Benefícios da Espelta


‘Fica espelta’ que é bem melhor!


Popular na Europa este cereal tem sua origem nos tempos idos da Mesopotâmia. Os benefícios da espelta se consagraram como fonte rica de fibra dietética e boa concentração de proteína.

Benefícios da Espelta
Benefícios da Espelta

É uma alternativa saudável para substituir o uso do trigo na alimentação. Opção para pessoas com sensibilidade ao trigo mais comum e, que, muitas vezes provoca danos à saúde.

Espelta é conhecida como trigo vermelho, trigo descascado ou trigo integral. Pertence à família das Gramíneas (plantas tipo gramas, capins ou relvas).

E na família Poaceae estão gramíneas de grande importância para a humanidade como arroz, trigo, aveia, milho, etc.

Espelta adocicada interessa da gastronomia à saúde

Pode ser consumida como broto, grão e farinha. Dia após dia avança na culinária, já que possui valor nutricional expressivo, se comparado ao trigo tradicional.

Possui propriedades benéficas para o organismo. Rica em fibras, vitaminas do complexo B (riboflavina, tiamina e niacina), minerais como magnésio, cobre, zinco, manganês, fósforo e ferro, bem como pequenas quantidades de cálcio, selênio e vitamina E.

Os benefícios da espelta são múltiplos: atuam no sistema imunológico, na digestão, no humor, nas enxaquecas e evitam as indesejáveis pedras na vesícula.

Mais nutrientes que o trigo comum, tem um índice baixo de glúten e produz um efeito de limpeza sobre todo o organismo.

Benefícios da espelta regulam hormônios e menopausa

A espelta é um grão que ‘pensa’ na mulher todas as horas…

Os níveis de enterolactona (composto químico formado pela ação de bactérias intestinais) foram avaliados em mais de mil mulheres pós menopausa.

Aquelas que consumiram espelta mostraram níveis mais elevados desta lignana no sangue. Isso colaborou para uma menopausa mais equilibrada.

A niacina é uma vitamina essencial na nutrição do sistema endócrino. Ajuda no equilíbrio das glândulas suprarrenais do corpo e na produção dos hormônios sexuais.

A tiaamina possui a capacidade de fortalecer o sistema inumológico protegendo o corpo. Alivia o estresse, a ansiedade e evita o desgaste emocional, principalmente nos momentos da TPM das mulheres.

Prevenção para o câncer de mama e doenças do coração

Os fitonutrientes presentes nas fibras, principalmente as lignanas vegetais são eficazes na proteção contra os cânceres de mama e outros. As lignanas são fitoquímicos fabricados em nosso organismo e em alguns alimentos como a espelta.

Os benefícios da espelta atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois o magnésio e a niacina são responsáveis pela manutenção das veias, artérias e a circulação de todo o corpo.

As altas taxas de fibras presentes na composição da farinha do grão são fundamentais para o organismo, já que a ingestão de fibras faz acelerar o metabolismo.

Espelta previne doenças degenerativas e melhora a circulação do corpo

Auxilia na prevenção de doenças degenerativas como aterosclerose e Mal de Alzheimer, porque a niacina ajuda no controle ou evita o aparecimento dessas ou outras doenças similares.

A combinação dos altos níveis de ferro e cobre são essenciais na formação dos glóbulos vermelhos que faz aumentar o fluxo sanguíneo, assim como ajuda na cicatrização de vários órgãos.

O alto teor de ferro da farinha de espelta ajuda também a combater a anemia.

Espelta previne a formação de cálculos biliares, asma e reduz os níveis de insulina

Benefícios da Espelta
Benefícios da Espelta

As fibras contidas na espelta e sua capacidade de absorção de fluídos ajudam a limpar a vesícula biliar dos depósitos prejudiciais, já que esta é a sua função. Se houver acúmulo, poderá levar a formação de cálculos biliares com dores locais.

O aumento de grãos de espelta pode reduzir o risco de asma, principalmente nas crianças.

A espelta contém uma dose considerável de carboidratos que podem ser convertidos em açúcares e trazer alguns efeitos perigosos para os diabéticos.

O alto teor de fibras na composição da espelta evita a hiperglicemia, isto porque regula a liberação e a degradação dos açúcares simples em glicose, bem como a sua rápida absorção.

Entre os benefícios da espelta está o controle dos riscos de desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Digestão agradável e colesterol sob controle: Espelta neles!

As fibras presentes nos grãos da espelta ajudam a proporcionar uma digestão saudável e aceleram o metabolismo humano.

Essa fibra dietética auxilia no transporte de alimentos do trato digestivo acelerando a absorção dos nutrientes.

Com isso reduz as doenças do trato intestinal como diarréias, distensão abdominal, úlceras, colites, constipação e flatulências (gases).

Ao aumentar a quantidade de fibras na alimentação, se faz necessário  beber mais água. Fibras empurram os resíduos no intestino. A água ajuda as fibras a trafegarem pelo tubo intestinal. Se faltar água vai dar ruim: prisão de ventre na certa.

Espelta possui alto teor de fibras que ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no organismo e faz aumentar o colesterol bom, o HDL.

A espelta atua no processo de absorção do colesterol do próprio organismo. Vai controlar a absorção do colesterol proveniente dos alimentos.

Espelta fortalece ossos, embeleza pele e auxilia no crescimento de novos tecidos

Benefícios da Espelta

O consumo de boa quantidade de minerais incluindo o zinco, selênio, magnésio, cobre e outros ajudam no fortalecimento ósseo prevenindo a osteoporose que, conforme a idade, o desgaste ósseo é inevitável.

A combinação de fósforo e proteínas contribui para o desenvolvimento e crescimento dos tecidos, órgãos, vasos sanguíneos, músculos e ossos.

A proteína se decompõe em aminoácidos e estes são essenciais para o processo da formação desses tecidos.

A pele se renova com um ar de jovialidade. Confira!

Benefícios da espelta curam há mais de mil anos

Há mais de mil anos uma freira beneditina conhecida como ‘Santa Hildegarda’ escreveu sobre os poderes curativos da espelta e lá naquela época disse: rica, nutritiva e suave produz um corpo forte e um sangue saudável. Traz alegria e se estiver doente ferva um pouco de espelta e misture com um ovo. Ficará livre de todos os males.

Existem várias maneiras de utilização da espelta a considerar: usada como farinha, nas confecções de massas, pães, bolos, panquecas e pizzas.

Pode também se aproveitar os grãos do trigo e substituir o arroz e as batatas numa refeição.

Deixe de molho da noite pro dia antes de cozinhar. Escorra a água. Coloque outra água e deixe cozinhar por 1 hora. Em seguida use o tempero a gosto.

Os desportistas podem utilizar a espelta para ficarem esbeltos! Já que é saudável e não engorda.

Contraindicações da espelta

Espelta contém pouco glúten, mas para pessoas portadoras de doenças cilíacas ou outra alergia que incluem glúten, deve-se tomar cuidado.

Como a maioria dos alimentos vegetais, os grãos possuem alguns nutrientes chamados antinutrientes que são substâncias que podem interferir na digestão e absorção de outros nutrientes como: ácido fítico. Esse ácido reduz a absorção de minerais como o ferro e o zinco durante a digestão.

Lectina, essa proteína é encontrada em alguns alimentos, principalmente nos grãos podem causar danos intestinais e desconfortos no trato digestivo e até doenças autoimunes.

A maioria das lectinas se destroem no processamento (fermentação e brotação) ou durante o cozimento.

Espelta geral e verá!

Benefícios da Espelta (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Benefícios da Espelta
5 (100%) 1 vote




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *