Noni Cura o Câncer?


Conferimos se o Noni cura mesmo o Câncer. Veja o que aconteceu!


O nome original desta fruto tão polêmico é Morinda Citrifolia, popularmente conhecido como Noni. Sua popularidade e usos no Brasil levantaram uma pergunta: O Noni Cura o Câncer?

Originário da Polinésia, mas já cultivado no Brasil, mais precisamente em São Paulo e no Pará, ele tem muitas restrições pelos órgãos de saúde do nosso país.

Há controvérsias sobre os seus benefícios, mas a luta maior dos cientistas é para se chegar num consenso sobre a real interferência do Noni na cura do câncer. Seu fruto amarelado, com cheiro estranho (em alguns lugares é chamado de fruta de queijo ou fruta de vômito, devido ao seu forte odor) e gosto nada agradável. Lembra um pouco a nossa fruta do conde.

noni cura o câncer

Estudos para saber se o Noni Cura o Câncer, ou não!

Até hoje cientistas estudam o efeito medicinal do Noni e seus maiores interesses é que as pesquisas possam ajudar a diminuir o risco de câncer na população em geral.

No câncer, as células se multiplicam de forma desordenada e se tornam “imortais”. Os tumores surgem dessa “desordem” celular. O Noni não impede essa mutação, mas uma dieta balanceada e natural é uma das formas de prevenção da doença. Mas a ANVISA afirma que o Noni não está entre esses alimentos que “curam” (ou pelo menos detém) o câncer.

Até que ponto o Noni é Milagroso?

Muitos acreditam que o Noni cura o câncer porque existem resultados promissores ao longo de décadas, em vários países que se utilizam do Noni como uma tábua de salvação para os males, eles acreditam que estão diante de um fruto ‘milagroso.’

Eles afirmam ter mais de cem aplicações medicinais que o Noni pode interferir, desde as ações anti-inflamatórias , a melhora do sistema digestivo, diabetes, mal de Alzheimer, arteriosclerose até a cura do câncer.

Entretanto, aqui no Brasil o Noni é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ( ANVISA ). Segundo o órgão, as poucas informações e os estudos toxilógicos disponíveis até o momento são insuficientes para um consumo seguro.

A ANVISA cita casos de efeitos colaterais sérios, por exemplo, de que há suspeita que o fruto desencadeie danos irreversíveis no fígado e nos rins como é o caso da hepatite e hepatotoxicidade.

As pessoas estão sendo Enganadas!

Mesmo o Noni sendo proibido, não é difícil encontrar produtos derivados do Noni. Numa busca na internet você encontra sites de venda oferecendo sucos, chás, cápsulas e até mudas da planta.

Então, é muito importante avisar a todos que o Noni é proibido no Brasil e que as consequências de se acreditar que o Noni cura o câncer e continuar tomando receitas com a fruta ou remédios feitos a partir dela!

Falta de provas se o Noni Cura o Câncer

Na realidade, há pouquíssimas pesquisas científicas sobre os efeitos do Noni no organismo, o que o torna uma dúvida para a medicina ocidental. Não há estudo que prove que o fruto promova a perda de peso, por exemplo, que é um dos benefícios alegados ou que o Noni cura o câncer. Os estudos são inconclusivos.

Outros Estudos Sobre o Noni

Outro estudo reuniu 96 voluntários, que beberam o suco de Noni durante dois meses. Três pessoas desistiram da pesquisa e uma precisou ser retirada por ter um nível elevado de ALT e AST, uma enzima produzida pelo corpo quando há danos no fígado.

Essas e outras pesquisas que registraram efeitos tóxicos do Noni no organismo são usadas como um dos argumentos para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíba, desde 2007, o plantio e a comercialização do fruto no Brasil.

O recado que tanto autoridades quanto profissionais da saúde dão, portanto, é evitar o Noni. Espere que a medicina e as pesquisas evoluam um pouco mais para decidirem se o Noni cura o câncer mesmo ou não.

Noni Cura o Câncer?
(93.33%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *