Lentilha Benefícios e Malefícios


Reza a lenda que essa leguminosa simboliza riqueza e, por isso, deve incluir um prato de lentilhas na ceia de Réveillon


A tradição secular de incluir esses grãos na noite de final de ano foi trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus. Diz os costumes ainda que a lentilha seja temperada com um a folha de louro que traz bons fluídos e amplia a riqueza por todo o ano.

Crendices à parte é um alimento apetitoso para começar o ano, mesmo até que você não acredite em superstições, mas não custa nada apostar.

Lentilha e Seus Benefícios

lentilha beneficios e maleficios

É uma excelente fonte protéica e rica em fibras insolúveis, evitando a absorção de gordura. Reduz o colesterol alto e controla bem o diabetes.
Considerada um substituto da carne e de fácil digestão. Atua como antioxidante prevenindo o envelhecimento das células e o surgimento do câncer.

Sua riqueza em ferro e em ácido fólico ajuda no combate à anemia, atua no sistema nervoso, evitando as doenças degenerativas. A presença do cálcio e isoflavonas induzem a produção de hormônios que vão atuar diretamente nos ossos. Melhora o sistema imunológico e protege os intestinos e, por ser poderoso antioxidante, impede que ocorra o câncer do intestino.

A presença de flavanoides, sais minerais, vitaminas, magnésio, zinco, selênio, potássio, fósforo e outros também trazem benefícios para a região cardiovascular, fortalece os músculos e rejuvenesce.

Lentilha e os Benefícios Para Emagrecer e Para o Humor

É muito usada no emagrecimento devido à saciedade causada pela grande quantidade de fibras presentes. Ela possui uma substância chamada tripsina que é inibidora de apetite, ajudando também na digestão e na perda de peso. Facilita todo o caminho do alimento no trato digestivo e intestinal.

Lentilhas contém triptofano que é um aminoácido que promove a produção de serotonina, provocando aquela sensação de bem estar e de
felicidade. Significa que um prato de lentilhas vai permitir se livrar da depressão e vai lhe propiciar mais energia para viver.

Lentilha e os Malefícios

A lentilha pode produzir em algumas pessoas o aumento de gases que são incômodos, por isso, quando surgir deverá diminuir o consumo ou até
mesmo deixar de usar, se o caso se agravar.

A produção de gases em excesso provoca inchaço no abdômen, desencadeando dores abdominais, como cólica e até mesmo diarréia. A partir desse quadro poderá surgir a síndrome do intestino irritável.

Não se recomenda comer lentilhas quem tem um rim sensível e vesícula biliar, podendo causar a formação de cálculos biliares. Quem sofre de gota, doença articular e hemorróidas também não recomendado o uso de lentilhas.

De qualquer forma, se não tiver problemas maiores, prepare um prato de lentilhas e tenha um ano grandioso!

Lentilha Benefícios e Malefícios [VÍDEO]

Gostou deste Artigo? Leia também:

Lentilha Benefícios e Malefícios
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *