Alimentos Zero Carboidrato – Guia Completo


Tudo o que você precisa saber sobre os alimentos ZERO CARB


Os carboidratos são componentes extremamente comuns na alimentação humana. Eles estão presentes em grande parte da carga calórica de nossas refeições.
São responsáveis pela produção de energia, e, uma vez consumidos, deverão ser gastos para ter a compensação orgânica. Os alimentos zero carboidrato são usados para parar o que acontece quando os carboidratos não são usados: acúmulo de gordura.

O inteligente não é cortar completamente o carboidrato da alimentação, pois isso pode causar danos ao organismo.

Mas passar a reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos é bom para acumular menos gordura. Por isso, muitas pessoas passam a procurar por alimentos zero carboidrato.

Como Consumir Alimentos Zero Carboidrato?

A proposta é um corte intenso na ingestão desses nutrientes. Não se pode falar num corte total dos carboidratos. Quase todos os alimentos contém ao menos um pouco de carboidratos em sua composição. Por isso essa dieta requer planejamento e muita disciplina, porque caso contrário, você poderá prejudicar sua saúde.

Um dos pontos daqueles que consomem os alimentos zero carboidrato é a sua capacidade de estimular a cetose que é um estado metabólico em que as reservas de glicogênio do fígado se esgotam (ou seja, a gordura do fígado se esgota). Durante a cetose, a principal fonte de energia do corpo não são os açúcares, mas as gorduras.

Assim, uma dieta sem carboidrato estimula a queima de gordura através da cetogenia. Uma vez que o corpo não extrai mais a maior parte de suas energias dos açucares, os níveis de insulina diminuem. A insulina está associada ao acúmulo de gorduras. Assim a relação entre os alimentos zero carboidrato e o emagrecimento é ainda mais visível.

Alimentos Zero Carboidrato – Guia Completo

Atum

O atum é rico em ômega 3, proteínas, magnésio, selênio, minerais e potássio. Cuidando assim do coração, fortalecendo os ossos e regulando a pressão arterial.

Bebidas

É preciso ficar atento. A maior parte dos sucos é rico em carboidratos e o refrigerantes possuem cargas enormes de açúcares. São alimentos estritamente proibidos para quem que emagrecer.

Utilize:

  • Água natural
  • Café sem açucar
  • Chás sem açucar

Carnes

Em geral são bons alimentos sem carboidrato. Sua grande carga de proteínas e vitaminas é um atrativo. Inclua na sua dieta carnes bovinas e suínas, cortes de frango e peixes em geral.

Frutas

A maioria é grande fonte de carboidrato (principalmente as maduras). Quanto mais “verdes” estiverem as frutas, menos carboidratos elas irão ter.

Frutas com baixo índice de carboidratos:

  • Abacates
  • Maçã
  • Pera
  • Tomates

Castanhas

As amêndoas, nozes e castanhas em geral possuem uma baixa taxa de carboidratos, especialmente como pequenos lanches durante o dia. Por serem muito calóricas, não abuse das porções… Mas inclua esses alimentos zero carboidrato de preferência todo dia, porque são alimentos ricos em ômega 3.

Óleo Vegetal

Os óleos vegetais são livres de carboidratos e podem ser usados para cozinhar. Por isso, use os óleos de soja, milho ou girassol. O azeite de oliva extra virgem e o óleo de coco são as opções mais saudáveis.

Laticínios

Possuem em geral baixa carga de carboidratos. O consumo de leite deve ser evitado, mas não há porque evitar queijos, manteigas e iogurtes magros e naturais. Fique atento aos queijos processados e aos iogurtes não naturais, pois contém uma grande carga de carboidratos.

Ovos

Rico em proteínas, cálcio, vitaminas do Complexo B, A e E, magnésio e zinco; os ovos são ótimos alimentos para ganhar massa magra.

Temperos

Tempere corretamente os alimentos com pimentas, orégano e ervas em geral. Esses alimentos zero carboidrato são excelentes termogênicos e quase não contém calorias.

Vegetais

Alimentos zero carboidrato ou com poucos carboidratos. Recomenda-se o consumo de:

  • Alface – rica em vitamina A, complexo B1,B2 e B3, magnésio e fibras;
  • Abobrinha – rica em fósforo, cálcio, magnésio, sódio, vitaminas A e do complexo B;
  • Acelga – vitamina C, fibras, proteínas e vitamina K;
  • Agrião – vitamina A, C e K. Possui também vitaminas do Complexo B e magnésio;
  • Berinjela – apresenta as vitaminas B1, B3, B6 e do complexo B e antioxidantes;
  • Bertalha – rica em ferro, vitamina A, fósforo e cálcio;
  • Brócolis – vitaminas A,C e E, zinco e fósforo;
  • Couve – rica em ferro, vitaminas do complexo B, C e A, potássio e magnésio;
  • Couve-flor – rica em manganês, vitamina K, vitamina C e antioxidantes;
  • Espinafre – as suas propriedades são boas para ganhar massa muscular;
  • Jiló – rico em cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas A e C;
  • Vagem – rica em fibras, ácido fólico, cálcio, vitaminas C e K.

Dicas para Comer Alimentos Zero Carboidratos

Alimentos com Carboidratos Escondidos

  • Molhos para Saladas;
  • Iogurtes Zero ou Light;
  • Carnes, peixes e frutos do mar à milanesa;
  • Nuggets de frango;
  • Hambúrguer de soja;
  • Amendoim, castanhas, amêndoas e nozes – fique atento: quando tiverem cascas carameladas de açúcar, farinha ou qualquer outro ingrediente não são alimentos zero carboidrato!

Procure sempre verificar a veracidade das informações para não comprometer a sua saúde.

Há muitas opiniões diferentes sobre os alimentos zero carboidratos. Procure usar o bom senso e faça um acompanhamento das reações do seu organismo. Procure sempre consultar um médico.

De qualquer forma, procure evitar consumir os alimentos zero carboidrato por longos períodos. Faça a dieta, interrompa por um período de uma semana e recomece, para que sua saúde mantenha-se em equilíbrio com todos os ingredientes necessários para uma qualidade de vida adequada.

 

Alimentos Zero Carboidrato – Guia Completo
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