Pimenta do Reino – Ótima para a Saúde


Pimenta do Reino Benefícios para a Saúde que Você Não Sabia!


Saiba tudo sobre a Pimenta do Reino Benefícios para a Saúde.. Beleza da PeleDigestão! Vamos saber o que esse alimento picante pode fazer para a sua saúde!

Algumas pessoas mais antigas podem até dizer que a pimenta é venenosa, mas a realidade é muito diferente disso!

Ela é nativa da Índia e, desde a Antiguidade, essa pimenta foi usada em muitos tratamentos medicinais, devido a sua capacidade de amenizar problemas do fígado, digestão e doenças pulmonares.

Ela é tão valiosa que já foi usada por povos antigos como “moeda de troca”. Sim! Você podia pagar as coisas com um punhado de pimenta do reino!!

Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores de pimenta do mundo! Saiba como aproveitar melhor esse remédio natural que está a alguns passos de você!

pimenta do reino beneficios

Pimenta do Reino, Ela Faz Bem ou Faz Mal à Saúde?

Alguns afirmam que ela pode elevar a pressão, causar hemorroidas e agravar problemas estomacais.

O possível efeito nocivo da pimenta do reino pode ser que seja a sua ardência. Esse ardor pode causar danos para as mucosas do intestino e do estômago. Quem têm problemas como gastrite, diverticulite e úlcera devem evitar o uso da pimenta.

Mas ela contém de um modo geral, boa quantidade de antioxidantes, vitaminas e outras substâncias importantes para o organismo. Age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção da vitaminas B e C, selênio e betacaroteno durante uma refeição.

A pimenta do reino não só é aceita, como também considerada benéfica. Óbvio, que evitar exageros é sempre muito bom!

Como Consumir para Ter Benefícios

A pimenta do reino se divide em quatro tipos: a branca, a verde, a rosa e a preta. Embora não existam alterações em suas propriedades, a curiosidade se dá que embora da mesma semente, a diferença está apenas na secagem.

Ela combina com quase todas as receitas de pratos salgados e, deixando os boatos de lado, faz um bem danado à saúde, mesmo contrariando alguns mitos.

A planta é consumida seca, em grãos ou moída. Pode-se acrescentar na receita antes do cozimento e nas marinadas. Também dá para salpicá-la na finalização do prato. Moer na hora é outra dica, pois deixa o sabor e o aroma mais em evidência.

Ela funciona como tempero para todo tipo de carne grelhada, cozida ou assada. A pimenta do reino pode ser utilizada em sopas para emagrecer, saladas de verduras e legumes, ovos, omeletes e suflês.

Composição Nutricional

Da Pimenta do Reino benefícios acontecem graças à sua composição rica em:

  • Antioxidantes;
  • Vitamina C;
  • Vitamina K;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Ferro;
  • Magnésio
  • E muito mais!

Veja o Que Essa Composição Natural da Pimenta Pode Trazer de Bom para Você!

Pimenta do Reino Benefícios para a Saúde

pimenta do reino beneficios

#1 Alivia Crises de Asma

Para aliviar os ataques de asma faça a seguinte combinação:

  1. Ferva 8 a 10 grãos de pimenta, 2 dentes de alho e de 10 a 15 folhas de manjericão fresco em 1 copo d’água.
  2. Deixe esfriar por 15 minutos, coe e adicione 2 colheres de sopa de mel.
  3. Misture no leite.
  4. Beba!

#2 Ajuda a Tratar Artrite

Para combater a artrite, lembre-se que a piperina (substância natural) presente na pimenta é altamente benéfica para tratar artrite devido as suas propriedades anti-inflamatórias e anti-artríticas.

Para aliviar as dores nas articulações, misture uma parte de óleo essencial da pimenta do reino com uma parte de óleo de amêndoas e massageie as regiões mais doloridas.

#3 Cuida de Crises Depressivas

A piperina na pimenta do reino age como antidepressivo natural, aumentando a produção de serotonina que regula o humor. Com pouca serotonina, ficamos depressivos.

Além disso, a piperina aumenta ajuda ao cérebro a pensar com mais clareza. Ela reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Adicione pimenta do reino em suas refeições diariamente para melhorar seu humor!

#4 Ajuda a Prevenir o Câncer

Previne também outras doenças com suas qualidades antioxidantes, combate especialmente câncer de cólon e mama.

Em estudos verificou-se que a mistura de pimenta do reino com açafrão consumidos juntos em uma quantidade normais, foi capaz de destruir as células-tronco do câncer de mama.

Claro… Comer pimenta não é garantia de combate ao câncer! Para prevenir essa doença, procure ter hábitos de vida saudáveis e, para tratá-la, tenha acompanhamento médico oncológico.

#5 Ajuda a Diminuir o Colesterol

O ideal é manter baixo para garantir uma boa saúde. O colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo organismo. Parte dele é saudável e parte não.

O ideal é manter o colesterol bom (HDL) elevado e o ruim (LDL) baixo. Adicione ¼ de colher de chá de pimenta moída em um copo de leite. Acrescente algumas fatias de cebola bem picadas e beba três vezes ao dia.

#6 Combate a Calvicie

Faça uma pasta espessa com pimenta do reino moída e sementes de limão. Aplique nas áreas onde os cabelos estão caindo e deixe agir por 10 minutos antes de lavar. Esta solução ajuda a revitalizar o couro cabeludo e ajuda no crescimento dos fios.

Suas propriedades agem diretamente estimulando as células do corpo responsáveis pela produção capilar.

#7 Ajuda a Reduzir a Dor de Dente

Um preparo com pimenta (por causa de seus ativos antibacterianos) prepara as defesas naturais do corpo para combaterem as bactérias agressoras.

Para evitar as dores de dente, misture pimenta do reino moída com óleo de cravo e massageie a área dolorosa com essa mistura. Alivia a inflamação das gengivas, sangramentos e mau hálito.

#8 Melhora a Digestão

A pimenta estimula as papilas gustativas e aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, que por sua vez auxilia na digestão adequada. Por melhorar a digestão, os benefícios da pimenta do reino aliviam problemas como cólicas, flatulência, indigestão e constipação.

Com as qualidades antibacterianas ajudam a tratar as doenças intestinais causadas por bactérias.

#9 Funciona para Reduzir a Febre

Reduza a febre com uma Receita Infalível, independente dos outros procedimentos que você possa tomar.

Para se livrar desse sintoma de grandes doenças, faça da seguinte maneira:

  1. Pegue de 5 a 8 folhas de manjericão fresco;
  2. 3 ou 4 grãos de pimenta do reino.
  3. Mastigue bem e tudo junto!

#10 Aliada para Frear o Tabagismo

O cigarro pode causar dependência séria para quem costuma usá-lo com frequência.

Se você quer parar, a pimenta do reino ajuda a reduzir os desejos dos fumantes nos primeiros dias sem o cigarro. A inalação da pimenta do reino é importante para aliviar os sintomas de abstinência do tabaco e podem ser úteis no tratamento do tabagismo!

#11 Alivia a Dor de Garganta

Algumas infecções por vírus, fungos ou bactérias provocam dores fortes e intensas na garganta. Elas incomodam, mais podem ser aliviadas com uma receitinha de pimenta do reino.

Se quer eliminar essa dor…

  1. Esprema o suco de 1 limão;
  2. Coloque um pouco de sal e pimenta do reino moída.
  3. Faça um gargarejo com a mistura.

#12 Ajuda a Parar a Gripe

A gripe pode derrubar alguém como nada mais! Se você está sofrendo com ela, a pimenta pode te ajudar!

Amenize a gripe! Faça um chá com 2 ou 3 grãos de pimenta, um pedaço de gengibre e algumas folhas de manjericão fresco. Tome três vezes ao dia.

#13 Trata Hemorroidas

Para tratar Hemorroidas, triture 20 gramas de pimenta do reino, 10 gramas de cominho e 15 gramas de açúcar. Misture com água e beba diariamente de manhã e a noite.

#14 Alivia a Constipação do Nariz

Veja este preparo para aliviar a constipação:

  1. Misture partes iguais de pimenta do reino moída, canela em pó, cominho e sementes de cardamomo (erva aromática).
  2. Moa tudo até virar um pó e então basta cheirar essa mistura.

O aroma vai ajudar a abrir as narinas congestionadas. Ajuda também a soltar o catarro, pois tem efeito expectorante.  Um outro remédio simples é cheirar uma mistura de pimenta e algumas gotas de óleo de gergelim. Vai induzir os espirros, mas limpará suas narinas.

#15 Combate Náuseas

Se você está sentindo um desconforto e enjoo após ou antes de comer, lembre-se dessa dica simples de pimenta…

Misture pimenta do reino com o suco de 1 limão em um copo d’água, mexa e tome vagarosamente.

#16 Ajuda a Reduzir o Peso

A pimenta funciona como um termogênico natural. Ela eleva a temperatura do corpo para provocar a aceleração do metabolismo para queimar um maior número de calorias em menos tempo. Faça do seguinte modo:

  1. Misture ¼ de colher de chá de pimenta moída em um copo d’água.
  2. Acrescente duas colheres de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de mel.
  3. Mexa bem e beba diariamente!

#17 Melhora a Aparência da Pele

Problemas na pele podem surgir até mesmo com a mudança brusca de clima. Para tratar esses problemas com mais facilidade, utilize uma pomada feita com pimenta moída e manteiga vegetal.

Isso funciona principalmente para os casos de alergias cutâneas, eczemas e escabiose.

#18 Pára Sangramento

Se você está percebendo uma demora no sangramento de um ferimento… Cubra a área afetada com pimenta do reino moída, coloque um papel toalha e sele com um esparadrapo. Deixe agir por 10 minutos até o sangramento parar.

#19 Ela Acaba com os Soluços

Para acabar com os soluços, coloque um punhado de pimenta próximo ao seu nariz, inale com força por algumas vezes até os soluços sumirem. Não vai demorar nada!

#20 Combate a Tosse Seca

Triture 5 ou 6 grãos de pimenta e adicione um pouco de mel puro. Tome uma colher de sopa dessa mistura caseira para saúde diariamente até a tosse passar. A pimenta do reino tem propriedades antimicrobianas.

Pode também adicionar a pimenta num copo de leite quente e beber após esfriar um pouco.

Dicas de Consumo

É recomendável que o grão da pimenta seja moído na hora, pois isso evita os riscos de contaminação e adição de produtos químicos que ajudam a conservar o tempero. Acrescente um moedor manual em sua cozinha ou recorra do velho pilão!

Leia Também:

Pimenta do Reino – Ótima para a Saúde
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *