Benefícios da Cenoura para o Organismo


Popular entre coelhos e pessoas, a cenoura é ótima para a saúde! ;)


A cenoura já é excelente por causa de suas variedades de consumo, podendo ser preparada cozida, em bolos, tortas, sucos ou até mesmo crua, há quem adore! Bom mesmo é que além de ser deliciosa faz muito bem a quem a come.

Seus nutrientes apresentam vantagens que conquistam até aqueles que não são grandes apreciadores de vegetais. Não é atoa que as plantações de cenoura expandiram da Asia Central para Europa e o mundo.

beneficios-da-cenoura-para-o-organismo

Comer se desejar uma visão mais apurada

Essa raiz surpreende por suas generosas quantidades de beta-caroteno. Quando digerido, passa por processos que resultam em sua transformação na vitamina A.

A vitamina exerce ajuda na manutenção das células e proteínas da retina. Tanto é que também pode ser conhecida por retinol. A deficiência de vitamina A causa uma doença chamada “cegueira noturna“.

Previne o câncer e retarda o envelhecimento

Ainda se tratando dos efeitos tidos com o beta-caroteno, mas, dessa vez, por sua efetividade antioxidante, se diminui o risco de câncer nos tecidos, mamário, pulmonar e uterino.

Além disto, adia o envelhecimento de células saudáveis. O primeiro ocorre porque a ação de um antioxidante é exatamente inibir radicais livres que acabam se formando no decorrer de processos metabólicos.

Os radicais livres acabam fazendo alterações no núcleo celular, tornando cancerígenas as células afetadas. O segundo efeito, se dá pois os antioxidantes evitam o desgaste natural e os danos que as células sofreriam com o passar do tempo.

A Cenoura melhora a imunidade

As bactérias entram no ser humano por meio dos machucados, mas não conseguem agredir e inflamar. As cenouras dão reforço imunológico, contendo vitamina C em considerável quantidade. Percebe-se isto devido a sua coloração alaranjada.

Faz uma limpeza no organismo

Comer cenoura ajuda na expulsão de toxinas e LDL (mau colesterol), “purificando” o organismo. Sensação de inchaço abdominal e fadiga somem dando lugar ao bem-estar e disposição.

Além disso, a digestão é estimulada pela facilitada formação de bolo fecal por meio das fibras no alimento.

Doenças evitadas

Todas as doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral encontram a prevenção nos poderes da cenoura. Mais precisamente, os carotenoides são os responsáveis pela proteção.

Eles atuam na regulação da glicose no sangue reduzindo ao longo do tempo a dose no sangue de insulina tomada pelos diabéticos e zela pelo tecido de veias e artérias, fornecendo eficácia da coagulação que evita derrames entupimentos e infecções.

Os carotenoides não incluem apenas o beta-caroteno. São os demais carotenóides caroteno e luteína.

Boa para a Saúde Bucal

Um poderoso antisséptico, os antioxidantes aceleram a produção na glândula salivar. A saliva contém enzimas próprias que se encarregam da destruição bacteriana.

Comer cenoura crua faz a limpeza mecânica por sua textura crocante e sem gorduras.

Demais benefícios da cenoura para o organismo

  • Fortificação óssea pelas presenças de cálcio e ferro.
  • Regulação da pressão intra-arterial por motivação desconhecida

Poucos entre aqueles os quais conhecem seus efeitos escolhem não comer cenoura. Ela vale o esforço.

Receita de Bolo de Cenoura Saudável

Benefícios da Cenoura para o Organismo
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *