Você Sabia Que Pode Comer E Aproveitar Ótimos Benefícios Da Raiz De Lótus?


Veja Quais São Os Benefícios Da Raiz De Lótus!


 

Você sabia podia comer e aproveitar os benefícios da raiz de lótus? Poucas pessoas sabem e perdem ricas propriedades para a saúde.

benefícios da raiz de lótus
benefícios da raiz de lótus

Como já diz o nome, a Raiz de Lótus é a raiz da Flor de Lótus. Uma planta aquática da família “Nelumbonaceae”. A flor de Lótus sempre foi um sinal de inocência sexual, pureza e a beleza divina.

É um elemento importante em várias culturas e religiões. No entanto, o que importa é a sua enorme raiz que fica no fundo dos lagos, córregos e rios, mantendo a flor flutuando e esbanjando beleza. Os benefícios da Raiz de Lótus podem ser surpreendentes.

Raiz de Lótus

A Raiz de Lótus é uma planta que pode crescer até 4 pés. São usadas lavadas, cortadas e preparadas. Pode ser facilmente encontradas em cozinhas asiáticas dentro de sopas ou assadas e fritas. Porém, existe uma forma mais saudável de preparar e consumir em forma de um pó medicinal.

Em alguns países são consumidas como lanches e pratos com camarão. Sem contar da deliciosa conserva que pode ser preparada para comer como cobertura de saladas.

A sua textura é igual a de uma batata e possui um aroma de coco antes de ser preparada.

Além disso tudo, os benefícios da Raiz de Lótus para a saúde são recompensados com vitaminas, minerais e fitonutrientes, como:

  • Potássio;
  • Fosfato;
  • Cobre;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Tiamina;
  • Ácido Pantotênica;
  • Zinco;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina C.

É também uma grande fonte de fibra dietética e proteína. Confira todos os benefícios da raiz de lótus para a sua saúde.

Benefícios da Raiz de Lótus

Benefícios da Raiz de Lótus

Pode parecer improvável que uma flor tão bonita possa oferecer recursos tão importantes para a nossa saúde.

Quem achou que era apenas uma flor sensível que servia para enfeitar as águas, está muito enganados, os benefícios da raiz de lótus são muito ESPECIAIS. Confira!

Melhora a Circulação Sanguínea:

Estimula a circulação sanguínea para melhorar a oxigenação dos órgãos e prevenindo doenças como a anemia no sangue.

Clarear os Dentes:

Um dos benefícios da raiz de lótus é o efeito antibactericida que ajuda a combater microorganismos que acabam com os dentes, como a cárie. Escovar os dentes com a raiz da planta vai clarear os dentes amarelados.

Melhora o Humor:

A raiz de lótus é repleta da vitamina B6 com o complexo piridoxina que influenciam diretamente nos receptores neuronais do cérebro que influenciam o estado mental e o humor. Além de melhorar as dores de cabeça e o estresse.

Regula a Digestão:

As fibras encontradas na raiz de lótus controla a digestão e reduz os sintomas de prisão de ventre.

Previne o Envelhecimento:

Um dos maiores benefícios da raiz de lótus é a vitamina C, uma forte proteína que ajuda a repor o colágeno da pele e retarda o envelhecimento precoce.

Saúde do Coração:

A raiz de lótus controla a homocisteína no sangue que é o principal causador de ataques cardíacos.

Perda de Peso:

Quem quer eliminar os quilinhos, a raiz de lótus é um forte componente que vai ajudar nesse processo. Cheio de fibras que ajudam a manter o corpo saciado e o intestino funcionando normalmente.

Receita Oriental com Raiz de Lótus

Benefícios da Raiz de Lótus

Na cozinha oriental a raiz de lótus é muito usada devido ao seus benefícios. Por isso, trouxemos essa receita MARAVILHOSA para você experimentar aí na sua casa e se beneficiar também.

Na hora de escolher, é bom que ela esteja o mais clarinha possível (marrom claro) e com as pontas fechadas por seus nós, de forma a proteger o seu conteúdo. A receita é tipo uma saladinha sem os vegetais do Brasil, mas é uma delícia.

Ingredientes:

  • 1 raiz de lótus;
  • 1 colher de sopa de alga hijiki (opcional);
  • 1 pimenta dedo-de-moça (opcional);
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim;
  • Óleo de girassol (apenas o suficiente para refogar);
  • Shoyu a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Hidratar a alga hijiki em água filtrada por 10 minutos;
  2. Lavar bem a raiz com a ajuda de uma escovinha para tirar as sujeiras mais impregnadas. Há quem prefira descascar, eu não o faço;
  3. Cortar em rodelas finas. Quanto mais fina, mais rápida cozinha. Se for usar pimenta, picá-la em cubinhos pequenos;
  4. Escorrer a alga hijiki. A água pode ser usada para cozinhar a lótus, mas deve ser decantada para que as impurezas fiquem no fundo, descartando esta parte;
  5. Eu uma panela aquecida, refogar a lótus e a alga hidratada em um pouco de óleo de girassol por uns 5 minutos, mexendo vez ou outra, tomando cuidado para não quebrar as rodelas;
  6. Assim que a lótus começar a ficar um pouco opaca/transparente, colocar água até quase cobrir e deixar cozinhar em fogo médio;
  7. Quando a água chegar na metade, colocar um pouco de shoyu (aprox. 1 colher de sopa, depende do shoyu);
  8. Deixar cozinhar mais com o shoyu, baixando a intensidade da chama do fogão;
  9. Depois de secar mais um pouco, provar e vê se tá bom de sal e cozido. Se precisar, adicionar mais shoyu. Quando estiver macia, está pronta;
  10. Só comer como acompanhamento de um bom arroz integral ou com o gohan, arroz japonês.

Bom Apetite!

Benefícios da Raiz de Lótus (Vídeo)

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