Dieta sem Glúten – Tudo Para Seguir


Como eliminar totalmente o glúten da dieta


A Dieta sem Glúten não precisa ser tão complicada. A proteína vem sendo vista como perigo para o corpo humano e você precisa entender o porquê disso agora mesmo.

Mesmo nutricionistas se dividem entre proibir ou não o consumo de glúten para seus pacientes obesos, porém, é inegável: quem corta o glúten, emagrece.

O que é Glúten?

Glúten é o nome dado à uma proteína presente em muitos grãos. Possui um poder alto de atrair água. É bastante usado para dar textura à massa de pães, bolos e biscoitos na forma de farinhas.

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Porque o Glúten engorda?

A razão mais óbvia que se encontra para explicar o ganho de peso ao se comer glúten é a de que ele anda atrelado a alimentos de caráter calórico. Afinal, é quase parte do senso comum que pães, bolos e massas em geral são carregados de carboidratos.

Fora o primeiro motivo apontado existem outros três: o glúten ser uma proteína de difícil absorção; retardar o metabolismo e provocar fadiga.

Ele é uma proteína que não é digerida facilmente. O organismo precisa trabalhar mais para quebrar o glúten que tantas outras macromoléculas. Uma digestão mais lenta é suficiente para prejudicar a absorção de outros nutrientes e causar um inchaço na área da barriga.

O metabolismo é o conjunto de atividades do organismo para construir e quebrar moléculas químicas. Esse conjunto é prejudicado na presença de glúten.

Um metabolismo rápido faz com que se queime mais calorias em menos tempo, se sinta mais ativo e haja harmonia no funcionamento do corpo como um todo.

Por fim, há a teoria de que o glúten reduz os níveis de serotonina (o hormônio da felicidade), deixando o consumidor mais apático e fadigado.

Ou seja, o glúten provoca cansaço, atrapalhando a rotina e os treinos. Por consequência, dificulta ao usuário conseguir o seu melhor desempenho.

A Principal Motivação

Por suas complicações no decorrer do trato digestivo, o glúten é razão para vários casos de intolerância.

A intolerância leva o nome de doença celíaca, onde o organismo não consegue digerir corretamente o glúten e acaba o levando a irritar a parede do intestino delgado, causando vômitos, inchaço, gases, dores abdominais, diarreia, anemia e osteoporose.

Problemas de pele como psoríase e manchas esbranquiçadas são outros sintomas.

Dieta sem Glúten – Tudo Para Seguir

Sabendo dos possíveis males que essa substância causa ao corpo, a dieta sem glúten parece ser o melhor caminho.

Ela é feita por celebridades de todo o mundo como Giovanna Antonelli, Cris Vianna, Miley Cyrus e Lady Gaga, que fazem a dieta para emagrecer.

O que pode entrar na dieta

O glúten está nos cereais, mas não em todos. Existem certos grãos com os quais não deve haver preocupação.

Não é preciso temer: o milho; o arroz; amaranto; trigo mourisco; mandioca; quinoa; sorgo; soja; tapioca.

Maltodextrina, temperos, vinagre sem ser maltado, amido, açúcares, farinha dos grãos citados acima, derivados do leite que no rótulo declaram serem livres de glúten, óleos, bebidas alcoólicas destiladas são alimentos livres do glúten que geralmente confundem os leigos.

O que não pode entrar na dieta com certeza

O único tipo de trigo que pode ser incluído na dieta é o mourisco. Além dele, nenhum alimento que leve trigo deve ser ingerido.

Cevada, malte, aveia, centeio, achocolatados com malte, queijos misturados com cereais, carnes embutidas estão proibidos!

A atenção ao comprar

Molhos industrializados como maioneses, ketchups, mostardas e barbecue podem conter a proteína.

Assim como eles, amido de trigo, dextrina, cerveja, doces, biscoitos industrializados, dentre outros produtos podem conter ou não o glúten.

Por lei, todo fabricante deve deixar claro no rótulo essa característica. Por isso, a atenção ao comprar é fundamental.

Aposte nas frutas e vegetais

São dois grupos de alimentos completamente livres de glúten! É bom aproveitar a dieta para incluir no cardápio e ficar ainda mais saudável.

Carnes também estão liberadas (dê preferência às magras).

Não frite com farinha de trigo

Ainda que exposta a altas temperaturas, a farinha de trigo não deve entrar na dieta. Além disso, as frituras não são boas para o emagrecimento.

Os óleos quentes, mesmo o azeite, não ajudam em nada à perda de peso.

Não Coma nem um pouco

Os celíacos devem seguir atentamente as instruções, pois pequenas quantidades de glúten costumam causar grandes incômodos.

Felizmente, a indústria está recheada de alimentos livres dessa substância, o que torna a rotina muito mais fácil.

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