Onde encontrar Vitamina A nos Alimentos


Protetora da visão, a vitamina A deve ser consumida constantemente


Vitaminas são essenciais no cuidado com a vida do ser humano. Elas podem ser solúveis em água ou lipídios e cada uma exerce determinada função no organismo.

A vitamina C atua no sistema imunológico, a D no fortalecimento ósseo, a K na coagulação sanguínea, a E na formação dos espermatozoides e no combate aos radicais livres, as do complexo B atuam em diferentes processos metabólicos.

A vitamina A, por sua vez, pode receber o nome de retinol. Sua função é facilmente detectada por meio desse outro nome bem sugestivo.

Ela sintetiza e cuida das proteínas da visão noturna, mas também de todas as células do tecido epitelial.

Isso significa que a vitamina A é importante para os olhos e a pele. Sua carência pode determinar o surgimento de doenças.

Onde encontrar vitamina a nos alimentos

Doenças da carência de vitamina A

  • ­ Alterações na pele: ressecamento grave da superfície cutânea
  • ­ Xeroftalmia: ressecamento da córnea.
  • ­ Cegueira noturna: onde há penumbra, se vê escuridão total. Ou seja, só se enxerga nos lugares em que chega um feixe de luz.

Precisa­-se ser específico para saber onde encontrar vitamina A nos alimentos

Não são todos os legumes, frutas ou carnes detentores desse nutriente. Tendo em vista sua funcionalidade, é bom conhece-­los. Até mesmo porque não são poucos e podem agradar a muitos.

Fígado

O fígado é um órgão que filtra e quebra todas as substâncias presentes no sangue. Nele se reservam todas as vitaminas.

Logicamente, comer fígado garante que se ingira todas as vitaminas necessárias.

Alimentos oleosos naturais

Pensando-­se na solubilidade da vitamina A ­ isto é, no tipo de substância em que ela se dissolve e passa a compor, aquelas comidas orgânicas ricas em lipídios serão quase sempre as que conterão a vitamina A.

  1. Laticínios como o queijo minas contém quantidades significativas da vitamina. Sendo a vaca um animal que se alimenta de gramíneas, produtor de vitamina A, o leite é um desses alimentos onde ela vai estar presente.
  2. Azeite de dendê possui uma boa porção a vitamina A. Além disso, esse óleo faz bem para os cabelos e a pele, tendo que ser evitado somente em cabelos descoloridos ou pintados com coloração amarelada, pois pode mudar a cor. Também é muito gorduroso e calórico. Com tudo, seu uso deve ser
  3. As aves produzem bem vitamina A e essa é transmitida aos ovos. Mais precisamente, o retinol se deposita na parte chamada de gema. O teor vitamínico é alto, mas a capacidade de aumento nos níveis de colesterol ruim pelo exagero de gema na dieta é igual. Mesmo que o sabor agrade a maioria das pessoas, a gema não deve ser exacerbada.
  4. Na manteiga sem sal, lipídio puro, está presente enormemente a vitamina A!

Cenoura

A cenoura ganha disparado de todos os outros alimentos, perdendo apenas para o fígado por razões óbvias. Nela está contido não a vitamina A em si, mas o betacaroteno.

O betacaroteno é um carotenoide que, num processo bioquímico é convertido no retinol. Sendo assim, ela é rica em precursor de vitamina A.

Para uma excelente dose, deve-se comer a cenoura crua e não cozida.

Vegetais escuros

Os vegetais escuros são geralmente os mais nutritivos. O espinafre e a couve manteiga mantém nas propriedades nutricionais a vitamina.

O espinafre é dentre eles o que mais a inclui, pouco menos de duas vezes mais que a couve.

Batata-­doce

Já se sabe que a batata-­doce é benéfica para a saúde . Seus bens e seu sabor vem conquistando o mundo ocidental na corrida pelo corpo ideal.

Seu índice glicêmico é baixo, seu carboidrato é de qualidade, ampla em fibras, sacia o apetite e cheia de vitamina A!

Frutas

Assim como no caso dos vegetais escuros, há duas frutas que se destacam pela quantidade de vitamina A. O mamão, assim como a cenoura, retém em sua composição o beta­caroteno.

A manga é outro fruto que merece atenção. O nível de retinol nela presente é elevado.

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