Goiaba Faz Mal Para Gastrite? A Resposta Pode Te Surpreender


A fruta pode ser determinante para saúde do seu estômago.


Goiaba Faz Mal Para Gastrite? Esse nome te assusta, né? GASTRITE. Só quem sofre ou já sofreu desse mal sabe o quanto aquela dor no alto da barriga pode incomodar e te fazer sofrer. Ela pode ser desencadeada por uma alimentação com baixos índice de nutrientes, uso de alguns medicamentos, álcool e ter origem emocional, como é o caso da gastrite nervosa.

O Que É Gastrite?

A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste a parede interna do estômago. Essa mucosa impede que o ácido clorídrico do estômago corroa o mesmo.

Ela pode causar azia, dores como apertões, queimação e pontadas, podendo irradiar para o lado esquerdo das costas. Náuseas, vômitos e em alguns casos, diarreia também são comuns.

Como Combater a Gastrite?

Você precisar procurar um médico para que ele possa fazer uma endoscopia e aí sim definir o melhor tratamento. A terapêutica  geralmente consiste em medicamentos e reeducação alimentar. A nova alimentação é fundamental para que ocorra a melhora.

Você Deve Evitar Para Não ter Gastrite:

  • Ficar sem comer muitas horas: O ácido do seu estômago é feito para corrosão de alimentos: Se você não come durante muito tempo, esse ácido aumenta e continua ferindo e inflamando a mucosa.
  • Comer alimentos pesados e não mastigar bem: Eles demandam um esforço muito grande do seu estômago para serem quebrados e digeridos e novamente pode irritar a mucosa inflamada.
  • Álcool: O álcool é uma substância nociva ao corpo por conter muitas toxinas e causar irritação ao estômago já doente.
  • Café e refrigerantes: Esses dois contêm cafeína e ela pode estimular o estômago a secretar mais ácido clorídrico, piorando a situação.
  • Alimentos gordurosos e alimentos ácidos: Novamente, eles estimulam a produção excessiva do suco gástrico.

Mas Afinal, A Goiaba Faz Mal Para A Gastrite?

Goiaba Faz Mal Para Gastrite

Não! Muito pelo contrário, a goiaba é um dos alimentos mais indicados para quem tem gastrite. Ela é rica em água, tem poucas gorduras, bastante fibras, vitamina A, C, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.

Por conter bastante fibras, ajuda seu intestino trabalhar reguladinho e te manter satisfeito por mais tempo, auxiliando a você não precisar comer com tanta frequência. Se manter hidratado também é muito importante no combate da gastrite.

Se você hidrata seu organismo, ele consegue trabalhar mais e servirá como auxílio ao seu seu estômago para eliminar bactérias que possam surgir e como a goiaba tem bastante água, vai ser um bônus.

Sua digestão é facilitada por essa grande quantidade de água, exigindo menos esforço do seu estômago.

Além do mais, sua quantidade de vitamina C é muito superior à da laranja e do limão. Ou seja, ainda vai estar dando um crédito ao seu sistema imunológico e a sua pele.

Outros Benefícios da Goiaba

Por ser rica em vitamina A, ela auxilia na saúde dos olhos, prevenindo contra catarata e auxiliando na melhora significativa de distúrbios de visão como miopia e astigmatismo.

Ela é rica em antioxidantes como licopeno e caroteno, que tem poder de combater os radicais livres e evitar uma série de tipos de câncer.

Goiaba Faz Mal Para Gastrite? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Goiaba Faz Mal Para Gastrite?

Goiaba Faz Mal Para Gastrite? A Resposta Pode Te Surpreender
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *