Alface Engorda ou Emagrece?


Menina dos olhos das saladas


Alface Engorda ou Emagrece? Difícil imaginar uma salada sem alface, a hortaliça mais consumida no Brasil.

“Coma alface que se bem não faz, mal muito menos” – você deve ter ouvido essa frase da sua mãe para estimular você a consumir verduras.

A saladinha verde deveria fazer parte das refeições como prato obrigatório. As folhas de uma alface possuem vitaminas, minerais, água e fibras que ajudam o organismo.

A alface é um dos legumes mais antigos. Nativa do Mediterrâneo, cultivada na China no século V e utilizada nos jardins reais de reis persas, há mais de 2000 anos atrás.

Alface Engorda ou Emagrece

Benefícios da Alface

Incorporá-la na dieta é obrigação. Rica em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e uma variedade de vitaminas como A, E, C, B1, B2, B3. Possui também cálcio, magnésio, potássio, ferro e sódio.

Alcaliniza órgãos que estejam com a acidez aumentada, como o estômago e desintoxica o fígado, que é o órgão que mais se beneficia como consumo de alface.

Alface combate a anemia e nos momentos de gripe e resfriado ajuda a fortalecer as vias respiratórias.

Aumenta a saciedade, diminui a retenção de gordura dos alimentos e o grau glicêmico da refeição. As folhas da alface possuem baixa caloria (15 kcal) por 100 gramas, contribuindo para a perda de peso.

Combate a ansiedade, o Mal de Alzheimer e atua nos casos de insônia, pois possui efeito calmante.

Alface reduz a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração. Diminui os níveis elevados de colesterol, previne o câncer e as fibras presentes em suas folhas ajudam a regular o intestino, evitando o pico de insulina, ajudando no controle da diabetes.

Alface Engorda ou Emagrece

Alface emagrece sim. Ele é saudável e deve fazer parte de uma dieta balanceada. Uma salada de alface deixa você saciada e vai precisar de muito alface para você correr algum tipo de risco.

Devido a sua baixa caloria a alface não engorda. O que pode ocorrer para quem come em excesso é a formação de gases, causando desconforto e inchaço abdominal.

Uma salada de alface com tomate e cebola temperada com vinagre de maçã ou limão e um fio de azeite é uma ótima recomendação.

Atua na aceleração do metabolismo e no emagrecimento. A saciedade diminui a fome.

Quando a Alface Engorda?

Quando acrescenta à hortaliça molhos industrializados, ricos em sódio e gorduras saturadas, que faz com que a alface fique com alta caloria.

Se consumida assim e várias vezes ao dia, vai provocar desconforto e acarretar, por conta de um ‘molhinho’, ganho de peso.

Uma colher de sopa de molho pronto possui 90 kcal e excesso de sódio.

Molhos com queijo e maionese, além do sódio apresentam gordura saturada.

Alface, aliado do emagrecimento

Alface Engorda ou Emagrece? (VÍDEO)

Gostou deste Artigo? Leia Também:

 

Alface Engorda ou Emagrece?
5 (100%) 2 votes



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *