Conheça Os Alimentos Para Aumentar O Leite Materno


Aprenda como não passar mais perrengues com se bebê!


O leite materno é o primeiro alimento na vida de um ser humano e ele é simplesmente tudo que um bebê precisará durante os primeiros meses de vida. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde o bebê deve consumir exclusivamente o leite até os seis meses de vida. Mas, algumas vezes a produção fica escassa e isso é muito comum de ocorrer nos primeiros dias, porém, ao longo desse artigo você irá aprender alimentos para aumentar o leite.

alimentos para aumentar o leite

Por Que O Leite É Tão Importante?

Como foi mencionado anteriormente, o leite é o primeiro alimento do bebê e a amamentação é um ato extremamente importante que pode mudar definitivamente a saúde e toda a vida da sua criança, você sabia disso?

É através do aleitamento que a mãe consegue nutrir seu filho. O leite materno é riquíssimo em vitaminas e minerais. Também tem as proteínas e carboidratos necessários para a nutrição adequada do neném. Essas substâncias nutricionais irão dar todo suporte para o bom funcionamento e desenvolvimento do bebê ao longo da infância e até da pré-adolescência.

O leite materno é o primeiro contato com um sistema imunológico eficaz, já que os anticorpos são passados através do leite que sai do peito. São esses anticorpos que podem determinar futuramente se a criança vai ser um adulto com alergias, doenças auto-imunes, se conseguirá responder de forma eficaz a doenças transmissíveis e por aí vai!

Amamentação Ideal Para Você e O Bebê!

Além de você estar ofertando o melhor alimento para o seu filho, o ato de amamentar também é importante para fortalecer a conexão materna com seu bebê e essa resposta é mútua. É muito importante a mãe e o bebê estarem confortáveis para que esse processo seja muito prazeroso. A mamãe também se beneficiará uma vez que o ato de aleitar faz a mãe se sentir segura e menos ansiosa, o que diminui suas chances de ter depressão pós parto.

Outro ponto muito positivo é porque seu útero voltará ao tamanho normal mais rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias e o temido câncer de mama e ovário. Você também voltará ao seu peso mais rápido, o que é incrível!

A oferta do leite deve ser exclusiva até os seis meses de vida e não há nenhuma necessidade de complementar com águas, chás e sucos. A introdução alimentar deve começar depois desse tempo e jamais utilizar alimentos batidos no liquidificador, pois esses não estimulam a fala, dentição, fechamento dos ossos do crânio e prejudicam a absorção de nutrientes.

Caso por alguma razão você não consiga ofertar o leite materno, converse com seu médico para introdução da fórmula, que supre alguns benefícios que o leite materno pode oferecer, mas, não trará o benefícios do compartilhamento de anticorpos. Por isso, é necessário conversar com um pediatra.

“Será Que Meu Leite É Fraco?”

Está aí uma coisa que você PRECISA saber: NÃO EXISTE LEITE FRACO! O caso de um leite fraco série num extremo casos onde a mãe sofresse de desnutrição. Uma mulher que fez o pré natal e seguiu as orientações, não terá que se preocupar com os nutrientes. Essa história de formula não passa de uma desculpa de alguns pediatras para vender fórmulas prontas. Muitas vezes a moça está com dificuldades em amamentar e vem um louco em seguida passar a receita de um leite caro que não é o melhor pra criança.

Dar esse tipo de alimento para o seu bebê pode estimular a confusão de bicos, ou seja, ele pode preferir a chupeta ou mamadeira invés do bico do seu seio e acabar largando você. Nesse caso, terá que fazer uma introdução alimentar antes da hora e ver a saúde do neném indo por ralo abaixo.

Alimentos Para Aumentar o Leite

Agora que você chegou até aqui merece saber de todos os alimentos para aumentar o leite e dar ao seu bebê tudo que ele merece.

É muito importante entender que a produção de leite é e oferta e demanda, quanto mais o bebê mamar, mais leite você produzirá.

O encaixe da boca no bico do seio também é determinante para uma boa mamada. Fique atenta para ver se a boca do seu filho está cobrindo seu mamilo completamente.

Bem, vamos a lista de alimentos para aumentar o leite

Água – A água é um alimento fundamental para a produção o leite materno, afinal, ele também contém uma quantidade do líquido. Se sua ingestão de água for baixa, o empedramento do leite pode ocorrer e causar muita dor.

Oleaginosa – Sim esse tipo de alimento são riquíssimos em ácidos graxos e eles são essenciais na formação do leite da mulher e ainda passa tudo isso para o bebê. Alguns bons alimentos são: Nozes, castanha de caju, castanha do pará e amêndoas.

Frutas –  Você pode investir em frutas ricas em bastante água e fibras como é o caso da melancia, melão, maçã, banana e pêra. Tente ficar longe das frutas ácidas como abacaxi, laranja e limão pois elas podem causar cólicas no bebê.

Cereais – Os cereais como arroz integral e aveia pode ser uma verdadeira mão na roda para a lactante. Além do mais, eles ainda vão ajudar a soltar seu intestino que é muito comum em mulheres grávidas ou que acabaram de ter bebê.

Fique longe de alimentos como refrigerantes, frituras, leites e derivados, chocolates e café. Esses podem conter substâncias nocivas a saúde de bebê.

 

Alimentos Para Aumentar O Leite(Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também!

alimentos para aumentar o leite

Conheça Os Alimentos Para Aumentar O Leite Materno
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *