07 Alimentos Ricos em Fósforo que você precisa conhecer agora


Confira os alimentos ricos no segundo mineral que mais está presente no seu corpo!


Os sais minerais são muitos. Tantos que não caberiam aqui em lista, mas dois deles se destacam tanto na importância quanto na quantidade: o cálcio e o fósforo.

Os seres humanos são compostos por diversas substâncias, por exemplo, vitaminas, sais minerais, moléculas orgânicas, moléculas inorgânicas, bactérias, proteínas, carboidratos, DNA, RNA etc.

Todas elas trabalhando juntas para o bom desenvolvimento da vida.

No caso do cálcio e do fósforo. Ambos se encontram e complementam como na formação dos ossos e dos dentes.

Para o cálcio, o valor que deve ser atribuído é grande, pois ele é o mineral mais presente no corpo humano.

Mas o fósforo não fica muito atrás. Esse é o segundo maior e faz parte principalmente das divisões menores do corpo: as células.

Portanto, sem o fósforo não há tecido, não há corpo humano. Além disso, ele ainda regula a atividade cardíaca, a síntese de proteínas, a geração de energia e o equilíbrio ácido-base no sangue.

Conheça nesse instante os alimentos ricos em fósforo e de mais fácil acesso para você!

alimentos ricos em fósforo

07 Alimentos Ricos em Fósforo

Para obter alimentos com grandes quantidades de fósforo, não é necessário grande esforço. Ele se encontra na maioria dos produtos de maior consumo já popularmente.

Claro que alimentos com forte industrialização não contém as maiores quantidades, além de possuírem mais substâncias nocivas que realmente benéficas.

Certo mesmo é apostar em alimentos de origem orgânica, sem muitas alterações humanas em suas formações e características naturais.

Mas quais seriam esses alimentos?

  • Carnes bovinas;
  • Carnes de aves;
  • Peixes e frutos do mar como ostras, camarões e sardinhas;
  • Sementes como a lentilha, as sementes de abóbora e feijões;
  • Leite e derivados como os queijos e o iogurte natural;
  • Frutas cítricas como o limão e a laranja e algumas não cítricas como a maçã e o açaí;
  • Os ovos.

Porque consumir os alimentos listados

Os alimentos ricos em fósforo escolhidos nessa lista são ótimos também em outros nutrientes!

Eles representam associações do fósforo com as vitaminas do complexo B (com as quais ele reage para fazer bem ao corpo), cálcio (facilitando as doses que fortalecem os dentes e os ossos), outros sais minerais (principalmente nas frutas), proteína e carboidratos de qualidade e outros sais minerais valiosos como o potássio, o ferro, o magnésio e o zinco (principalmente nas frutas e sementes).

Consequências de uma doença pobre em fósforo

Sem o consumo dos alimentos ricos em fósforo é possível ter problemas relacionados à anulação das funções corporais que executa e das quais faz parte.

Dessa forma, ocorrem complicações:

  • No crescimento e desenvolvimento dos dentes e ossos das crianças;
  • Na resistência óssea de pessoas com idade mais avançada;
  • Episódios de confusão mental;
  • Fadigues na movimentação rotineira;
  • Mau funcionamento dos rins;
  • Iminência de resistência a insulina;
  • Desregulação dos batimentos cardíacos.

Quais as quantidades mínimas diárias de fósforo?

A quantidade ideal de fósforo que devem ser consumidas dia-a-dia varia conforme as características de massa e altura do indivíduo.

Para bebês de 0-12 meses

a média é de 185,5mg.

Para crianças de 1-8 anos

a média é de 480mg.

Para homens de 9-18 anos

a média é de 1250mg.

Para homens de 19-70 anos

a média é de 700mg.

Para mulheres de 9-18 anos

a média é de 1250mg.

Para mulheres de 19-70 anos

a média é de 700mg.

Para lactantes e gestantes, ela costuma se manter na média normal para a idade, mas é bom sempre o acompanhamento médico especializado nesses casos.

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