Como Fazer Palmito Fresco Refogado?



Você sabe como fazer palmito fresco refogado? O Palmito é um alimento que por si só, faz super bem, ele é rico em várias vitaminas e nutrientes importantes como alguns minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

 

Além de ser um alimento super saudável e gostoso, você pode preparar um refogado de palmito maravilhoso que fica pronto em alguns minutos. O palmito é muito bom para nossa saúde, um importante aliado, pois fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de ser uma fonte de fibras.

 

As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do Palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais. O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos.

como fazer palmito fresco refogado

Como É Feita A Coleta Do Palmito

A coleta do palmiteiro deve ser feita no solo, quando os frutos apresentam o pericarpo preto, roxo e rosado. Frutos maiores apresentam maior porcentual de germinação quando comparados aos frutos menores, apresentando ainda maior vigor. A extração das sementes é feita pela imersão dos frutos em água por doze a 24 horas e maceração sobre peneiras para retirar a polpa (caroços). As sementes devem ser postas em peneiras e secas em ambiente ventilado.

Benefícios De Consumir O Palmito

  • Emagrecimento saudável;
  • Fortalecimento do sistema Imunológico;
  • Faz bem para o coração;
  • Intestino regulado;
  • Auxílio no desenvolvimento do músculo;
  • Sono regulado.

O palmito é obtido a partir do interior da palmeira, e o formato cilíndrico é tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do prato, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.

Cada 100 gramas de palmito cru contém 28 calorias. Um palmito em conserva (39 g) contém 11 calorias. Se você está preparando uma salada com palmito, note que o palmito engorda somente se forem adicionados muitos molhos de salada, que contêm óleos ricos em calorias. Uma salada de palmito coberta com molho se torna um prato altamente calórico. Além de ter poucas calorias e ser livre de gordura, ele tem 2 gramas de proteína por 100 gramas.

Como O Palmito Pode Ajudar No Emagrecimento

As fibras presentes no palmito promove uma grande sensação de saciedade, ajuda no processo digestivo e regulariza o colesterol. Isso, junto com seu baixo valor calórico, faz dele especialmente recomendado para pessoas obesas e que sofrem de prisão de ventre.

É quase impossível alguém engordar por comer palmito, o que vale é o número de calorias no final do dia, então basta não exagerar nos outros alimentos que eu garanto que você não vai engordar comendo palmito.

Tabela Nutricional

NutrientesQuantidade em 100 g
Energia23 calorias
Proteína1,8 g
Lipídios0,4 g
Carboidratos4,3 g
Fibras3,2 g
Cálcio58 mg
Magnésio34 mg
Sódio 622 mcg
Vitamina C11 mg

 

Como Fazer Palmito Fresco Refogado

Você quer a receita de como fazer palmito fresco refogado? Esse refogado pode ser usado para fazer um recheio de uma torta salgada, pastel recheado, empadão, empadinha, escondidinho, quiche ou como acompanhamento de um arroz branco. A receita é muito fácil e você pode preparar para receber os seus amigo em casa com um delicioso palmito refogado.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 2 tomates maduros sem semente picados em cubinhos;
  • 1 colher de sopa de orégano desidratado;
  • 2 vidros de palmito de 300g drenado e picado (600g de palmito sem água);
  • 100g de azeitonas verdes picadas (já comprei picadas);
  • 1 lata de milho verde;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de farinha de trigo;
  • sal e pimenta a gosto (usei apenas pimenta do reino).

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande, com fogo baixo, adicione o azeite, a cebola e o alho.
  2. Refogue em fogo baixo até começarem a dourar.
  3. Quando começarem a dourar, coloque o tomate e o orégano e refogue por 2 minutos.
  4. Depois de refogar o tomate, adicione o palmito, 1/2 xícara de água e refogue, mexendo por cerca de 8 minutos em fogo baixo.
  5. Depois de refogar o palmito, acrescente o milho e as azeitonas.
  6. Dissolva a farinha de trigo em 1/2 xícara de água e adicione ao refogado. Depois de refogar o palmito, acrescente o milho e as azeitonas.
  7. Dissolva a farinha de trigo em 1/2 xícara de água e adicione ao refogado.
  8. Ainda em fogo baixo, mexa por cerca de 3 minutos. Você vai perceber que o refogado vai ficar bem cremoso. Agora prove o sal, a pimenta, acerte os temperos se necessário, desligue o fogo e use seu refogado como preferir!

Se você quiser deixar o seu refogado ainda mais cremoso e gostoso, você pode adicionar 100g de queijo cremoso, catupiry ou creme de ricota.

Como Fazer Palmito Fresco Refogado(Video)

Gostou do artigo? Leia também!

Como Fazer Palmito Fresco Refogado

Como Fazer Palmito Fresco Refogado?
5 (100%) 2 votes



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *