Benefícios e Propriedades do Chá Verde


Descubra os segredos do chá que faz sucesso pelo mundo todo.


Foi na China que começou o cultivo da planta Camellia sinensis que, de tantas propriedades que possui, origina 4 tipos diferentes de chás, os famosos chá coloridos: chá preto, chá branco, chá vermelho e chá verde!

Todos possuem diversos e diferentes efeito sobre o corpo humano, mas o Chá Verde se alastra a cada dia mais pelo mundo, levando consigo sua fama e suas ações poderosas.

Benefícios e Propriedades do Chá Verde

Beleza da Pele

Os antioxidantes presentes no Chá Verde conseguem proteger as células da pele contra a oxidação sofrida com o tempo, incidência dos raios solares, inflamações, estresse e desequilíbrios hormonais.

Todos esses fatores que agridem a pele aceleram o envelhecimento.

A oxidação do tecido epitelial destrói fibras e proteínas fundamentais para a firmeza, suavidade e integridade da pele como o colágeno e a elastina.

Indisposição e Mau Humor

Quando o cansaço impede de começar bem o dia, ser produtivo no trabalho ou na escola o que pode estar faltando é apenas uma xícara de Chá Verde quentinho.

Ele contém uma substância conhecida por ser fortemente estimulante: a cafeína.

A cafeína mexe com o cérebro, pois interfere nos neurotransmissores. Consegue inibir a adenosina e eleva, assim, a produção de dopamina e noradrenalina.

A dopamina comanda a coordenação motora e cognitiva. Dessa forma, ela é crucial para o controle dos movimentos, ao aprendizado, à memória e ao foco.

Noradrenalina é uma grande substância para o combate à depressão.

Como no chá há quantidade de cafeína é menor que no café, seu efeito não chega a ser tão “intenso” e o “start” dado é muito mais seguro e menos viciante. Ainda há a presença de L-teanina que ajuda na redução da ansiedade e do estresse.

Prevenção de Alzheimer e Parkinson

Ao longo da vida, as células cerebrais vão se desgastando. Por isso, algumas doenças neurológicas associadas à velhice vão surgindo.

O Mal de Parkinson e o Alzheimer são duas delas.

O envelhecimento dessas células pode ser retardado com o consumo de Chá Verde, pois ele combate e impede a ação dos radicais livres.

Doenças do Coração

A bebida tem efeitos positivos sobre a circulação sanguínea, protegendo o corpo de algumas das causas mais comuns de danos ao coração do mundo. Ela é eficaz na redução do mau colesterol (LDL) e triglicerídeos.

Trombos e ataques cardíacos têm as chances reduzidas com a ingestão consciente desse chá.

Contra a Diabetes Mellitus Tipo II

O número de doentes com diabetes tipo II, infelizmente, cresce a cada dia.

Essa situação é resultado do aumento, também, de pessoas acima do peso.

De acordo com estudos feitos no Japão, beber diariamente o Chá Verde diminui em 42% as chances do desenvolvimento da Diabetes Tipo II. Isso acontece porque ele melhora a ação da insulina (hormônio que combate a diabetes).

Câncer

O consumo do chá verde reduz as chances de surgirem o câncer de mama, próstata, cólon, pulmão e gástrico.

A função da bebida se deve ao combate aos radicais livres, que poderiam modificar as células desses órgãos e torna-las cancerígenas.

Emagrecimento

Uma das qualidades mais famosas do Chá Verde é a queima mais rápida de gordura corporal. Ela acontece porque o chá se mostra eficaz em acelerar o metabolismo e uso do tecido gorduroso na produção de energia.

Seria, então, essa bebida um importante termogênico e ativador do glucagon. Ótima para quem quer emagrecer com saúde.

Digestão

O Chá Verde ajuda na proteção dos órgãos digestivos como o fígado e o estômago. Protege as células das paredes dessas cavidades contra inflamações e infecções.

Quais São as Propriedades?

De acordo com estudos feitos sobre as folhas após os processos necessários para a preparação do chá, verificou-se a preservação de alguns compostos benéficos à saúde do homem como melhorar o funcionamento cerebral e a redução da gordura.

Doenças, por exemplo, o câncer, podem ser prevenidas com a bebida e suas principais propriedades.

Então, quais são?

  • Catequinas e flavonoides (especialmente a Epigalocatequina galato)
  • Cafeína
  • L-teanina

Veja Como Preparar o Chá Verde (VÍDEO)

Benefícios e Propriedades do Chá Verde
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *