Chocolate Beneficios e Maleficios



O chocolate é temido e querido por muitas pessoas. Há quem o use quando está triste ou estressado. Há quem o evite por medo de ter espinhas.

A maioria pensa que chocolate engorda horrores por não entender como ele é diverso.

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Chocolate Beneficios e Maleficios

Tipos de chocolate

Os tipos de chocolate variam de acordo com a quantidade presente neles de cacau sólido e de coa agregadas na mistura. Classificando, tem-se:

  • Extra amargo: 90% é cacau puro.
  • Amargo: 70% é cacau puro.
  • Meio amargo: 50% é cacau puro.
  • Ao leite: 25% é cacau puro.
  • Branco: Não é produzido a partir de cacau puro. Os traços de cacau encontram-se necessariamente na manteiga de cacau utilizada.

Quanto maior a porção de cacau, maior é o número de benefícios. É no fruto usado como matéria prima que se encontram as substâncias benéficas ao corpo.

Fora a ela, o chocolate pode ser feito apenas de açúcar, manteiga de cacau, leite e gordura saturada hidrogenada ou não.

Os Benefícios do Chocolate

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Procianidinas

As procianidinas são substâncias que detém ação anti-oxidante. No decorrer do fluxo pelo sistema digestivo, ela chega ao intestino e previne o câncer lá.

Isso porque ação antioxidante é uma proteção contra os radicais livre e o envelhecimento precoce de tecidos. Ambas coisas causam câncer.

Colesterol ruim

A propriedades do cacau aliviam a pressão arterial impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos por aliviar a pressão interna e o acúmulo de colesterol ruim.

Na gravidez

Se para uma pessoa sem grandes restrições a regularidade da pressão arterial e importante, para uma grávida é mais ainda, pois ela costuma desregular durante a gestação.

O controle de quando e o com estar comendo é uma preocupação muito alta e difícil, mas para o chocolate se deve policiar apenas para não exceder diariamente o consumo de chocolate porquê apenas pouco mais que um dos quadriláteros em que a barra comum é dividida basta como ideal para uma vida mais saudável.

Doce para relaxar

Durante o consumo (isto vale para qualquer uma das variações de chocolate) come-los significa pode desfrutar de um momento feliz ou apenas calmo.

Quando se come doce, o cérebro fica sinalizando que a fonte de energia é certa e que, então, o ser vivo deve buscar mais dela. Esse ciclo vicioso é resultado da liberação de endorfina. Ela, além disso, diminui os níveis de estresse e ansiedade.

Teobromina

A teobromina funciona de forma parecida com a cafeína no organismo. Ela deixa o indivíduo animado e também é diurética ajudando no funcionamento dos órgãos e diminuindo o inchaço do ventre.

É responsável por um aumento nos níveis de bom colesterol (HDL).

Os Malefícios do Chocolate

O gosto do cacau é muito forte e não agrada à todos. Por isso, a indústria criou cada vez mais formas de ampliar o seu mercado excluindo o cacau sólido da composição para colocar no seu lugar coisas que não proporcionam nutrição adequada ao corpo, mas trazem mais compradores para as docerias.

São esses substitutos: o açúcar, o leite, a manteiga de cacau muito mais doce e calórica, aromatizantes e por aí vai. Acontece que os benefícios se esvaem juntamente com puro cacau, tornando o chocolate um inimigo da saúde conforme sua fórmula vai sendo modificada.

A Manteiga de Cacau

O chocolate ao leite utiliza a manteiga de cacau em vez de utilizar o cacau sólido. O problema com esse fato é que a manteiga possui muita gordura saturada e um número calórico elevado.

Ao consumir diariamente, pode-se obter diversas doenças como hipertensão e diabetes tipo 2.

Até no Diet encontra-se falhas

Nos chocolates diets, não existe presença de açúcar e isto é ótimo para aqueles que possuem diabetes tipo 1 ou 2 e apreciam comer chocolate.

Porém, a falta de açúcar não significa a falta de gordura ou a boa nutrição. Logo, se tem a ilusão de não se estar comendo algo que fará mal ao organismo quando na verdade está.

Carboidratos

Os carboidratos são moléculas naturais que participam de processos de geração de energia no corpo. A problemática dos carboidratos é grande pois eles se acumulam quando estão em excesso.

Ou seja, quando não se utiliza os carboidratos para a queima de calorias, eles se aglomeram no tecido gorduroso.

O Glúten

Glúten nada mais é que uma molécula proteica de difícil emulsificação, inflamatória e que, em alguns, provoca o efeito de inchaço na barriga.

O glúten está presente em alguns alimentos naturais como o trigo e a cevada sendo amplamente usado na produção de alimentos industrializados.

A Gordura Hidrogenada

É uma gordura criada a partir da gordura vegetal, mas que em hipótese alguma é saudável. Classificada como a pior em questões de qualidade nutricional. Seus efeitos no ser humano não são sabidos a fundo.

Estudos revelam que ela causa o acúmulo de gordura visceral que pode atingir órgãos importantes como o fígado. Conhecida popularmente como gordura trans.

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