Arroz Integral Engorda ou Emagrece?


O Arroz Integral Emagrece ou Engorda Quando É Feito Corretamente?


Saber se o arroz integral engorda ou emagrece é tão simples quanto falar sobre isso de qualquer alimento, ou seja, não é nada simples!

É sempre aquela resposta que não costuma agradar a todo mundo porque… Depende! Mas já é bom adiantar que quem te dá certeza que o arroz integral engorda ou emagrece está te enganando!

Afirmar isso é dizer que um alimento sozinho vai ser capaz de emagrecer você e, usando a lógica, não pode ser assim! Recorrer a dietas malucas para emagrecer e comer só um alimento diariamente é fazer mal ao seu corpo. Ele precisa de um prato colorido com bons nutrientes.

Mas sua pergunta ainda não foi respondida… Será que o arroz, tão mal falado por quem quer emagrecer é mesmo bom em sua versão integral? Vai pelo menos ajudar a emagrecer? Vale a pena colocar na refeição??

Dessas e mais perguntas sobre o arroz integral você tem as respostas até o fim desse artigo!

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Arroz Integral Propriedades Nutricionais

É importante conhecer as propriedades nutricionais do arroz integral. Ele é um alimento altamente nutritivo e importante para o seu organismo.

Cultivado inicialmente em países da Ásia como China e Índia. Desses países derivaram os principais tipos de arroz que consumimos hoje. Lá, eles já eram utilizados pela maioria da população como alimento rico em nutrientes essenciais.

Sua riqueza de nutrientes inclui:

  • Vitaminas do Complexo B (B1, B3 e B6);
  • Magnésio;
  • Selênio;
  • Fósforo;
  • E MUITAS Fibras!

A conservação de nutrientes poderosos e funcionais é a principal diferença entre o arroz integral e os outros tipos de arroz. Mas como são os outros tipos de arroz? Veja rapidamente antes de saber se o arroz integral engorda ou emagrece.

Tipos de Arroz – Quais São?

#Arroz Negro

O arroz negro é um tipo de preparo de arroz muito específico. É feito na panela de barro e adquire uma aparência diferenciada, negro e seco.

É rico em ferro e de baixa caloria e quantidade de gorduras, rico em antioxidante.

#Arroz Parboilizado

O arroz parboilizado leva esse nome porque é pré-cozido em água quente.

Com essa maneira com é feito, contém alta quantidade de vitaminas do Complexo B, que ajudam na prevenção de anemias.

#Arroz Agulinha

O arroz agulhinha, é o mais comum e o mais utilizado também pela maioria das pessoas. Seu cozimento mais rápido e de fácil absorção, aumentando o índice glicêmico no sangue.

#Arroz Vermelho

O arroz vermelho é um dos tipos mais nutritivos que existem. Integral, ele possui a cor vermelha porque conserva a casca natural do grão.

Ainda não é tão popular no Brasil, mas o zinco e o ferro presentes nesse tipo aumentam muito as chances de que você queira passar a consumi-lo.

#Arroz Japonês

O arroz japonês é rico em amido, e ao cozinhar tem a tendência de ficar mais macio do que o arroz tradicional. Sua alta quantia de carboidratos pode aumentar o índice glicêmico no sangue.

#Arroz Arbóreo

O arroz arbóreo é um arroz de forma mais arredondada, que possui as mesmas características nutritivas do que o arroz nutricional. É muito usado para fazer risotos, pois deixa uma consistência cremosa na receita.

#Arroz Branco

O arroz branco é “bonito” desse jeito justamente porque é uma das formas mais “limpas” do grão. As camadas externas são retiradas para que ele ganhe essa característica.

Por isso, sua composição é mais rica em carboidratos que em todos os outros nutrientes.

#Arroz Integral

O arroz integral é também um dos mais completo em benefícios do grão. Dele, apenas é retirada a primeira casca externa (que dá coloração ao vermelho). Assim, consegue conservar mais nutrientes e fibras essenciais.

Você Ainda Escolhe o Arroz Branco? Por que?

O arroz branquinho dá mesmo vontade de comer a panela toda… Mas resista! É aí que mora o perigo!

Essa “falsa aparência” de comida bonita e limpa é causada, como você já sabe, pela destruição de vários nutrientes que acontece no processo de refinamento do grão.

Entendendo melhor…

O arroz possui três camadas: endosperma, farelo e embrião.

O farelo e o embrião saem do alimento no processo de refinamento. Sobra apenas a endosperma. Registra-se aqui que a maioria dos nutrientes se encontra justamente no farelo. No endosperma, praticamente se encontra apenas o amido.

Portanto, a grande diferença entre o “bonitinho” (arroz branco) e o “feinho” (arroz integral) é que, com o processamento, o arroz integral perde apenas a casca, restando o farelo e a endosperma. Por este motivo ele é mais saudável que o branco.

Dê uma olhada em seus benefícios!

Arroz Integral e Seus Benefícios

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Ajuda a Emagrecer e Manter a Saúde

Por ser rico em fibras, em minerais, principalmente o magnésio. Também possui o potássio, ferro e fósforo, proteínas e vitaminas do complexo B, tudo que colabora para a perda de peso.

Manutenção das Unhas e dos Cabelos

O arroz integral ajuda a evitar a queda de cabelos e unhas, pois possui um dos aminoácidos responsáveis nas ligações proteicas do arroz integral, que é a metionina.

Ajuda no Funcionamento Cerebral

Contém um dos minerais em abundância que é o magnésio, que se torna essencial para esse funcionamento. Ele faz parte da síntese do neurotransmissor (serotonina), que é considerado um antidepressivo natural.

Sensação de saciedade

Como o arroz integral é muito rico em fibras, quando elas entram em contato com a água, se transformam numa espécie de gel viscoso. Com isso, a digestão fica mais lenta aumentando essa sensação e acaba se comendo menos.

Reduz as Doenças Cardiovasculares

Ajuda na eliminação de toxinas do organismo e das gorduras abdominais, que tanto faz mal para o coração, chegando a comprometer as artérias. O arroz integral possui uma fibra hidrossolúvel, chamada de pectina, que provoca essa redução, principalmente o LDL.

Evita o câncer

Principalmente o de mamas, cólon, pâncreas e leucemia. Aumenta a imunidade. Este efeito benéfico pode ser atribuído à presença de antioxidantes potentes e o alto teor de fibras presente no Arroz Integral;

Desintoxica o Fígado

Pela presença do selênio e outros minerais reduzindo também a formação de cálculos biliares.

Auxilia no Sistema Nervoso

Por causa das vitaminas do Complexo B. As vitaminas B1 e B3 estão diretamente ligadas no cuidado do sistema nervoso.

Benéfico para Diabéticos e Hiperglicêmicos

Pois o arroz integral tem baixo índice glicêmico, que é útil para reduzir picos de insulina e auxilia na estabilização dos níveis de açúcar no sangue no corpo.

Beneficia Mulheres Lactantes

Com resultados positivos nas mulheres em relação à redução de distúrbios de humor, fases de depressão e fadiga. Durante a lactação aumenta a capacidade do corpo em resistir ao estresse.

Bom para o Sistema Digestivo Saudável

Pois a fibra presente ajuda a regular a função intestinal. O teor de fibras também traz alívio de outras condições preocupantes como a constipação e colite.

Bom para a Saúde Óssea

Útil na manutenção de ossos saudáveis por ser rica em magnésio que fornece cálcio aos ossos e sua estrutura física. Previne a artrite e osteoporose.

Arroz Integral Engorda ou Emagrece Afinal?

Que esse alimento tem diversos benefícios já ficou claro. Antes de saber se arroz integral engorda ou emagrece já deveria se animar para colocar nas refeições!

Agora, vamos à resposta… Ele pode emagrecer e ele pode engordar… Vai depender de uma coisa…

A quantidade!

O arroz integral, presente em 2 colheres de sopa a cada refeição pode fazer parte todos os dias do prato de quem quer emagrecer. Com sua composição, ele ajuda a digerir mais rápido e a absorver mais nutrientes.

Assim, diminui o inchaço e diminui a quantidade de açúcar no sangue.

Em maiores quantidades já começa a não ser tão bom. Ainda que traga diversos benefícios, ele traz muitas calorias.

Não se esqueça que, por trás de todas aquelas cascas ainda tem muitos carboidratos!

É responsabilidade nossa balancear a composição desse tipo de arroz.

Arroz integral engorda ou emagrece? Vai depender de você!

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