Beneficios da Atividade Fisica para a Saúde de Diabeticos


Atividades Físicas são uma Excelente Saída para uma Qualidade de Vida Melhor


É fato que a prática de atividades físicas por qualquer indivíduo é benéfica para o corpo.

Ela traz disposição, bom humor, autoestima, dá força aos ossos, articulações, ameniza os episódios de depressão, possui ação diurética, melhora o metabolismo e o funcionamento cerebral.

Em pessoas que tem diabetes tipo 1 ou  2, os benefícios da atividade física não são só esses, como outros que possibilitam uma qualidade de vida melhor.

Diabetes Tipo 1

O diabetes tipo 1 é ocasionado por hereditariedade genética. O  sistema de defesa do corpo passa a reconhecer as células beta que produzem insulina, um hormônio essencial na utilização da glicose em energia para que o corpo realize suas ações, como um corpo estranho e as ataca.

Dessa forma, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo e a glicose se acumula.

Diabetes Tipo 2

Doença que assola a maioria dos pacientes com Diabetes Mellitus, é ocasionada por um mau aproveitamento da insulina que o corpo consegue produzir ou por uma elevada taxa de glicose que a insulina produzida não consegue aproveitar como energia.

Beneficios da Atividade Fisica para a Saúde de Diabeticos

atividade-fisica-para-saude-de-diabeticos

  • Aumento da sensibilidade do corpo à Insulina produzida ou injetada
  • Aproveitamento melhor da glicose na formação dos músculos
  • Diminuição de gordura visceral (em volta dos órgãos vitais)
  • Preservação da massa magra

A Atividade Física para Diabetes Tipo 1

No momento em que um paciente não produz insulina no seu organismo, é receitado para ele um certa dose diária de insulina dependendo de suas necessidades alimentares.

Quanto maior a dose, maior a dor e o tempo de aplicação. O primeiro benefício vem deste fato.

Se o indivíduo exercer atividade física com regularidade, a dosagem vai diminuir. Isso ocorre por causa do aumento da sensibilidade de insulina pelo corpo e a utilização da glicose para formação dos músculos.

Reduz-se, assim, o acúmulo de glicose na corrente sanguínea e os riscos de agravamento do quadro clínico. Tal efeito causa uma melhora na forma como esse usuário de insulina viverá jamais equiparável, pois a parte mais dolorosa e desafiadora da vida de quem possui diabetes tipo 1 é a injeção por agulha do hormônio cotidianamente.

A Atividade Física para Diabetes Tipo 2

Majoritariamente os portadores de diabetes tipo 2 são diagnosticados quando obesos. Aparentemente, o alto consumo de carboidratos está ligado ao surgimento da doença.

Nestes casos, a prática de exercícios ajuda a reverter a situação. A queima da gordura visceral diminui não só o peso, mas o risco de infartos, pois se perde a liberação por esse tipo de gordura de substâncias causadora de complicações como infartos, problemas no fígado, rins e aumento da pressão arterial.

A aceitação maior de insulina pelo organismo também ajuda nesse tipo. Dessa forma, a glicose poderá ser utilizada sem a ajuda de muitos medicamentos.

Alimentação também conta…e muito!

Todo portador de diabetes, de qualquer tipo, deve consumir uma dieta saudável com taxas controladas de carboidrato. O cardápio, se possível deve ser receitado por um nutricionista e aprovado por um endocrinologista.

Sem a alimentação ideal, é difícil um bom impacto da atividade física.

Obedeça o médico

É importante que o endocrinologista avalie periodicamente as condições do corpo. Uma hipoglicemia é tão perigosa quanto uma hiperglicemia e é possível se praticar exercícios consumindo altas doses de insulina juntamente com altas baterias de exercícios.

VÍDEO – Saiba Mais sobre a Diabetes

Veja mais Dicas para Secar e Ganhar Massa Muscular

Beneficios da Atividade Fisica para a Saúde de Diabeticos
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *