acrescentando na sua sobremesa, regulariza o reloginho intestinal.

Pode apostar também nos chás de camomila, erva doce, chá verde, ajudam a reduzir a produção de gases, aliviando os inchaços abdominais.

Veja como Melhorar as Cólicas Causadas por Gases

Provavelmente, você já presenciou uma mãe esticando as pernas do bebê para aliviar a cólica, fazendo um movimento de baixo para cima com um pouco de pressão. É uma forma de fazer o bebê liberar os gases. No caso de adultos, vai precisar de ajuda para fazer os movimentos das perdas. Ou você pode aprender com o seguinte vídeo:

Se mesmo sabendo quais os alimentos que causam gases não aliviar as cólicas abdominais, você pode tentar esses movimentos.

Dicas Relevantes:

Parte dos alimentos que causam gases, carregam um valor considerável de nutrientes que fazem parte da nutrição do corpo. Não precisa eliminar de forma radical os alimentos da sua rotina alimentar. Você tem duas opções, ingerir menos os alimentos que provocam gases e substituir por outro alimento com o mesmo valor nutricional, porém não provoca a fermentação lenta no intestino causando gases.

A vida agitada costuma a impedir que possamos ter umas horas calmas na parada para a refeição. Por conta da correria, não mastigamos os alimentos como devia e a digestão acaba sendo mais lenta. Tente organizar o seu tempo para se alimentar. A sua alimentação é importante e precisa ter um cuidado especial. Agora que você já sabe quais os alimentos que causam gases, vai ficar tudo mais fácil.

Quais os Alimentos que Causam Gases (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Gases Que Estufam O Abdômen
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *