Você Sabe Para Que Serve O Aipo?


Esse alimento é extremamente benéfico para sua saúde!


Muitas pessoas ainda não sabem para que serve o aipo, os seus benefícios e o quanto ele faz bem para a saúde. Outras pessoas conhecem o aipo como salsão, mas é o mesmo vegetal só conhecido de formas diferentes em cada região. O aipo é um vegetal que possui apenas 16 calorias. O verdinho ainda é dotado de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas. Ele pode ser usado em várias receitas e inclusivo em saladas.

O aipo tem de origem mediterrânea e era conhecido como afrodisíaco por Gregos e romanos. Muito conhecido como estimulante erótico de virilidade masculina. Os Gregos tinham tanta referência do aipo que as coroas do vencedores dos jogos ístmicos foram inicialmente feitas das folhas do aipo e só mais tarde começaram a fazer de pinheiro. Eles realmente sabiam para que serve o aipo, com certeza!

para que serve o aipo

Conheça a Origem do Nome do Aipo

O nome científico do aipo é Apium Graveolens L., o que significa “cheirar intensamente”. No Brasil é mais conhecido como salsão, devido a sua semelhança com a salsa. Mas ambas plantas pertencem à família das Apiáceas, que também incluem outras plantas hortícolas e aromáticas. Mas o bom e velho nome considerado em português, na verdade é aipo que vem da palavra Latim aipum.  Muitas pessoas já conhecem o salsão, mas acabam se perguntando para que serve o aipo já sabendo como usá-lo.

Propriedades Nutricionais do Aipo

Se você não sabe para que serve o aipo, ele possui várias propriedades nutricionais, ele é rico em vitamina A, C e complexo B, que seriam todos do 1 até o 9. E também possui os minerais que são o fósforo, potássio e o cálcio que é importantíssimo para a saúde. Além também de conter alicina que é uma propriedade funcional da família do alho e da cebolinha, que estimula o sistema imunológico e baixa colesterol.

Algumas pessoas também tomam o suco do aipo como medicamento, ele é usado para tratar as dores nas articulações, histeria, nervosismo , dor na cabeça e perda de peso, devido a desnutrição, a falta de apetite e cansaço. O aipo promove relaxamento, ajuda no tratamento contra bactérias no trato urinário, regulariza o sistema digestivo.

Benefícios Do Aipo Para Sua Saúde

Consumindo o aipo regularmente na sua alimentação, você irá obter os benefícios citados abaixo:

  • Melhora o nervosismo;
  • Dor de cabeça;
  • Estimula o apetite;
  • Combate a exaustão;
  • Ajuda na retenção de líquido;
  • Regulariza flora intestinal;
  • Regulariza o sono;
  • Gases;
  • Estimula a menstruação;
  • Maior proteção contra bactérias e doenças virais;
  • Mais imunidade;
  • Redução do risco de câncer do cólon;
  • Alívio de doenças cardiovasculares;
  • Alívio da hipertensão;
  • Proteção osteoporose.

Qual a Maneira Ideal de Escolher o Aipo?

Se você não conhece e não sabe para que serve o aipo, procure talos nítidos e sem sinais de descoloração. Certifique-se que as folhas estejam firmes e com boa aparência. Pecíolos elásticas, folhas amarelas ou marrons indicam que o aipo perdeu seu frescor.  Um aipo ruim não vai ter servir os benefícios necessários para o seu corpo que são encontrados nele.

O aipo ou salsão pode ser comprado em maço ou em talos soltos. Mesmo que você não saiba para que serve o aipo, para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas devem estar bem abertas e ser de um verde bem forte e brilhante, ser firmes e com os talos íntegros é fresco (nada de talos amarelados, moles e com flores). Além disso, quando o salsão está fresco, ele é pesado em relação a seu volume. Segure-o e sinta o peso: se estiver leve, é sinal de que está murcho. Se você sabe como comprar e como usar o salsão, vai saber para que serve o aipo.

Às vezes, o aipo pode ter uma condição chamada “Blackheart”, que é causada por insectos. Para verificar se há danos, separe os talos e olhe se existe coloraçãocastanha ou preta.

Qual Melhor Maneira de Armazenar o Aipo?

Se você não sabe para que serve ou aipo eu como armazená-lo é muito fácil. Para armazenar o aipo, coloque em um recipiente fechado ou envolva em um saco plástico ou pano úmido e guarde na geladeira. Se estiver a armazenar aipo cortados ou descascados, garanta que estão secos e livre de resíduos de água. O Congelamento fará com que o aipo murche e deve ser evitado.

Para os amantes de ervas frescas no inverno, o aipo é possível congelar. Após a primeira fase de lavagem, colocar no frigorífico. Você receberá o gelo de aipo, um cubo, a qual é muito fácil e conveniente de adicionar a sopas. Se mesmo no inverno você quer decorar os pratos principais, então, um feixe coloque em um recipiente de plástico, feche bem a tampa e envie para o congelador. É importante lembrar que para congelamento deve ser só com ervas frescas. Além disso, o aipo, cortado até os poros da floração, o tempo mantém o seu perfume e congelado.

