Os 06 Benefícios da Berinjela para a Saúde


Descubra quais são os benefícios da Berinjela!


De acordo com historiadores, os benefícios da berinjela para a saúde tem origem na Índia e seu cultivo data mais de 4 mil anos. De polpa macia e com uma película lisa e lustrosa, este legume pertence à família do pimentão e apresenta-se nas cores roxa, vermelha e branca, a mais rara de todas.

A berinjela é um vegetal muito popular, apreciado na culinária mundial, mas são poucas as pessoas que conhecem os poderosos benefícios da berinjela para a saúde.

Na culinária a berinjela é bastante versátil, podendo ser preparada cozida, frita, assada ou grelhada. Ela é usada em diversas receitas como pizzas, lasanhas, saladas e refogados, auxiliando em dietas de emagrecimento. Vai bem com pimentão, tomate, cebolas e azeitonas e é um ótimo acompanhamento para carnes e servidas entradas.

Propriedades da Berinjela

Rica em proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, K, zinco, potássio, cálcio, ferro , magnésio, minerais e alcaloides, a berinjela é indicada para prevenir alguns males do fluxo sanguíneo como a artrite. Além de apresentar bons resultados no combate à gota, reumatismo e diabetes.

É digestiva, nutritiva e laxante, por isso, é bastante indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre.

Veja a seguir os benefícios da berinjela para a saúde que essas propriedades tão poderosas podem causar!

Os Benefícios da Berinjela ajudam a prevenir o Câncer

Como ela é rica em tripsina, ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. É farta também em fonte de fibras, faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.

A pele da Berinjela contém antioxidantes, que ajudam na inibição do crescimento de células cancerosas, restringindo os danos dos radicais livres.

Os Benefícios da Berinjela para o Coração

Como ela contém zero de colesterol e de gorduras saturadas só traz benefícios da berinjela para a saúde do coração. Nasunin é um antioxidante responsável por muitos benefícios da berinjela para a saúde. Ele reduz o nível de colesterol mau (LDL). Está presente na casca roxa.

A Berinjela também contém lovastatina, que ajuda as paredes das artérias a permanecem flexíveis e, assim, ajudam a aumenta o fluxo de sangue. As fibras presentes na Berinjela também ajudam na absorção do colesterol.

Benefícios da Berinjela para o Cérebro

Como ela possui nasunin, um antioxidante que ajuda a proteger os lipídios e as células contra os radicais livres, e por ser rica em Vitamina B, também ajuda na saúde do sistema nervoso, na regulação da fadiga mental e, ainda, melhora o humor.

Benefícios da Berinjela para Diabéticos

Um dos benefícios da berinjela para a saúde é combater a diabetes do tipo 2. Ela contém baixo nível de carboidratos e é um alimento rico em fibras. A Berinjela também contém fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue.

Benefícios da Berinjela para a Pele

A Berinjela é rica em muitos nutrientes que podem ajudar a fazer-lhe uma poderosa fonte para a saúde da pele. Ela é rica em vitamina C, antioxidantes como antocianinas e vários minerais. Os antioxidantes ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Os radicais livres podem causar rugas e envelhecimento precoce. Já a vitamina C da Berinjela ajuda a pele ficar suave e macia.

Curiosidades da Berinjela

Do plantio à colheita, leva-se apenas 60 dias para chegar ao seu prato.

Diz a lenda: A Berinjela Enlouquece – no século IX, depois da berinjela fazer seu caminho na culinária indiana, surgiu um mito de que o legume enlouquecia. Nesta época, médicos árabes advertiam que o consumo da berinjela poderia causar melancolia, problemas no fígado, inflamações na boca, câncer e sardas. Puro mito!

Se você ama berinjela, não se acanhe e arrisque fazer pratos maravilhosos e saudáveis.

Benefícios da Berinjela para a Saúde (VÍDEO)

Os 06 Benefícios da Berinjela para a Saúde
(93.33%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *