Alimentos transgênicos: vantagens e desvantagens


Modificar um alimento geneticamente e oferece-lo a outros como comida seria antiético


Dizer-se que tal alimento é transgênico é o mesmo do que se dizer que o transgênico é aquele que teve sua configuração genética modificada pelo ser humano.

Essa realidade de alteração do núcleo celular é uma questão que gera muitas opiniões divergentes.

A principal problemática está relacionada com a intencionalidade com a qual se desconstrói e reconstrói as células.

As modificações são feitas visando o capital acima de qualquer outra usualidade. A lógica dos grandes proprietários de plantações e empresas de cultivo usa essa tecnologia para que as plantas não sejam tão fracas a doenças, pragas e produtos químicos aplicados sobre a terra, mas as consequências para a vida humana, talvez, invalidade todas as justificativas para tal prática.

alimentos trangênicos vantagens e desvantagens

Alimentos transgênicos: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Nutrientes

Há tempos atrás, foi observada a incidência nos moradores de um pequeno vilarejo, de menor à maior idade, da rara cegueira noturna, doença proveniente da deficiência de vitamina A no corpo.

O motivo era simples: o alimento que mais compusera a dieta daquelas pessoas naquela região era um tipo de arroz. Esse arroz, no entanto, não continha nenhuma porção de vitamina A.

Com o tempo e tecnologia, desenvolveu-se arroz transgênico que contivesse a vitamina que tanto precisavam e as doenças se curaram.

Como o exemplo do pequeno conto, os transgênicos podem servir para atender as necessidades nutricionais da população, pois, se possível for, o ser humano pode regular cada nutriente querido nas sementes e distribuir.

  • Maior lucratividade

O lucro conseguido a partir da plantação desses alimentos também é uma vantagem. Resistentes, eles não demandam gastos com tratamentos, a perda da safra se torna mais difícil, em alguns casos, é possível regular até mesmo o tamanho do fruto ou do animal.

Desvantagens

  • Alergia

A alteração industrial de alimentos naturais aumentou significativamente a ocorrência de reações alérgicas nos indivíduos que os consomem, pois, as técnicas para se alcançar os objetivos esperados não são totalmente seguras, não acompanham a aceitação do corpo.

  • Câncer

Células cancerígenas foram outro empecilho que surgiu com a dispersão dos produtos transgênicos.

  • Aperfeiçoamento dos agentes infectantes

Os microrganismo que adoecem plantas e animais e teoricamente seriam erradicados com a alteração biológica dos transgênicos, na realidade, se aperfeiçoam para atacarem com mais eficácia.

Isso gera uma proliferação de populações de agentes infectantes mais elaboradas e resistentes circulando na Biosfera.

Alimentos transgênicos: vantagens e desvantagens
(99.31%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *