Óleo de Canola: Conheça Toda A Verdade Sobre!


Ele é conhecido como o óleo mais saudável do mundo. Será?


O óleo de canola ganhou fama mundial como a opção mais saudável de óleo de cozinha para ser utilizado, mas esse mito está começando a cair depois de décadas levado como uma verdade absoluta. E, nossa missão é dizer a verdade para você.

Por muitos anos a indústria alimentícia colocou o óleo da canola como o melhor amigo da sua saúde e gordura animal como as banhas e manteigas como verdadeiras vilãs, afirmando que as mesmas eram causadoras de doenças cardiovasculares. Foi vendido também uma imagem de que gorduras são ruins para o corpo, porém, esse macronutriente é completamente essencial para sobrevivência humana, o perigo mora no excesso e no refinamento.

Conforme os anos foram passando, eles descobriram que nada que serem ultra processado faz bem ao nosso corpo, então, pode o óleo de canola fazer bem?

oleo de canola

Afinal, O Que É Óleo de Canola?

A história do óleo começa com a planta colza. Dessa planta era possível extrair um óleo, mas esse azeite contia substâncias extremamente prejudiciais como o ácido erúcico.

A produção do óleo de colza era baixa e vantajosa, então decidiram torná-lo próprio para o consumo humano e por isso alguns cientistas modificaram de forma genética as sementes da planta para que elas não produzisse essas substâncias toxicas, que configurava um cheiro e sabor insuportáveis. Assim nasceu o óleo de canola.

Mas POR QUÊ canola?

O nome canola surgiu da junção de CANadian Oil Low Acid, que traduzido para o português fica: Óleo canadense com baixo ácido. Infelizmente o nome não faz NENHUMA referência a planta e é bem sugestivo.

A Nutrição Que O Óleo de Canola Pode Te Propor

Bem, vamos começar por quanto de calorias tem em apenas 100 ml existem 885 kcal e nelas não há absolutamente nada de nutritivo, são as famosas calorias vazias. O óleo de canola nada mais é do que apenas gordura. A menor parte da canola é de gorduras saturadas, representando apenas 6%.

As gorduras saturadas são as melhores para o seu corpo, porém, a baixa  quantidade se torna nula no corpo com a alta quantidade de polinsaturadas e monoinsaturadas.

O ômega 3 e 6 também estão presentes no óleo, porém, em quantidades muito elevadas e o corpo humano precisa de uma quantidade específica diária. Nesse caso, o excesso de ômega é convertido em gordura e estocado nos seus adipócitos.

Cuidado Para Não Trocar Coelho Por Lebre

Não existe um óleo de cozinha bom, existe o menos pior para consumo e talvez o óleo de canola ocupe esse lugar com relação aos outros, mas, continue em mente que ele ainda é prejudicial a saúde e o melhor ainda é optar por alimentos mais naturais como a manteiga e a banha de porco, que carregam nutrientes e tem um valor calórico inferior.

Apesar do azeite e óleo de coco serem bem próximos do natural, o ponto de fumaça dele é menor que a banha e a manteiga.

O ponto de fumaça é a relação da temperatura e tempo que um óleo ou gordura levam para soltarem substâncias tóxicas e altamente cancerígenas.

Oleo de Canola é Saudável? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Oleo de Canola

Óleo de Canola: Conheça Toda A Verdade Sobre!
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *