Quanto de Proteína você realmente Precisa?


A Proteína é essencial na dieta, mas excesso causa Riscos à Saúde!


A proteína é fundamental para manter o corpo funcionando, mas é preciso muito cuidado com o excesso. Então quanto de proteína você realmente precisa?

O erro começa aí: algumas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteínas pra perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação. A conseqüência disso pode sobrecarregar os rins, causar fraqueza, entupir artérias e acaba fazendo mal ao coração.

De acordo com os médicos, uma alimentação apenas com proteína ajuda a emagrecer em curto prazo. Mas depois faz com que a pessoa perca muita água.

Depois de um tempo, a situação piora. Porque a falta de outros nutrientes como o carboidrato pode provocar também falta de energia e fraqueza e até favorecer o ganho de peso.

O que são as Proteínas?

São moléculas orgânicas compostas de aminoácidos. Existem basicamente dois tipos de proteínas: as completas e as incompletas.

As proteínas completas contêm todos os aminoácidos essenciais (que você só pode conseguir com alimentação).

As proteínas incompletas têm deficiência de um ou mais aminoácidos essenciais e por esta razão surgem os suplementos proteicos que combatem essas carências, bem como potencializam a absorção das proteínas completas.

Onde estão as Proteínas que você precisa?

  • Carnes
  • Ovos
  • Laticínios
  • Leguminosas
  • Cereais
  • Soja
  • Oleaginosas

Proteínas para que servem?

  • Produzir enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos
  • Ajudar a repor o gasto das células
  • Ajudar no transporte de substâncias pelo corpo
  • Auxiliar no crescimento e reparação de tecidos

Mas Quanto de Proteínas você realmente Precisa?

É fundamental dividir o consumo de proteína ao longo do dia em todas as refeições, no máximo de 3 em 3 horas. Você precisa construir e a manter massa muscular e controlar os níveis de açúcar no sangue. Já que a dieta rica em proteínas impede os picos de glicemia.

Além disso, cerca de 30% da energia é gasta na digestão da própria proteína, aumentando o metabolismo, diminuindo a acumulação de gordura e favorecendo a construção muscular.

Sabendo que necessitamos de mais ou menos 2 g de proteína por cada quilo de massa muscular.

Por exemplo: uma pessoa que tenha 50 Kg de massa muscular poderá ingerir até 100 g de proteína pura ao longo do dia, o que equivale a uma ingestão de cerca de 480 g entre carne, peixe, frango e peru.

A Proteína não é um bicho mau

Vamos esquecer o que dizem de ruim sobre a proteínas? Algumas pessoas falam que a proteína pode causar sobrecarga dos rins e osteoporose.

Mas esses argumentos não são apoiados por nenhum estudo. É um simples mito! A verdade é justamente o contrário! Certos estudos comprovam que a proteína ajuda a combater a osteoporose!

Os verdadeiros inimigos do corpo humano são, sim, as gorduras saturadas e o alto índice glicêmico.

Para cuidar do seu corpo, a única verdade é mesmo o equilíbrio!

Quanto de Proteína você realmente Precisa?
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