Dieta sem Lactose – Dicas de Como conseguir


Aprenda a viver sem lactose


A lactose é um componente químico encontrado nos derivados de leite. Normalmente, ela não traz mal algum para o ser humano, sendo tolerada e digerida pelo organismo. Existem, porém, algumas razões pelas quais milhões de pessoas precisam fazer uma Dieta Sem Lactose.

A Hipolactasia é uma das principais razões. É o nome dado à doença na qual o corpo não produz uma enzima capaz de quebrar totalmente a lactose e ela acaba continuando o caminho da digestão completa; até chegar ao intestino grosso e feri-lo.

Além da Hipoclasia, existe a simples, mas perigosa, alergia à lactose. Nesse caso, as células de defesa do corpo entendem que a lactose é uma substância perigosa e tentam combatê-la. Os resultados vão de reações leves como coceiras a reações graves como a dificuldade de respirar.

Derivados do leite, em sua maioria, carregam grandes quantidades de calorias que aumentam o tecido adiposo e não fornecem bons nutrientes para o emagrecimento e uma vida mais saudável. Pensando nisso, procurar distanciamento dos produtos com traços de lactose parece boa ideia.

A Lactose engorda?

Ao nascer, todo ser humano precisa beber o leite materno se esse se encontrar em condições normais de saúde. Com o passar do tempo, a dieta muda e deve mudar. Mesmo que ainda se produza a lactase (enzima que ajuda na digestão da lactose), ela não se mantém em níveis altos. Assim, cada vez mais os adultos começam a ter dificuldades para terminar a digestão da lactose. Logicamente, o nível de produção da lactase varia conforme a pessoa.

A digestão mais lenta da lactose faz com que ela cause maior retenção hídrica, dilatação da região abdominal e absorção demorada dos demais nutrientes.
Portanto, retirar a lactose da dieta pode significar diminuir as medidas, pois ela provoca inchaço e fadiga.

Dieta sem Lactose – Dicas de Como conseguir

Mantenha Distância

Para começar, o primeiro passo é se lembrar que o leite de vaca não é seguro nem mesmo sendo ele desnatado ou semi-desnatado. Os únicos tipos de leite seguros são aqueles ditos sem lactose, como o leite de soja.

Os derivados de leite de todo o tipo devem ser evitados, mesmo que eles possuam quantidades muito menores de lactose que no leite puro.

Evite:

  • Leite condensado
  • Iogurte (comum e natural)
  • Sorvete
  • Queijos
  • Manteiga
  • Leites com lactobacillus
  • Leite fermentado
  • Soro de leite
  • Bolos que levam leite no preparo
  • Doce de leite
  • Requeijão
  • Coalhada
  • Achocolatados

Leia os Rótulos

O amigo mais seguro de quem deseja restringir a dieta ao consumo de alimentos sem lactose é o rótulo. Nele, deve estar explícita a presença ou a falta da lactose.

O rótulo, contudo, certas vezes tenta enganar com palavras que passam despercebidas pelo consumidor mais atento e são sinônimos para a presença da lactose.

Fique atento a:

  • Lactoalbumina
  • Proteína de leite hidrolisada
  • Leitelho
  • Caseínas
  • Caseinatos
  • Soro do leite
  • Coalha
  • Lactoglobulina
  • Leite em pó

Atenção! Algumas marcas colocam aberta a possibilidade de haver traços de lactose. Esses produtos também devem ser descartados.

Substitua!

Você não precisa parar de fazer sua comida preferida ou se sentir sem opções!

Existem alguns substituintes do leite e seus derivados.

  • Troca-se o leite de vaca pelo de soja;
  • O iogurte natural pelo sem lactose;
  • A manteiga pela margarina ou manteiga de amendoim;
  • O queijo por tofu;
  • Sorvetes por sorvetes naturais sem lactose (dá para fazer em casa mesmo).
  • Em vez de beber o leite, recomenda-se ingerir muita água e algumas xícaras de chás que melhoram a aparência do corpo e da saúde.

Veja o Relato de Quem Tem Intolerância à Lactose (VÍDEO)

 

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