Falta de Fósforo no Organismo – Quais os Sintomas?


Quando ele falta, as doenças surgem e dão sinais.


Neste artigo, você vai ver que com a falta de fósforo no organismo sintomas comuns são vistos quando há uma alimentação deficiente. Existem inúmeros alimentos ricos em fósforo e que podem ser incluídos no seu cardápio diário.

O fósforo é um elemento mineral que está presente tanto em alimentos de origem vegetal como animal. Nosso corpo precisa de fósforo para cumprir muitas tarefas.

Ele filtra os resíduos e repara seus tecidos e células. Ele é o segundo mineral mais abundante no nosso corpo, já que o primeiro é o cálcio.

Importância do fósforo no organismo e seus benefícios

falta de fósforo no organismo sintomas

O fósforo trabalha em conjunto com o cálcio para ajudar no fortalecimento dos ossos e dentes e previne a osteoporose, artrite, artrose e o raquitismo.

Integra as estruturas moleculares do DNA (Ácido Desoxirribonucleico ) e RNA ( Ácido Ribonucleico ) que são responsáveis por toda a composição genética.

Como ele age na contração dos músculos, colabora para eliminar a fadiga quando há necessidade dos músculos exercerem atividades exaustivas.

O fósforo ajuda no processo de eliminação das toxinas que o rim exerce com a sua capacidade de filtrar as impurezas. E ajuda também no controle dos batimentos cardíacos ajudando preventivamente.

É Importante também lembrar a sua manutenção de um bom desenvolvimento cognitivo ajudando a manter o cérebro saudável e como trabalha em conjunto com o sistema endócrino, consegue manter os hormônios devidamente equilibrados.

Este elemento é essencial para prevenir doenças como prisão de ventre,diarréia, entre outras, por ser um mineral que ajuda diretamente na digestão, pois interage nas reações químicas necessárias e na absorção dos nutrientes.

Falta de Fósforo no Organismo Sintomas Comuns

Veja abaixo os príncipais sintomas quanto à falta de fósforo no organismo:

  • Dores nas articulações com ocorrências de problemas ósseos,fraturas e o surgimento da osteoporose;
  • Uma falta de apetite fora do normal;
  • Sensação frequente de dormências e tremores;
  • Cabelos e unhas que começam a enfraquecer;
  • Aumento da frequência cardíaca – taquicardia;
  • Diminuição na libido diminuindo o desejo sexual;
  • Irritabilidade por pouca coisa;
  • Ansiedade frequente;
  • Fadiga e cansaço sem ter feito quase nada;
  • Falta de memória bem evidente nas atividades banais;
  • Perda de peso devido à anorexia;
  • Raquitismo evidenciando problemas para o crescimento.
  • Bom lembrar também que algumas condições de saúde como diabetes, fome e alcoolismo podem causar queda dos níveis de fósforo no organismo.

Alimentos que mais contém fósforo

Temos necessidade de consumir em média 700 mg de fósforo por dia. O importante é investir em alimentos ricos nesse nutriente:

  • Leite e derivados (queijos)
  • Carne bovina
  • Castanha do Pará e castanha de caju
  • Amêndoa, avelãs e amendoim
  • Ovos
  • Peixes
  • Alho
  • Carne de porco
  • Feijão
  • Aveia

OBS: Para se ter um resultado equilibrado e uma saúde saudável, consulte um Nutricionista antes de buscar suplementos de fósforo e siga atentamente suas orientações e indicações de consumo.

Benefícios, sintomas de deficiência e alimentos ricos em Fósforo [VÍDEO]

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