Alimentos Que Aumentam O Colesterol


Vilões saborosos e invisíveis do dia a dia…


Quais os alimentos que aumentam o colesterol? A Organização Mundial de Saúde – OMS tem dados preocupantes:  aproximadamente 40% da população sofrem com problemas relacionados ao colesterol. Este quantitativo registra alto índice de mortes por derrames e infartos.

Uma dieta rica em gorduras saturadas, gorduras trans e açúcar elevam sem dó e piedade o colesterol no sangue. Como conseqüência, provoca o surgimento de doenças cardíacas, entre outras.

Consumir alimentos industrializados e processados e o sedentarismo  como estilo de vida, vai ‘dá ruim’. O mau colesterol vai chegar sem pedir licença.

Não basta comer de vez em quando alguns alimentos naturais para suavizar sua consciência. Mude, se quiser saúde!

Esse Tal De Colesterol Apavora Tanto Por Que?

Alimentos Que Aumentam O Colesterol
Quais Os Alimentos Que Aumentam O Colesterol

Antes de saber sobre os alimentos que aumentam o colesterol, que fique claro que quando o colesterol estiver com os níveis normais, o organismo agradece.

A sua principal função é o transporte da gordura hepática para todo corpo e o retorno para a reutilização. Atua na produção de hormônios e vitamina D.

O colesterol tem duas origens no organismo: endógena – nosso organismo produz em torno de 80% de todo o colesterol e o órgão principal e responsável é o fígado; exógena – adquirida através dos alimentos que consumimos, fumo, hereditariedade, estresse e falta de atividades físicas.

Você É Protagonista Da Sua Saúde

Triglicérides também fazem parte deste grupo de colesterol no equilíbrio de suas funções. O LDL é o colesterol que se aumentado é considerado ‘mau’, pois causa inflamações nas artérias e impede a circulação sanguínea.

O HDL é o colesterol que mantém o equilíbrio, trazendo a gordura de volta para o fígado. Ele precisa ter os níveis normais, para a proteção das artérias, contra o mau colesterol (LDL).

Triglicérides aumentam principalmente pelo excesso de frutose e carboidrato, que ao se aliar ao LDL, leva o surgimento de doenças cardiovasculares. Os alimentos que aumentam o colesterol bagunçam o organismo. Mude hábitos antes que seja tarde demais.

Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas é recomendada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol.

Carboidratos E Frutose São Alimentos Que Aumentam O Colesterol

Excesso de carboidrato aumenta triglicérides e influencia no colesterol. Isso se dá pelo consumo de pães brancos, bolos, biscoitos, frituras (batata frita, empanados, salgadinhos, tortas) e outros vilões.

Carboidrato é fonte de energia. Armazenado em excesso prejudica e faz aumentar o peso, a glicemia, o colesterol ruim e causa hipertensão. Esses alimentos ricos em carboidratos ainda são processados com o uso de gorduras saturadas, glúten, sódio, açúcar e conservantes.

A frutose é o açúcar das frutas, que consumidas em excesso, causam danos. Aumentam o triglicérides que vai descontrolar o LDL e a glicemia. O melhor consumo é in natura.

Moderação nos sucos, já que agrega mais de uma fruta, mais açúcar e haja caloria.

Perigosos Alimentos Que Aumentam O Colesterol

Alimentos embutidos, processados e industrializados são práticos.  Mas, e daí? Só trazem danos à saúde.

Evite comidas enlatadas, sucos de caixinha, salsichas, salames, mortadela, presunto, peito de peru e as ‘rapidinhas’ fast food. Estão repletas de conservantes, sódio e gorduras trans.

Óleo vegetal processado (dendê e o óleo de soja) principalmente quando reutilizado pode causar grandes danos para a saúde, acumulando colesterol.

As altas temperaturas em que o óleo é submetido nas frituras que a deixa saturado. É uma gordura polis saturada. Inflama as células e pode causar sua mutação. Além de uma hipercolesterolemia (aumento do colesterol) pode surgir também câncer, endometrioses e outras doenças.

Substitua por gorduras naturais, monoinsaturadas e saturadas, com teor mais leve: azeite de oliva, óleos (milho, girassol, canola, amendoim) alimentos ricos em ômega 3, abacate, amêndoas, azeitonas, ovos, carne vermelha, banha de porco, manteiga caseira, óleo de coco e banha de hortelã.

Substituições Para Se Livrar Dos Alimentos Que Aumentam O Colesterol

Queijos considerados amarelos são classificados como nocivos à saúde. Qualquer queijo feito com leite integral é rico em gorduras saturadas:

cream cheese, requeijão, queijo prato, mussarela, cheddar, coalho, parmesão e até o queijo minas tradicional. Recomenda-se usar o tipo light, cottage, ricotas, mas sempre com moderação.

A maioria dos derivados do leite é utilizado nos preparos de outros alimentos como o bolo, empadões, tortas, sorvetes, molhos cremosos, sopas e outros.

A manteiga, o creme de leite, o leite integral o iogurte são ricos em gorduras saturadas e são calóricos. Substitua por alimentos light. Muito comum serem inseridos na preparação de suflês, bolos, molhos cremosos doces, tortas, pavês, sopas cremosas, quiches, saladas cremosas. Muita gordura saturada e calorias.

Tire leite integral e substitua por desnatado e creme de leite. Use  requeijão light, creme de ricota, requeijão o5 de gordura ou iogurte. Cottage moderação

Margarina  produtos industrializados  confeccionados a base de margarina como nuggets biscoitos recheados sorvete cremosos croissant  são todos ricos em gordura trans Opte em um copo de frutas frescas em substituição ao sorvete nas sobremesas.

Carnes Gordurosas E Derivados Mais Caldos E Temperos Industrilizados

Costelas, vísceras (fígado, rim, coração) pernil, bacon, miúdos, salsichão, frango com pele, picanha bovina e suína, cupim são ricos em gorduras saturadas. Se for preparada com fritura  essa gordura penetra no interior da carne durante o preparo.

Recomenda-se o uso com moderação mas de maneira grelhada , cozida assada ou ensopada.

Os caldos e temperos industrializados possuem muito sódio, gorduras trans e conservantes que elevam o LDL e podem provocar alergias.

Recomenda-s o uso de temperos naturais como as hortas caseiras ou produtos que não sejam industrializados.

Ao preparar a carne tire a gordura de preferência grelhados  bem passado pois a carne mal passada com gordura apresenta as maiores taxas de gordura  saturada. Assados cozidos ensopados e grelhados.

Qualquer idade é idade para começar sua dieta saudável. Cuide-se!

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