O que São Probioticos? Descubra Tudo Sobre!


O que são Probioticos? Saiba Tudo Neste Post!


Afinal, o que são probioticos? Sua terminologia vem do grego e significa “pró-vida”,  ou seja, a favor da vida. 

A definição de Probióticos é proveniente de bactérias benéficas ao intestino, que ao atuarem facilitam o processo digestivo e auxiliam na absorção de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

Podendo estar incluídos em produtos, como alimentos, medicamentos e suplementos dietéticos. Eles atuam na produção de compostos antimicrobianos e antibacteriano.

Um exemplo de probióticos são os suplementos alimentares ricos em microorganismos vivos, que afetam de forma benéfica o organismo, através do equilíbrio intestinal.

o que são probioticos

Funções Básicas dos Probioticos

  • Fortalecem o sistema imunológico

Aumentam as células protetoras, prevenindo o câncer e reduzindo doenças infecciosas.

  • Aumento e a absorção de vitaminas e minerais 

Cálcio e ferro, também de outros minerais,  as vitaminas do Complexo B, dando assim maior capacidade do valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, e facilitando o funcionamento de todo sistema neurotransmissor.

  • Aumento da enzima

Possuem uma particular importância para indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que  facilita a digestão da lactose.

  • Efeito funcional no organismo

Equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo de desintoxicar excessos e venenos.

O que São Probioticos? Saiba Onde Estão Presentes

Eles estão presentes nos alimentos em forma de Lactobacillus acidophillus , Lactobacillus casei e Lactobacillus bifidum, que são acrescentados em alimentos que passam a ser denominados probióticos.

Lactobacilus acidophillus

São bactérias que se alojam no intestino e o protege. Ele produz uma enzima chamada lactase que transforma o açúcar produzido pelo leite em açúcar simples, de fácil digestão. Isso é muito importante para quem é intolerante à lactose.

São encontrados em iogurtes naturais, fermentados e nos alimentos orientais à base de soja, como verduras e legumes, que podem ser comprados em lojas específicas.

Há também os probióticos naturais em fórmula de capsulas e em pó, como a quitosana probiótica (que auxilia no emagrecimento e no tratamento do colesterol alto), que tem a função de controle da acidez estomacal, causada principalmente por refluxo, gastrites e úlceras.

Dentre diversas funções desse lactobacilus, uma delas é o aumento da imunidade, principalmente nas infecções causadas por fungos como a candidíase e outras bactérias. Com a imunidade boa, é possível se prevenir contra as alergias e problemas cardiovasculares.

Na atuação hepática também, com o controle da produção da bílis pelo fígado, e é usado na coadjuvante nos tratamentos da hepatite, da fixação do cálcio, e no tratamento de emagrecimento, com a metabolização das gorduras e a aceleração do metabolismo.

As gestantes não devem usar o produto antes de uma prévia consulta médica.

Lactobacillus casei

Encontramos nos leites, queijo principalmente o cheddar e carnes fermentadas. São bactérias da microbiota intestinal, que auxilia no equilíbrio gastrointestinal, melhora a resposta imunológica, aumenta a absorção da lactose no organismo, diminui o crescimento das bactérias patogênicas como as cancerígenas.

Lactobacillus bifidum

Presentes na manteiga e no queijo, esse tipo de bactéria quando em contato com o organismo, tende a diminuir o estresse diário, com o consumo de bebidas alcoólicas e com o uso do antibiótico por um período muito longo.

O consumo de queijos, leites fermentados, iogurtes, manteigas ou mesmo industrializados em pó ou em cápsulas, aumentam a sintetização das vitaminas dos complexo B, como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, auxiliam também na produção do ácido lático e acético.

Se alguém te perguntar “o que são probioticos?” você já vai saber responder!

Faz uso de algum? Deixe o seu comentário neste post =)

Saiba Mais Sobre os Probióticos e Suas Funções (VÍDEO)

Você Também Vai Gostar De…

O que São Probioticos? Descubra Tudo Sobre!
Avalie este post



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *