Potássio Benefícios e Malefícios


Um mineral que ajuda você a relaxar em dias mais turbulentos


O potássio é essencial ao organismo. Fundamental na dieta alimentar de qualquer pessoa. Sua função é o equilíbrio hídrico, age no relaxamento muscular e atua diretamente nas atividades motoras e neurológicas.

Considerado um nutriente que traz ajustes ao bom funcionamento dos músculos e das células nervosas é encontrado em legumes, verduras e frutas. Além de trazer benefícios à saúde, ajuda a prevenir doenças.

Potássio Benefícios e Malefícios

Potássio Beneficia em Que?

O sódio faz aumentar a pressão arterial e o potássio tem grande interferência nessa manutenção. Uma dieta rica em potássio sem exageros previne principalmente contra o acidente vascular cerebral (AVC).

Como tem uma função vasodilatadora, previne as doenças cardiovasculares, significa que cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções equilibradas.

É o condutor elétrico dos neurônios, que faz com que o sistema nervoso funcione normalmente. Está relacionado também à memória quanto ao aprendizado.

Regula os níveis de açúcar, evitando o pico de glicose no sangue, ajuda na absorção dos nutrientes.

Potássio além de ajudar na musculação auxilia na perda de peso?

É um aliado para o bom funcionamento muscular, na contração e relaxamento muscular, evitando fadiga, câimbra e dores. Além disso, o potássio pode colaborar para o aumento de massa muscular.

O potássio é importante para o controle da adrenalina e cortisol, que são os hormônios da ansiedade, combatendo o estresse. Principalmente na menopausa, o cálcio se alia ao potássio, fixando nos ossos, evitando a osteoporose, a sobrecarga renal e os cálculos renais.

Auxilia na perda de peso, porque o potássio não acelera o metabolismo de forma direta, mas ajuda a mantê-lo regulado, ajudando a quem quer se livrar das gorduras.

Excesso de Potássio Traz Malefícios

Importante ressaltar que a dose ideal de potássio muda de pessoa pra pessoa. Um nível muito alto ou muito baixo de potássio pode causar sérios problemas de saúde.

Provoca a hipercaliemia que é caracterizada pelo aumento do nível do potássio no sangue, onde prejudica principalmente os rins. O paciente pode ter insuficiência renal aguda ou crônica, além de outras complicações.

Isso tudo se dá devido a diabetes, medicamentos diuréticos e anti- inflamatórios, insuficiência renal, catabolismo aumentado, acidose do metabolismo, problemas no sistema endócrino.

O seu excesso no organismo poderá levar ao distúrbio cardíaco, confusão mental e a diminuição dos movimentos musculares.

E pode causar a hipocalemia que é o baixo índice de potássio no organismo que pode ter várias causas e pode dar sintomas de fadiga, espasmos musculares, constipação ou fraqueza.

A falta desse mineral pode causar câimbras, vômitos, distensão abdominal, dilatação do miocárdio, causa arritmia cardíaca, formigamento na pele, reflexo reduzido e depressão.

Dieta equilibrada é essencial para você se manter saudável.

Potássio Benefícios e Malefícios [VÍDEO]

Gostou do artigo? Leia também:

 

 

Potássio Benefícios e Malefícios
5 (100%) 1 vote



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *