Beneficios Cha de Cidreira


Acalma com gostinho de limão e ainda exala um aroma dos deuses


beneficios do cha de cidreira
Beneficios do Cha de Cidreira

Da nossa terrinha chamada Brasil essa planta medicinal é popular pelo seu combate ao estresse, às febres repentinas, aos resfriados mais leves, sendo essa a marca dos Beneficios Cha de Cidreira.

Cidreira pertence à mesma família da planta de hortelã e do boldo. Elas chegam até a se confundir. Seu visual lembra também o capim limão que possui propriedades completamente diferentes da erva-cidreira.

Seu nome científico Melissa officinalis, se apresenta como uma planta de pequeno porte, pode ser cultivada em casa e é encontrada praticamente em todo o território nacional. Só não se dá bem, nem no frio e nem no calor em excesso.

A Erva-cidreira é conhecida simplesmente como Cidreira, Capim-cidreira, Citronete ou Melissa e pode ser encontrada facilmente em lojas naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres.

Beneficios Cha de Cidreira

Os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados às propriedades medicinais que esta planta possui, além de toda a memória afetiva que ela nos remete, desde as primeiras cólicas, quando ainda éramos um bebê.

Principais benefícios a serem considerados:

  1. Sono com qualidade;
  2. Alívio das dores de cabeça;
  3. Combate gases;
  4. Prevenção dos distúrbios digestivos;
  5. Alívio das cólicas menstruais e intestinais;
  6. Prevenção dos distúrbios renais;
  7. Alívio da tosse;
  8. Promoção de bem-estar e tranquilidade;
  9. Controla a ansiedade e o estresse;
  10. Combate a retenção de líquidos;
  11. Ajuda a controlar a pressão arterial;
  12. Combate o colesterol alto.

Quer dormir bem use beneficios cha de cidreira

Pelo seu efeito relaxante, o chá de cidreira promove uma boa noite de sono. Vai sedar, pois suas folhas possuem propriedades tranquilizantes que diminuem a taquicardia.

Ajuda a combater a depressão e alivia o nervosismo pelo dia a dia movimentado que hoje temos. Acaba com a fadiga, a tensão e as dores de cabeça.

Para que o efeito seja mesmo eficaz não adicione açúcar ou adoçante ao tomar antes de dormir. Sirva o chá de cidreira morninho.

Previne o envelhecimento e ajuda no enjoo das grávidas

Em todas as espécies de erva-cidreira existem propriedades fitoquímicas (polifenóis, terpenos, taninos e flavonoides) que agem como antioxidantes no combate aos radicais livres, prevenindo o câncer.

Previne rugas indesejáveis, conserva a beleza da pele dando aquela sensação de limpeza, além de fortalecer cabelos e unhas.

Dizem até que os poderes antioxidantes que estão contidos nessa plantinha são ainda maiores, do que o próprio desempenho da vitamina E.

Combate também os problemas no sistema digestivo e protege o fígado. Alivia as cólicas intestinais e evita os sintomas de refluxo.

Problemas de indigestão são prevenidos com os beneficios cha de cidreira e é uma excelente opção para as mamães nas primeiras semanas de gestação que costumam se sentir enjoadas como se estivessem num navio em alto mar.

Vale lembrar que os resultados são melhores quando utilizados as folhas in natura e por meio de infusão, para manter as propriedades originais da planta.

O chá de capim-cidreira é bom para a mamãe curar as cólicas do bebê e ajudá-lo a dormir nas noites prolongadas de insônia, tão comuns nessa fase inicial da vida. Nem pensar em adoçar.

Coisa chata e inconveniente são os gases intestinais e as cólicas menstruais

Ajuda no combate das flatulências inesperadas e excessivas. Regula o sistema intestinal e acaba de vez com esses desconfortos que deixam qualquer pessoa insegura.

Mensalmente tem mulher que sofre pra chuchu com as famosas cólicas menstruais. Nada como tomar uma xícara de chá de erva cidreira para trazer a solução para essas dores tão desagradáveis, que tira do combate essas grandes guerreiras.

Além disso os beneficios cha de cidreira combatem os efeitos colaterais dos remédios farmacêuticos, que resolvem um problema e atacam outro.

Além disso a erva-cidreira contém as fibras que melhoram o trânsito intestinal.

Problemas estomacais perdem espaço com beneficios cha de cidreira

Diminui os problemas estomacais, pois consegue agir contra os distúrbios gástricos. Estudos e pesquisas relatam que a atividade antiespasmódica e carminativa (contém substância que combate a formação de gases no intestino) da erva-cidreira proporciona esses benefícios e acalma qualquer desconforto estomacal.

Ajuda na indigestão associada à tensão nervosa. Já está comprovado que muitos problemas gástricos são graças ao estresse e a uma péssima qualidade de vida.

O efeito sedativo e ansiolítico da erva-cidreira pode auxiliar amenizando esses sintomas gástricos e facilitando a digestão, trazendo aquela sensação de calmaria.

Bom de coração, de humor e com a pressão arterial de jovem

Os beneficios cha de Cidreira vem ganhando fama de ‘pau pra toda obra’. Essa planta medicinal espalha saúde por onde passa.

Hipertensos diminuem as chances da pressão arterial aumentar de repente. Pelas propriedades relaxantes do chá de cidreira ou chá de capim cidreira que, através de uma infusão de 15 minutos, após ferver a plantinha mágica, ajudará a controlar a pressão arterial.

Óbvio que os beneficios cha de Cidreira não serão suficientes para ficar sem tomar os remédios controlados, que os hipertensos precisam fazer uso todos os dias.

Mas com certeza vai ser uma boa opção para aqueles casos de picos de pressão arterial isolados que são comuns para quem já vivi com a doença que é crônica.

O chá de cidreira é vasodilatador e combinado com uma alimentação adequada, sem excesso de sal e gordura tudo ficará mais equilibrado.

O chá de capim cidreira é útil para controlar os níveis de colesterol de baixa densidade. Com o efeito antioxidante e vasodilatador da planta, facilita a circulação dessas gorduras presentes na corrente sanguínea.

Unida a uma alimentação equilibrada ajuda na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Além disso ao fazer bochechos acalma as dores de dente e desinflama as gengivas.

Chá de Cidreira emagrece?

beneficios do cha de cidreira

Nem a Cidreira, nem o Capim-cidreira, Citronete ou a Melissa agem no emagrecimento. Mas podem contribuir para quem está fazendo dietas ou procurando tratar a compulsão alimentar.

Seu efeito calmante pode ajudar aqueles que tem dificuldades em seguir regimes alimentares. Ajuda a perder peso de forma indireta, como ocorre com os famosos redutores de apetite.

Além do chá, a erva-cidreira é muito utilizada em óleos essenciais ou adicionadas em saladas, peixes e aves pelas suas propriedades medicinais. Em qualquer utilização é conferido o efeito calmante.

Como usufruir dos beneficios cha de cidreira na hora de consumir sem se exceder

A melhor maneira de consumir a erva-cidreira é sob a forma de chá em infusão. O ideal é que as folhas estejam verdes, pois as folhas secas não produzem o mesmo efeito.

Utilize entre 1 a 4 gramas das folhas para cerca de 150 ml de água. Ferva a água e depois coloque sobre as folhas em um recipiente e deixe abafando entre 10 e 15 minutinhos. Coe e aguarde. Tome o chá morno, sem qualquer tipo de adoçante ou açúcar. Nem o mascavo.

O importante é fazer corretamente para não perder os nutrientes da planta. Caso contrário, de nada vai adiantar.

Recomenda-se em média 3 xícaras durante o dia. Para potencializar as propriedades e o aroma adicione folhas de hortelã ou limão. Ter as ervas em casa é a melhor maneira de manter as propriedades intactas.

Não ultrapasse 12 gramas de folhas de erva-cidreira por dia, para não acarretar outros problemas para a sua saúde.

Contraindicações da Erva-cidreira

  • É indicado para quase todas as pessoas, mas algumas devem evitar: pacientes com hipotensão; pacientes com hipotireoidismo; quem utiliza medicamentos antidepressivos; pessoas que já utilizem remédios sedativos (calmantes).
  • O chá de cidreira pode baixar muito a frequência cardíaca. O consumo excessivo pode levar a hipotensão e baixar a pressão perigosamente.
  • As gestantes, lactantes e até as crianças com menos de 12 anos devem sempre ter uma avaliação médica. Já diz o ditado: o seguro morreu de velho.
  • Nunca é demais lembrar também que qualquer tipo de chá deve ser usado apenas como complemento e, não, como a maneira única de tratamento para as patologias.
  • Saiba aproveitar os beneficios cha de cidreira para tudo ficar calmo e na paz!

Beneficios do Cha de Cedreira (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Beneficios Cha de Cidreira
4.8 (96%) 70 votes

Recomendados para você:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *