Tapioca Engorda ou Emagrece?


Quem não gosta de uma boa Tapioca?


Tapioca Engorda ou Emagrece?

Que ela caiu no gosto popular, todo mundo já sabe. Que ela tem a cara do Brasil… Mais ainda!

Afinal, a tapioca é típica das regiões Norte e Nordeste do nosso país. É uma herança indígena derivada da mandioca, guloseima que os índios comiam em suas ocas.

O povo nordestino adotou e aprovou e os poetas e cordelistas, já falaram da tapioca por todos os cantos desse Brasil em verso e prosa e, até, nas cantigas de ninar!

Costumamos associar alimentos saborosos com a possibilidade de nos fazerem engordar. Mas nem sempre é assim que “a banda toca”.

tapioca engorda ou emagrece

Quais são os Benefícios da Tapioca?

Além da questão calórica, a tapioca possui outros benefícios por ter vitaminas do Complexo B, vitamina K, sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. Ela pode ajudar, entre outros fatores para:

  • Aumento da função imune
  • Proteção contra doenças cardíacas
  • Retardo do envelhecimento
  • Previne a hipertensão
  • Prevenção da osteoporose
  • Redução do risco de diabetes tipo 2
  • Alivia a tensão pré menstrual – TPM
  • Redução do colesterol
  • Proteção antioxidante

Tapioca Engorda ou Emagrece? [MITOS E VERDADES]

Por ser feita apenas de mandioca, a tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten.

A tapioca é ideal para garantir a saciedade. Bom lembrar que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino e causando inchaço.

A tapioca é feita da goma da mandioca (aipim ou macaxeira) hidratada, muito utilizada nas refeições para substituir o pão e o bolo. Ela possui carboidratos simples, que é aquele que é absorvido rapidamente pelas células, porém tem o índice de açúcar mais baixo do que um pão francês.

E o mais interessante é que a tapioca possui um delicioso sabor e, se tem ainda a possibilidade, de preparar a receita de tapioca com diferentes recheios.

Tapioca Engorda só se o Recheio for Calórico?

Qualquer excesso traz danos ao organismo e pode ser o melhor alimento do mundo. Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa, em média 50g de massa, possui 70 calorias. Escolha então se você vai comer sua tapioca diária, se for o caso, no café, no almoço, no lanche ou jantar.

Além de você dosar a quantidade, o recheio pode fazer toda a diferença na hora de dizer se a tapioca engorda ou emagrece!

Para incluir a tapioca em uma dieta equilibrada e saudável, a dica é escolher os recheios certos.

Você também pode incluir chia ou linhaça triturada (pode ser na massa ou no recheio) e colocar um fio de óleo de coco para preparar a receita de tapioca.

Alguns Recheios Saudáveis para a Sua Tapioca Não Engordar

  1. Frango desfiado, ricota e salsinha
  2. Espinafre e tomate-cereja
  3. Atum e cenoura ralada
  4. Milho, berinjela e tomate
  5. Banana e pasta de amendoim
  6. Ovo mexido
  7. Queijo branco e magro com peito de peru

A utilização de ketchup, doces de leite, chocolates, maionese nas misturas de receitas de tapioca, podem fazer dela muito calórica. E aí a tapioca engorda.

Como dica para perder alguns quilinhos, “corte” também a ingestão de líquidos, principalmente refrigerantes, cervejas ou sucos calóricos enquanto come.

Sabendo de tudo isso, para emagrecer não troque a tapioca por uma refeição principal, ok?

Coma como um lanchinho principalmente pela manhã.

Tapioca Engorda ou Emagrece? Aprenda uma Receita de Crepioca Bem Saudável! (VÍDEO)

Tapioca Engorda ou Emagrece?
Avalie este post



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *