Alimentos Ricos em Ômega 9


Ômega 3, Ômega 6… Muito comuns! Mas existe um outro ácido graxo de que pouco se fala, o Ômega 9!


Os ácidos graxos são cadeias de gorduras insaturadas que estão presentes em alimentos naturais e contribuem para a manutenção das atividades biológicas, promovendo a saúde e o bom desenvolvimento do corpo. Como eles não são produzidos naturalmente pelo corpo, mas são totalmente necessários, é bom conhecer os alimentos que são ricos em Ômega 9, Ômega 6 e Ômega 3.

O Ômega 3 e o Ômega 6 são bastante falados no mercado e nas mídias. Quando que você já não os viu em cápsulas, produtos para pele e para o cabelo? Mas existe um outro, e tão importante quanto, ácido graxo essencial que é deixado um pouco de lado. Esse último recebe o nome de Ômega 9.

A Presença Constante do Ômega 9

Não existe uma boa explicação para as poucas falas sobre o Ômega 9. Sua presença na alimentação diária é muito maior se comparada aos outros. A quantidade de alimentos em que ele se encontra é bem variada e acessível.

Além disso, os benefícios do seu consumo são muito valiosos para a vida. Por tanto, vale a pena manter e controlar a ingestão de suas fontes nutricionais principalmente porque ele só pode ser conquistado pela alimentação, já que o corpo não é capaz de o produzir.

Benefícios do Ômega 9

  • Retira e evita a aglomeração do mau colesterol, evitando tromboses, AVC, infartos e demais doenças cardiovasculares.
  • Auxilia no fortalecimento imunológico.
  • Melhora os quadros de resistência à insulina (bom para quem tem Diabetes Tipo 1).

Alimentos Ricos em Ômega 9

 

Abacates são um Prato Cheio em Ômega 9

Poderosos frutos, os abacates são ótimas fontes de Ômega 9, incluindo outros ácidos graxos essenciais, fibras, proteínas e carboidratos.

O Ômega 9 é, realmente, destaque nesse alimento. Variando entre os diferentes tipos de abacate, a faixa percentual do ácido no fruto é de 70%. O resto da composição é feita pelos outros nutrientes.

Os dados mostram que, apesar de ser considerado um fruto perigoso para quem planeja emagrecer, seu uso consciente não apresenta riscos e sim muitos benefícios.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é uma “estrela” quando se fala em óleos vegetais com muito valor nutricional e acessibilidade. Seu consumo é muito popular e seus bons componentes não deixam a desejar na dieta.

Suas gorduras insaturada, boas, permitem que ele ajude no emagrecimento e na saúde. Ajuda também na beleza da pele, dos cabelos e unhas por sua propriedade antioxidante.

Encontra-se a prevenção para certos tipos de câncer, também, no azeite.

Amendoins

Os amendoins são gostosos para muita gente e úteis em diversas receitas. Eles podem acompanhar pratos ou servirem de pequenos lanches.

Existem versões com mais sódio, menos sódio, com chocolates etc. As versões que melhor ajudam a saúde sempre são aquelas mais naturais e com menos sódio.

Se tratando de propriedades nutricionais, o amendoim é rico em Vitamina E, beta-sitoserol e ácido oleico (Ômega 9).

Castanhas de caju

As castanhas servem como os amendoins (ótimas para petiscos no meio do dia), seja acompanhando outros ingredientes ou sozinhas como aperitivos.

Elas contêm os três ácidos graxos essenciais (Ômega 3, 6 e 9), antioxidantes e fibras que saciam rapidamente a fome.

Macadâmia

As macadâmias são oleaginosas de sabor suave que podem ser incluídas em bolos, biscoitos e muito mais receitas para acrescentarem gosto e valor nutricional altíssimo e um sabor de dar água na boca.

Entre seus benefícios, encontram-se vários antioxidantes, proteínas, vitaminas, minerais e as gorduras boas.

Óleo de Sésamo

É possível encontrar esse óleo com o nome de óleo de gergelim. Ele pode ser usado por quem planeja conseguir muitos nutrientes para o organismo numa gota só.

Seus benefícios são:

  • Redução do mau colesterol;
  • Redução do risco de tromboses;
  • Aumento da defesa do corpo;
  • Alívio de dores musculares;
  • Melhora da aparência da pele;
  • Fortalecimento das atividades cerebrais;
  • Ampliação da capacidade de memorizar.

Descubra mais Sobre as Gorduras Boas (VÍDEO)

Alimentos Ricos em Ômega 9
(100%) 5732 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *