Alimentos Vegetais Ricos Em Vitamina B12 – Existem?


Veja Aqui Se Existem Alimentos Vegetais Ricos Em Vitamina B12


alimentos vegetais ricos em vitamina b12
Alimentos Vegetais Ricos em Vitamina b12

Alimentos vegetais ricos em vitamina b12 existem?

O Consumo de vitamina B12 é essencial para a nossa sobrevivência e bem-estar. Porém, a vitamina é encontrada apenas em alimentos de origem animal, principalmente nas vísceras.

Na alimentação vegetariana é possível encontrar a vitamina em baixa quantidade em leite, ovos e queijo. No entanto, apesar dos vegetais serem ricos em várias vitaminas, a vitamina b12 não está presente em nenhum deles.

Onde a Vitamina B12 é Produzida?

É possível encontrar alimentos vegetais ricos em vitamina b12?

Não. A proteína B12 é produzida por micro-organismos que vivem exclusivamente no intestino grosso. Tanto os animais como os humanos produzem a vitamina que é um fator importante para a nossa vida.

A vitamina B12 é absorvida no intestino e armazenada principalmente no fígado. Portanto, o fígado pode ser considerado uma das principais fontes alimentares de vitamina B12.

Como ela é derivada de animais, as frutas, legumes, nozes e sementes não contém a vitamina B12. Apenas os fermentados, como a cerveja e chucrute podem conter pequenas quantidades.

Lista de alimentos ricos em vitamina B12

alimentos vegetais ricos em vitamina b12

Agora que você sabe que não existe alimentos vegetais ricos em vitamina b12, conheças as fontes da vitaminas. A tabela a seguir mostra a quantidade de vitamina B12 em 100 g de cada alimento:

  • Bife de fígado cozido;
  • Mariscos no vapor;
  • Ostras cozidas;
  • Fígado de frango cozido;
  • Coração cozido;
  • Arenque cozido;
  • Caranguejo cozido;
  • Salmão cozido;
  • Truta grelhada;
  • Queijo muçarela;
  • Leite;
  • Frango cozido;
  • Carne cozida;
  • Atum.

Qual a Quantidade de Vitamina B12 é Indicada no Consumo?

Apesar da vitamina B12 ser uma propriedade importante para a nossa vida, ela possui uma quantidade indicada para o consumo. Não são encontrados alimentos vegetais ricos em vitamina b12, mas você precisa consumi-la.

  • De 0 a 6 meses de vida: 0,4 mcg;
  • De 7 a 12 meses: 0,5 mcg;
  • De 1 a 3 anos: 0,9 mcg;
  • De 4 a 8 anos: 1,2 mcg;
  • De 9 a 13 anos: 1,8 mcg;
  • De 14 anos em diante: 2,4 mcg.

Além do ferro e ácido fólico, a vitamina b12 é essencial para evitar a anemia.

Cuidado com o Excesso de Vitamina B12

A vitamina b12 é muito boa e super indicada, mas o excesso através de suplementação pode ocorrer pequenas alterações no baço, alteração dos linfócitos e aumento dos linfócitos.

Por isso, consuma mas de forma natural. No caso de vegetarianos, é sempre bom a supervisão de um médico, pois não existe alimentos vegetais ricos em vitamina b12.

Vegetariano X Vitamina B12

Há uma grande curiosidade em saber como os vegetarianos consomem a vitamina B12, já que não fazem a ingestão de alimentos derivados de animais e não existe alimentos vegetais ricos em vitamina b12.

Além dos ovos e queijos, os vegetarianos fazem a reposição da vitaminas através de suplementações produzidas em laboratórios, facilmente encontradas em farmácias.

Porém, antes de iniciar a reposição da vitamina B12 é necessário a intervenção de um médico que indique as medidas apropriadas para o consumo.

Veja Algumas Opções de Alimentação Vegetariana

Os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal, mas podem se alimentar de várias outros alimentos que também são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Amêndoas:

Comer uma pequena porção de amêndoas garante cálcio, vitaminas E e B-6, riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e folato para o corpo.

Feijão:

O consumo de meia xícara de feijão possui a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne. Além de proporcionar fibras, carboidrato complexo, minerais e antioxidantes.

Grãos:

As cevada, quinoa, milho, centeio e arroz integral também são alimentos que não podem faltar no cardápio de uma pessoa vegetariana. São responsáveis em fornecer a gordura saudável para o organismo.

Semente:

A Chia e linhaça contêm ácidos graxos e ômega-3 que fazem bem ao coração e ajudam no combate de inúmeras doenças, como o colesterol.

Abacate:

O abacate é responsável por fornecer vário minerais e vitaminas para o corpo. Além de saciar a fome e servir no preparo refeições doces e salgadas

Soja:

A soja é a proteína magra que todo vegetariano não vivem sem. Ela substitui a carne de origem animal e também fibra, ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco e vitamina K.

Ervas:

As ervas são importante por funcionar como anti-inflamatórias, antioxidante e até analgésica. Por isso, todas as pessoas e até os veganos também precisam incluir as ervas, como a salsinha na alimentação.

Vegetarianismo X Veganismo

O vegetarianismo e o veganismo são um pouco diferentes. Ambos em protesto contra a exploração de animais porém com consumos diferentes. O vegetariano se recusa a comer carne animal, mas ainda consome derivas, como leite, queijo e ovos.

Já os veganos não consomem a carne e nem os derivados que possam exigir a exploração de algum animal, mesmo que seja natural o processo, como no caso da galinha que bota os ovos.

Alimentos Vegetais Ricos em Vitamina b12 (Vídeo)

 

Gostou do Artigo? Leia Também:

Alimentos Vegetais Ricos Em Vitamina B12 – Existem?
5 (100%) 1 vote




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *