Alimentos Ricos em Cálcio que não contêm Leite


Existem variadas fontes de Cálcio. O leite não é sua única alternativa


No corpo, muitos sais minerais agem e contribuem para uma saúde melhor. O cálcio é um dos principais componentes de toda estrutura óssea. Mas você não precisa beber litros de leite por isso! Conheça os Alimentos Ricos em Cálcio que Não Contêm Leite!

Para que o Cálcio é necessário?

A necessidade do Cálcio está em suas funções de fortalecer ossos e assim prevenir a osteoporose, artrite, crescimento atrofiado; de fortificar os músculos; de compor os dentes.

Pessoas intolerantes a lactose não tem acesso ao Cálcio? O leite não é a maior fonte?

O leite é mesmo uma boa fonte desse mineral, pois grandes doses dele estão presentes das bebidas lácteas e seus derivados como sorvetes, iogurtes e queijos.

Ainda assim, é um engano afirmar que ele é a única alternativa ou a mais excelente, pois, apesar de ser um dos alimentos ricos em Cálcio e proteínas, ele também contém muitos hormônios e gorduras de péssima qualidade.

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Não basta apenas o Cálcio.

Além disso, é importante frisar o consumo de alimentos que não só contenham o Cálcio como outros nutrientes que impulsionem a sua utilidade.

Manganês e vitamina D (para ativar a vitamina D bastam 5 minutos de sol na mão) são duas substâncias que garantem a funcionalidade do sal mineral.

O manganês auxilia no controle da entrada e saída do cálcio nos ossos e dentes. A vitamina D, por sua vez, se alia a ele para que não haja a fragilização dos ossos.

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Feijão

Os feijões, principalmente os brancos, são ricos em cálcio e ferro. Preparar um prato de feijão branco com outros vegetais é maravilhoso para a boa nutrição nas refeições principais.

Couve-de-folhas

Saladas com a couve-de-folhas são receitas cheias de antioxidantes, tipo de substâncias que combatem os radicais livres e protegem o corpo de um possível câncer.

Além de ter o cálcio em grande quantidade, o vegetal ainda consegue garantir a beleza da pele, a manutenção da memória e frescor aos pratos.

Amêndoas

Essas nozes envolvem com sua casca inúmeros benefícios nutricionais. Na formação, estão presentes o cálcio, o ferro, o potássio e a vitamina E.

São antioxidantes, equilibram a pressão arterial, limpam a corrente sanguínea do mau colesterol e efetivam a respiração celular.

Laranjas

As frutas são quase sempre as opções mais saudáveis de fontes de vários nutrientes. Com as laranjas não é diferente.

Elas não apenas contêm sabor cítrico único como ainda são carregadas de vitamina C, cálcio e baixíssimas calorias.

A partir do consumo da laranja é possível conquistar todas as qualidades do cálcio, aumentar a defesa do corpo e saciar a fome deliciosamente.

Leite de soja

O nome assusta, mas não precisa. O leite de soja não contém lactose, mas contém mais proteínas que o leite da vaca.

O que dificulta mesmo sua popularização é o sabor (ele não costuma agradar a maioria). Para quem apreciar é uma boa alternativa.

Brócolis

Esse vegetal folhado é bastante formado por cálcio. Ao contrário do que muitos pensam por sua aparência simples, o brócolis é um alimento saboroso e nutritivo, contendo vitaminas, sais minerais e fibras.

Ele é poderoso para a visão, a pele, a saúde das células, dos tecidos e do sistema imune.

Aveia

O cereal é fortemente rico em cálcio, antioxidantes e fibras. Além disso, existem várias combinações dele em receitas.

Vale a pena apostar na mistura de aveia em saladas, pães, frutas e doces.

Sardinhas

Não há com o que se preocupar em relação às sardinhas.

Mamães eu temem pelos frutos do mar podem comer esses peixes o quanto quiserem, pois elas não apresentam riscos reais, são fáceis de mastigar, ricas em cálcio e diversos outros benefícios.

Figos secos

Os frutos secos proporcionam boa quantidade de cálcio e nutrientes. Podem ser consumidos entre as refeições principais como.

Saciam a fome facilmente e não são muito calóricos. Como pode ver, é uma ótima opção para você que procura por alimentos ricos em cálcio que não contêm leite!

Espinafre

Mais uma vez os vegetais aparecem na lista. Apostar nos folhados como opções de fonte de cálcio sem lactose raramente dá errado.

Eles também costumam conter precursores da vitamina D e o sal mineral Manganês.

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