Beneficios do Azeite de Oliva para a Saúde


O Azeite de Oliva prolonga a vida e ajuda na nutrição diária


Há muito tempo atrás, antes de Cristo, já viam e usavam as oliveiras como planta importante para a saúde. Descubra quais são os beneficios do Azeite de Oliva para a saúde explorados até na Antiguidade!

Seu óleo era usado por quase todos os povos do mediterrâneo e considerado artigo de luxo.

Erguiam-se bosques de oliveiras, técnicas especializadas para se apropriar de todos os benefícios possíveis em nome do bem da pele, da saúde e da beleza.

beneficios do azeite de oliva para a saude interna

Os Tipos de Azeite de Oliva

Tanta apreciação e aprimoramento de técnicas trouxeram para o Ocidente o óleo extraído dos frutos das oliveiras e sua igual contemplação nessa parte do mundo.

Os experimentos com essa disseminação surgiram as diferentes versões do Azeite de Oliva e é importante saber quais. São elas:

  • Azeite puro ou comum: esse tipo possui grande acidez (de 1,5% a 3%) e alteração em suas propriedades benéficas. Ele pode ser inclusive misturado com outros tipos para acrescentar algo a mais.
  • Azeite virgem: sua acidez pode chegar a 1,5%, mas também pode ser de 0,8% (essa característica vem expressa no rótulo). Ele mantém parte de seus nutrientes e sabor.
  • Azeite extra virgem: nessa versão, o azeite é ideal em acidez (chega até 0,8%), podendo ser usado para tratamento de pele e cabelo, por exemplo. As propriedades da composição são mantidas fielmente ao natural, sem misturas ou grandes processos químicos. As embalagens geralmente são feitas de vidro grosso e escuro.

Beneficios do Azeite de Oliva para a Saúde

Coração

Um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o coração está a salvo de doenças com os beneficios do azeite de oliva para a saúde. O óleo melhora a circulação e evita que doenças cardíacas surjam, pois limpa das artérias o mau colesterol, que pode gerar trombose, ataque cardíaco e hipertensão.

Redução dos riscos de Câncer

No Azeite, se encontram vitamina E e demais substâncias que atuam como antioxidantes. Os benefícios desse tipo de componentes é o combate a íons de hidrogênio que causam o câncer. A ação dos íons é perigosa para os seres humanos e principalmente para aqueles que já possuem pré-disposição para a doença. Por isso, é fundamental acrescentar alimentos como o Azeite na dieta todos os dias.

Fortalecimento ósseo

O azeite de oliva serve para fortalecer também os ossos do corpo. Tal característica faz com que o azeite seja responsável por melhorar a resistência desse tecido. Além disso, ele também contém a vitamina D, que se une ao cálcio na formação dos ossos.

Prolongamento da saúde mental, capilar e da pele

Com o passar do tempo as células do sistema nervoso vão envelhecendo e se degenerando. Essa é a causa de doenças degenerativas como o Mal de Parkinson e Alzheimer.

Graças às qualidades dos antioxidantes é possível proteger as células de um envelhecimento precoce.

A mesma propriedade é responsável por prolongar a beleza dos cabelos e da pele, pois evita o aparecimento de danos causados pela ação do tempo, dos raios solares e do calor, por exemplo.

Saúde ocular

A vitamina A presente no Azeite é responsável por cuidar das células da visão. O consumo constante de vitamina A garante a prevenção contra uma doença chamada cegueira noturna.

Aumento da imunidade

Com tantas vitaminas (K, E, A e D), polifenóis e boas gorduras o óleo vegetal Azeite de Oliva garante um grande fortalecimento imunológico. As respostas para a defesa do organismo se tornam mais rápidas e eficientes.

Melhor absorção de nutrientes

Incluir os beneficios do Azeite de Oliva no dia-a-dia corresponde ao mesmo que aproveitar de forma mais efetiva os benefícios de outros alimentos, pois o óleo contribui para melhorar a digestão, proteger os órgãos digestivos e manter ideal a os níveis de acidez nos mesmos.

Beneficios do Azeite de Oliva para a Saúde
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *