Dieta Vegetariana – Alimentos Que Não Podem Faltar


Dicas para Dieta Vegetariana – De Quais Alimentos Você Realmente Precisa??!


Na dieta vegetariana, todos os tipos de carnes vermelhas, aves, peixes e seus derivados são cortados da alimentação. Algumas pessoas que seguem essa alimentação acabam incluindo laticínios ou ovos mesmo estes sendo alimentos de origem animal.

Veja como existem diversos tipos de vegetarianismos, são eles: 

Ovovegetariano – aquele que inclui o ovo em sua dieta, mas não utiliza laticínios.

Lactovegetariano – aquele que não utiliza o ovo, mas faz uso de leite e laticínios.

Ovolactovegetariano – aquele que consome além do ovo, o leite e laticínio em sua dieta.

Vegano – aqueles que não consomem nada de origem animal. Esses são considerados os vegetarianos puros.

dieta vegetariana

Além de vegetarianos, existe um conceito parecido, mas um pouco mais radical… O veganismo não admite que se use nada de origem animal ou que, durante a confecção, explore os animais.

Continue lendo e aprenda mais sobre o mundo dos vegetarianos!!

Dieta Vegetariana – 13 Razões Para Fazer

Não comer carne ajuda a prevenir doenças degenerativas do corpo humano entre muitos outros benefícios para o corpo humano.

Até hoje não há casos de aumento de doenças pelo fato de fazer uso desse tipo de dieta, desde que não falte nenhum nutriente para o bom funcionamento do organismo. E mais alguns bons motivos:

  1. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos riscos de doenças cardiovasculares.
  2. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos riscos de câncer.
  3. É comprovado que vegetarianos correm menos riscos de diabetes, principalmente a do tipo 2.
  4. Vegetarianos tem 20% a menos de colesterol que as pessoas que comem carne.
  5. A carne contém substâncias como hormônios, pesticidas e antibióticos que são dados aos animais em cativeiro. Estas substâncias são 15 vezes mais concentradas na carne que nos alimentos vegetais.
  6. O sofrimento dos animais que são criados em cativeiros e destinados ao abate não encontra justificação racional quando podemos nos nutrir de outros alimentos.
  7. Casos de envenenamento por comida são em sua maioria causados pela carne.
  8. Podemos obter através de uma alimentação vegetariana equilibrada todas as vitaminas, proteínas e minerais necessários à sobrevivência.
  9. A digestão da carne é uma digestão difícil, que consome energia e causa cansaço após sua ingestão. A alimentação vegetariana é leve e não sobrecarrega o organismo e ajuda no emagrecimento.
  10. A alimentação vegetariana é mais barata e econômica. Com o dinheiro de 1 quilo de carne você pode fazer um sacolão de legumes e verduras.
  11. Maior eficácia nos antioxidantes e maiores benefícios no combate à hipertensão;
  12. Maior longevidade, pele cabelo e unhas com mais saúde;
  13. Bom funcionamento intestinal, devido ao consumo de fibras, principalmente nos vegetais verdes escuros e nos grãos.

Cuidados Que Você Precisa Ter para ser Vegetariano

A falta de cálcio e ferro podem afetar no desenvolvimento cognitivo.

Proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, manganês, magnésio, ou outro componente qualquer, podem provocar sérios problemas na saúde, desencadeando algumas doenças como anemia, baixa da imunidade, problemas de pele, ossos, como o aparecimento da osteoporose e outros.

Outro problema dos vegetarianos é compensar a falta de proteína com açucares refinado. Portanto, deve-se incluir sempre uma proteína vegetal para aumentar a saciedade e suprir a vontade de ingerir doces.

É importante o acompanhamento da dieta vegetariana pelo nutricionista, pois se houver falta de algum nutriente, o profissional poderá substituir aquele nutriente por outro, para que não haja o desequilíbrio em qualquer parte do organismo.

Dieta vegetariana – Alimentos Que Devem Ser Incluídos

Grãos integrais

  • Arroz Integral;
  • Quinoa;
  • Trigo;
  • Aveia.

Leguminosas

  • Feijão;
  • Azuki
  • Lentilha;
  • Ervilha;
  • Grão-de-bico;
  • Soja.

Verduras verde escuras

  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Alho poró.

Sucos verdes 

Prepare Sucos Verdes com frutas, vegetais escuros e cereais magros como aveia, linhaça e quinoa.

Frutas frescas 

  • Laranja;
  • Damasco;
  • Banana;
  • Tangerina;
  • Ameixa;
  • Goiaba;
  • Mamão.

Sementes 

  • Linhaça;
  • Girassol;
  • Gergelim.

Castanha 

Aconselhável pelo menos 1 por dia. Rica em ômega 3, uma gordura benéfica para o sistema cardiovascular.

Tofu 

O Tofu substitui a carne. É um queijo de soja que possui algumas propriedade da carne.

Gostou Desta Dica? Talvez Você Goste Destas Também:

Dieta Vegetariana – Alimentos Que Não Podem Faltar
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *