O Que São Prebioticos? Descubra Tudo Sobre.


O Que São Prebioticos? Confira Agora!


Está curioso para saber o que são prebioticos? Eu também estava, pois só conhecia os probióticos! Então o Alimentos Poderosos foi atrás de informação para compartilhar aqui com você.

Os prebióticos são as fibras e carboidratos que não são digeridas no estômago, apenas tendo sua função no intestino, onde atuam a favor do equilíbrio itnestinal. Além disso, auxiliam na formação das fezes e aumentam as bactérias probióticas na nossa flora intestinal.

Sua atuação direta no intestino…

  • diminui os riscos de infecções, devido ao equilíbrio que proporciona no ph intestinal
  • impede a proliferação dos microrganismos patogênicos, de absorção de gordura e açúcares
  • evita doenças cardiovasculares e o diabetes
  • proporciona maior absorção de minerais, como o zinco, cálcio, magnésio e o ferro.
  • previne doenças ósseas, principalmente a osteoporose
  • evita o desenvolvimento da anemia
  • aumenta a imunidade devido a função antioxidante dos radicais livres.

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O que São Prebioticos? Em Quais Alimentos Estão Presentes?

Os prebióticos podem ser ingeridos normalmente todos os dias, sem exageros, para se conseguir um bom efeito no organismo.

Quando falamos de prebióticos, temos os alimentos subdividos  da seguinte maneira:

Os que Aceleram a Digestão

São aqueles que tem como função intensificar a flora intestinal, aliviar a constipação, diminuir a concentração fecal , a incidência de tumores no cólon, auxilia na diminuição dos níveis de uréia e ácido úrico.

Os que Aumentam a Imunidade

Evitando infecções e septicemias. São encontrados na cebola, alho, tomate, banana, nos cereais integrais como o trigo, a cevada, aveia, o mel e a cerveja ( menos indicado).

Os Ricos em Pectina

São fibras naturais encontradas nas entre cascas de algumas frutas cítricas. São altamente solúveis em água ligando-se aos ácidos de açúcares e de frutas que formam um gel.

No intestino essa ação serve para englobar as gorduras e os açúcares na digestão, diminuindo os triglicerídeos e o colesterol ruim, como também a glicemia.

As frutas em que encontramos mais pectina são maçã, maracujá, tangerina. Há frutas também que possuem um pouco menos de pectina, mas que devem ser incluídas no cardápio, que são amora, pera, figo e abacaxi.

As Fibras Lignas

São fibras dietéticas indigeríveis, atuando diretamente no intestino.

Estão presentes em alimentos vegetais como a cenoura e brócolis, frutas como morango e nas cascas das oleaginosas como a linhaça, o gergelim e as amêndoas, e das leguminosas como o feijão, a soja, a lentilha e a ervilha.

As Fibras Inulinas

É considerada uma fibra solúvel, que serve de nutrientes para as bactérias intestinais. 

A inulina é um tipo de açúcar que não aumenta a glicemia, podendo ser usada na alimentação de diabéticos e nas dietas para fins de emagrecimento.

A inulina é encontrada nas raízes das chicórias, alcachofras, alho poro, cebola, alho, repolho e aspargo.

Os alimentos que possuem inulina causam flatulências e desconforto intestinal.Recomenda-se a sua ingestão aos poucos, para que o organismo se acostume.

Agora você já sabe o que são prebioticos?

Deixe o seu comentário neste post sobre o assunto! =)

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