Nutrientes da Carne Vermelha


Descubra como esses nutrientes da carne vermelha vão ajudar você!


A carne vermelha é indispensável em qualquer dieta. É um alimento rico em proteínas (como você talvez já saiba), vitaminas e fibras. E esse é só o começo dos nutrientes da carne vermelha!

Visão Geral da Carne Vermelha

É o alimento que contém a maior quantidade de ferro, importante para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos que merecem uma atenção especial: crianças, gestantes e idosos em geral.

Os nutrientes da carne vermelha são importantes para gestantes que precisam de vitamina B6, B12 e ferro para a formação do feto. Essas 3 substâncias atuam no desenvolvimento do sistema nervoso central e na formação dos órgãos do feto.

Nas crianças, os nutrientes da carne vermelha estão correlacionados principalmente na formação física e intelectual, evitando também a anemia.

Quando envelhecemos, vamos perdendo nutrientes necessários para a manutenção dos órgãos vitais, perdemos o tônus muscular e podemos ter doenças crônicas. Daí a importância desses nutrientes da carne vermelha, principalmente o potássio, o magnésio e as vitaminas do complexo B para os idosos.

Nutrientes da Carne Vermelha

Vitaminas que Fazem a Diferença na Carne Vermelha

Os nutrientes da carne vermelha podem ajudar a suprir as necessidades do seu organismo em:

Vitamina B1 – importante para a saúde do coração e do sistema nervoso;

Vitamina B2 – ajuda o seu corpo a liberar energia a partir de alimentos e é encontrada principalmente na carne de fígado;

Vitamina B3 – é encontrada no fígado que é importante para a construção da estrutura da pele;

Vitamina B5 – é um elemento chave na produção de glóbulos vermelhos em seu corpo (são nutrientes da carne vermelha que ajudam a aumentar a imunidade);

Vitamina B6  ela é necessária para um sistema nervoso saudável;

Vitamina B12 – ajuda a liberar energia a partir de alimentos e é importante para a produção de glóbulos vermelhos.

O que mais tem na Carne Vermelha

Além das vitaminas, a carne é um alimento de alto valor proteico, capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais.

A carne vermelha contém proteínas de alto valor biológico e micronutrientes importantes para uma boa saúde ao longo da vida. Contém também uma série de gorduras, incluindo ácidos ômega-3 e gorduras essenciais.

Nutrientes da Carne Vermelha ajudam você a ter ânimo para trabalhar

Zinco: nutriente que impulsiona o seu sistema imunológico, essencial para o desenvolvimento físico e mental, cicatrização de feridas e controle do apetite. Uma porção de 85g de carne fornece 39% do zinco da recomendação diária;

Ferro: é um mineral que desempenha um papel vital em muitas funções biológicas. Ele ajuda a transportar oxigênio para as células e tecidos do corpo, auxilia na tomada de novas células vermelhas do sangue, no desenvolvimento cerebral e fortalece o imunidade. Tudo para manter você saudável!

Proteínas: elas são parte de todos os tecidos do seu corpo, incluindo músculos, órgãos e ossos. As proteínas formam os hormônios e enzimas que regulam os processos do corpo, além de trabalharem com o sistema imunológico para protegê-lo de doenças.

Vitaminas: promovem o crescimento e mantém a saúde. Você precisa de vitaminas essenciais do complexo B para ajudar você a enfrentar o dia-a-dia.

Gorduras: pode ser estranho, mas elas também são essenciais! Auxiliam na absorção de vitaminas solúveis e a síntese de hormônios, além de uma fonte de energia.

Selênio: um antioxidante que trabalha junto com a vitamina E para ajudar a prevenir danos às células do seu corpo. A carne, por ser uma excelente fonte deste nutriente, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Colina: o que você come pode ajudá-lo a se tornar mais inteligente sim! Colina desempenha um papel vital na cognição e funções na memória de curto e longo prazo.

Ácido Linoleico Conjugado (CLA): tem um papel na prevenção do câncer pela inibição do crescimento e o desenvolvimento do tumor e pode afetar a composição corporal, diminuindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular magra.

Indicações Finais Sobre a Carne Vermelha

Carnes Magras é a melhor indicação para você ter seus nutrientes de forma adequada.

As carnes magras se encaixam facilmente em dietas com pouca gordura com o objetivo de diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Assim você pode comer 170g de carne vermelha magra até cinco vezes por semana, como parte de uma dieta baixa em colesterol!

Quando o consumo chega a fazer mal é devido ao consumo de carnes vermelhas gordurosas. Deve-se dar preferência às carnes magras para dieta como patinho e lagarto. Deixe os mais gordurosos como picanha e cupim para ocasiões especiais!

Escolha pratos assados, grelhados ou cozidos para não aumentar o valor calórico e a quantidade de gordura.

Informação é tudo para uma Alimentação Saudável!

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