Qual É O Sabor do Aipo?

Agora que você já sabe para que serve o aipo vamos saber um pouco sobre o seu sabor. O aipo tem um sabor picante e ligeiramente ácido, lembrando um pouco o sabor de da cebola. Cozido o aipo possui uma textura um pouco crocante. As sementes possuem um aroma e sabor muito mais pronunciados do que a planta mãe. O aipo é penetrante, com notas de noz moscada, citrinos e salsa deixando na boca um travo amargo e picante que perdura. Desta planta, utilizam-se folhas, caules, raízes e frutos (sementes).

Afinal, Para Que Serve O Aipo?

O aipo é ótimo para tratamento de dor, e também um excelente nutriente para a sua dieta, pois contém baixa calorias e é muito rico em fibras.

Como Preparar O Aipo?

O aipo deveria ser uma planta que não faltasse na cozinha das pessoas que buscam viver de uma forma mais saudável. Mas essa falta acaba acontecendo por muitas pessoas não saberem para que serve o aipo. Isso é um desperdício, quando todas as suas partes podem ser consumidas e reaproveitadas, podendo ser consumido de forma cru ou cozida: folhas, raiz e caule. Mas se for consumido cru, deve ser bem mastigado para não haver uma má digestão. Se for usado cozido, pode ser adicionado em sopas, omeletes, guisados, arroz e principalmente como artigo de decoração. Dessa forma, ele vai favorecer um aroma maravilhoso para a sua comida. Existem também a possibilidade de aromatizar licores e chás com as folhas do aipo.

Algumas pessoas tem o costume de ralar o aipo para usá-lo como sal, muito apreciado em temperos e sumos de tomate e indicados em dietas isentas do tradicional sal marinho.  Seco ou fresco, o aipo além de servir para aromatizar e enfeitar ele ajuda a estimular o apetite e no processo digestivo. O aipo realmente deve fazer parte de uma alimentação variada. Agora você não tem mais desculpas e questionamentos do tipo “para que serve o aipo”.

Maneiras de Consumo do Aipo

Infusão

Ingredientes

  • 1 colher de (sopa) de raízes ou folhas verdes
  • 1L de água

Obs: Você pode tomar o chá 3 vezes ao dia.

Infusão ou Decoração

Ingredientes

  • 30 gramas de folhas verdes
  • 1l de agua

Obs: Você pode tomar o chá 3 vezes ao dia. Essa mistura é muito bom para quem sofre de disenteria, colites e anemia.

Ingredientes:

25 gramas de raiz ou sementes.

  • Você pode tomar o chá 3 vezes ao dia. Em casos de bronquites, asmas, pode ser consumido diariamente até que passe as queixas.

Suco das Folhas

Tomar 3 a 4 vezes ao dia. Recomendado para nefrite, hepatite, afecções febris.

Pó das Raízes Secas e Moídas

Polvilhar 2 vezes ao dia para a cicatrização de úlceras.

Cataplasmas de Folha do Aipo

Aplicar 2 vezes ao dia sobre o ferimento ou contusões.

Receitas Deliciosas Com Aipo

Muitas pessoas encontram o legume nas feiras e querem saber para que serve o aipo. Além de ser um leguminoso muito rico para a nossa saúde, você pode usar o aipo para criar muitas receitas gostosas e saudáveis.

Aqui vai algumas sugestões de consumir o aipo em receitas light e deliciosas.

Saladas de Aipo Light Agridoce

 Ingredientes:

  • 4 ramos de aipo;
  • 1 tangerina picada;
  • 10 uvas sem sementes;
  • ½ limão;
  • 1 punhado de azeitonas pretas;
  • 1 colher de sopa de uva-passa;
  • sal a gosto;
  • 1 fio de azeite de oliva;
  • pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Comece por lavar os ramos de aipo, corte em pedaços e coloque na saladeira. Corte também as uvas ao meio e adicione na saladeira, junto com as uvas-passa. Descasque a tangerina e adicione os gomos cortados. Adicione as azeitonas, tempere a salada com sal e pimenta, regue com um pouco de azeite e adicione o suco de meio limão. Sirva em seguida.

Saladas de Aipo Light com Frango

         Ingredientes:

  • 4 talos de aipo;
  • 1/2 peito de frango;
  • 2 colheres de maionese;
  • 2 colheres de creme de leite light;
  • sal a gosto;
  • pimenta-do-reino a gosto.

         Modo de preparo:

Cozinhe o peito de frango em água temperada com sal até ficar cozido e macio. Escorra e desfie. Corte o aipo em fatias finas. Misture com o frango e incorpore o creme de leite, maionese, sal e pimenta a gosto. Se quiser adicione um pouco de limão. Leve para gelar e sirva.

 

Para Que Serve o Aipo? (Video)

Gostou do video? Veja também!

Para que serve o aipo

Você Sabe Para Que Serve O Aipo?
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *