A Sua Dor De Cabeça Não Passa? – Culpa Dos Alimentos Ricos Em Tiramina


Evite Os Alimentos Ricos Em Tiramina Para Mandar Embora A Enxaqueca


Alimentos ricos em tiramina estão presentes na nossa alimentação diária, e se o consumo for excessivo, pode ser a causa daquela dor de cabeça que sempre tem hora para aparecer!  

Não é de hoje que já ouvimos que os fatores influentes no nosso organismo estão relacionados ao que comemos. A forma como nos alimentamos pode causar alterações paralelas no organismo e no corpo.

Os alimentos que são ingeridos no dia a dia, podem alterar o colesterol, a textura da pele, cabelo, unhas, humor, estado emocional e até a saúde, dentro de muitas outras consequências que podem aparecer com o tempo.

Entretanto, dentro dos causadores de problemas estão os alimentos ricos em tiramina, que muitas pessoas consomem, mas não sabem que provoca efeito colateral. E se você sempre sente aquela dor de cabeça todos os dias depois de comer, pode estar exagerando nos alimentos ricos em tiramina.  

O Que É A Tiramina?

Alimentos Ricos Em Tiramina
Alimentos Ricos Em Tiramina?

Pode ser a primeira vez em que você esteja ouvindo a palavra tiramina, provavelmente comeu mais do que ouviu falar. Mas ela está presente em muitos alimentos que fazem parte da sua mesa. No mundo, existem milhares de alimentos ricos em tiramina.

A tiramina é um composto natural que está presente em plantas e animais. Também pode ser encontrada a partir de tirosina, um aminoácido encontrado em um monte de alimentos, quando são fermentados ou estão no processo de decomposição. É conhecida por alguns, como uma amina devido à sua estrutura molecular, que contém nitrogênio e é derivada da amônia.

No corpo humano é possível encontrar a substância, mais conhecida como hidroxifenetilamina, que atua para liberar catecolaminas, criadas pelas glândulas supra-renais na corrente sanguínea.                                                                               

A dopamina é uma das substâncias que podem ser liberadas, além da norepinefrina, também conhecida como noradrenalina e epinefrina. A pressão arterial sistólica e a frequência cardíaca podem aumentar, quando esses hormônios estão na corrente sanguínea.

Quais Os Alimentos Ricos Em Tiramina

Alimentos Ricos Em Tiramina

A tiramina pode ser encontrada em alimentos, como carnes, peixe, frango e queijos.  Alimentos fermentados e envelhecidos. Veja quais são:

  • Bebidas: cerveja, vinho tinto, xerez e vermute;
  • Pães: feitos com extratos de fermento ou com queijos e carnes envelhecidos, e pães caseiros ou ricos em fermento;
  • Queijos envelhecidos e processados: cheddar, queijo azul, pastas de queijo, suíço, gouda, gorgonzola, parmesão, romano, feta e brie;
  • Frutas: casca de banana, frutas secas e frutas muito maduras;
  • Vegetais: feijão-verde, fava, repolho fermentado, lentilha, chucrute;
  • Carnes: carnes envelhecidas, carne seca ou curada, peixe seco, curado ou em molho de pickles, fígado, extratos de carne, salame, bacon, pepperoni, presunto, defumados.

A tiramina pode ser encontrada também em outros: levedura de cerveja, caldos com fermento, molhos industrializados, bolachas com queijo, pastas de fermento, molho de soja, extratos de fermento.

Alimentos Com Quantidade Moderada De Tiramina

Existem alguns alimentos que possui uma quantidade moderada de tiramina e oferecem pouco risco de enxaqueca, são eles:

  • Bebidas: caldos, licor destilado, vinho tinto leve, vinho branco e vinho do Porto;
  • Pães comerciais sem fermento ou com baixo teor de fermento;
  • Iogurte e produtos lácteos não pasteurizados;
  • Frutas: abacate, framboesa, ameixa vermelha;
  • Vegetais: vagem chinesa, espinafre, amendoim;
  • Carnes: ovas de peixe e patês de carne.

Contra-Indicações Para O Consumo De Alimentos ricos Em Tiramina

Pessoas que fazem o uso de medicamentos para depressão, o MAO, não podem exagerar no consumo de alimentos ricos em tiramina. O seu efeito pode se resultar em aumento da pressão arterial ou enxaqueca.

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