Hormonio da Felicidade nos Alimentos: Você Conhece Quais São?


Você pode ser feliz comendo, sabia?


Você alguma vez na vida já ouviu falar que existem hormonio da felicidade nos alimentos? Pera, você não esta entendendo bem o que eu estou dizendo? Mas e se eu te explicar que se você comer determinados tipos de comida, você tem mais chances de se sentir bem e feliz? Já comeu um chocolate e ficou alegrinha da silva? Tá ai os benditos agindo.

Que comer é uma maravilha, todos nós sabemos, quem não gosto de reunir a família ou os amigos e desfrutar daquela refeição sensacional? Comer sem sombra de duvidar causa muito prazeroso, mas, pode se tornar ainda mais com alguns alimentos específicos? Esses, fazem bem ao seu cérebro e te deixam com a felicidade aflorada.

hormonio da felicidade nos alimentos

Por que Alguns Alimentos Te deixam Mais Felizes Que Outros?

Bom, para começar a contar essa historia, tenho que te explicar um pouquinho mais sobre como seu cérebro funciona. então, sem mais delongas, vamos lá! Nele, existem estruturas que você deve conhecer chamadas de neurônios, que levam informações do corpo para o cérebro.

Para essa comunicação ser possível, existem os neurotransmissores, responsáveis por captar toda informação do corpo, passar pelo neurônio e depositar la no seu cérebro. Eles também levam a informação de volta para a área que precisa de um estimulo, como é o caso de quando queimamos a mão. Mas, esse texto não é sobre queimaduras, mas sim sobre felicidade, então vamos continuar!

Para que a gente se sinta bem, existe o quarteto da felicidade e eles são:

Cada uma dessas tem uma função especial no seu sistema nervoso, mas, todas elas com um jeitinho especial de te deixar de bem com a vida. Que tal a gente juntinho descobrir sobre cada um deles!

O Que o Quarteto da Felicidade Vai Fazer por Você!

Dopamina: A dopamina é um dos neurotransmissores que você deve mais atenção e sutileza, pois ela faz muito por você. Essa é responsável por uma forte sensação de prazer, seja na hora em que você come um prato delicioso da sua comida preferida ou em uma relação sexual. Todo prazer que você estiver sentindo, agradeça a dopamina.

Ela também acaba sendo responsáveis por algumas funções do seu corpo de movimentação, como é o caso da contração muscular e impulso que seu corpo exerce para frente.

Serotonina: Esse talvez você já conheça, até por que é um dos mais conhecidos e falados por ai. A serotonina é um dos poucos neurotransmissores que estão presentes no seu sistema digestório e no seu sangue. Ela se forma graças a um aminoácido chamado triptofano, encontrada quase que exclusivamente através da alimentação.

A serotonina é responsável por regular o sono, bom humor, apetite, ritmo cardíaco dentre outros. Quando suas funções estão ok, agradeça a ela. A ausência dessa substancia pode causar insonia, irritabilidade, ansiedade e depressão.

É muito comum pessoas com transtornos de ansiedade e principalmente depressão terem uma baixa severa de serotonina.

Endorfina: A endorfina é a mais popular desse quarteto e não é pra menos, suas capacidades te trazem muitas coisas boas. Ela é liberada pouco tempo depois de você praticar uma atividade física por exemplo como uma corrida ou uma bela natação. Responsável pela sensação de bom humor e bem estar, os adeptos de uma vida saudável não conseguem dispensar as doses que recebem como recompensa depois de um período se dedicando muito.

Por isso é raríssimo você conhecer alguém que tenha bons hábitos de movimento ter preguiça ou indisposição para suas atividades, afinal, o prazer que vem logo em seguida é gigantesco.

Ocitocina: Talvez essa seja uma das menos conhecida, mas, não é a menos importante nem de longe e sabe por que? A ocitocina tem funções que você nem imagina e ajudam muito você, principalmente a mulherada.

A ocitocina facilita o parto da mulher. Quando ela entra em trabalho de parto, é liberado esse hormônio que vai ajudar na contração do útero de forma rítmica, mais conhecida como as contrações.

Ela também facilita a amamentação do bebe, já que a sucção estimula a produção de hormônios e esses aumentam a produção de leite materno.

Essa bonita ainda ajuda o contato com seu parceiro sexual. É capaz de aumentar a libido e estimular a lubrificação vaginal. Ou seja, quanto mais ocitocina, mais desejo sexual!

Hormonio da Felicidade nos Alimentos: Quais Alimentos Te Deixam Tristes?

Existem uma vasta categorias de alimentos que não vão beneficiar em nada a sua alimentação e o pior, ainda vão te deixar mais tristes e propenso a desenvolver depressão ou alguma especie de transtorno de ansiedade.

A OMS estima que até 2020, a depressão seja a doença mais incapacitante do mundo, atingindo cerda de 350 milhões de pessoas pelo mundo todo. O Brasil é o país com maiores casos na America Latina e isso indica muito sobre como nós tratamos esse assunto e como a alimentação ainda é ruim.

Se alimentar de forma certa ou errada pode dizer muito sobre seus sentimentos e seu emocional, até mais do que você possa imaginar e se esta procurando a felicidade, é hora de escolher novos alimentos para consumir. Corte de vez essas comidas que notará uma grande diferença nos seu humor e nos seus dias. Se você procura hormonio da felicidade nos alimentos, fique longe desses!

Cafeína

Você nem imaginaria que o seu cafezinho diário poderia fazer mal, não é, mas na realidade não faz se você tomar uma ou duas xícaras por dia, mas, ultrapassando essa quantidade os problemas começam aparecer, isso se deve por causa do excesso de cafeína presente na composição.

Essa pode causar alterações de humor e no sono, te deixando mais irritado e propenso ao estresse excessivo.

Fast-Foods

Não é novidade que esse tipo de comida não faz bem nenhum porque os alimentos dali são ricos em gorduras trans, saturadas, sódio e açúcar. Quando comemos essas besteiras, temos uma forte sensação de recompensa, mas, ela é extremamente momentânea e quando acaba, pode te deixar irritado. Além do mais, o carboidrato ali e o açúcar darão um pico glicêmico no seu sangue, o que fará com que você tenha sonolência e indisposição.

Açucares e Adoçantes

Por falar no açúcar, ele ainda traz o seu primo feio chamado adoçante, principalmente os usados em refrigerantes que se dizem ser zero. Ele são revertidos quase que automaticamente em gordura no seu corpo, o que mais uma vez vai causar indisposição e procrastinação.

Toda Comida Industrializada

Essas são os piores venenos que você pode provar. Quase todas não contem nenhum tipo de vitamina ou minerais  e a ausência desses dois pode causar uma severa destruição. A falta de algumas vitaminas está ligada a falta de animo e empática, o que são gatilhos gigantes para que a depressão faça morada.

 

Agora você já sabe as ruins, então, onde está o hormonio da felicidade nos alimentos?

Hormonio da Felicidade nos Alimentos

Chocolate

Eu aposto que em algum momento você associou a imagem de uma mulher na TPM devorando um delicioso chocolate e não é para menos, o cacau tem uma substancia chamada teobromina e essa trabalha no a área do nosso cérebro responsável por recompensa e felicidade.

Banana

Lembra que essa é outra que está no grupo das mais populares para te deixar alegre. Ela tem triptofano, um carreador de serotonina. Ou seja, quando você come banana, seu organismo recebe e percebe o neurotransmissor mais rapidamente. Resultando numa felicidade mais rápida

Frutos do Mar

Alguns tipos peixes, camarões e lulas são ricas em omega 3. Ela age nas estruturas cerebrais ajudando na formação e quando temos melhores condições, temos mais receptores de serotonina, o que facilita sua captação.

Laranja

Por conter vitamina C , a laranja acaba sendo eficiente na melhora do humor, no relaxamento muscular e no combate ao estresse. Se você consumir ao menos uma por dia, notará uma grande mudança de humor. A vitamina C também é antioxidante, o que deixa sua pele e cabelos mais bonitos. Quando você está mais bonita.

Soja

A soja, independente da sua forma é um alimento importante para combater o estresse, além de ter propriedades calmantes. Isso acontece porque ela possui em sua composição, colina e lecitina, dois nutrientes que ajudam a equilibrar o humor.

Então, se você procura hormonio da felicidade nos alimentos acabou de achar!

 

Hormonio da Felicidade nos Alimentos (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também:

Hormonio da Felicidade nos Alimentos: Você Conhece Quais São?
5 (100%) 1 vote




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *