7 Melhores Alimentos Ricos em Zinco


O zinco é um elemento químico natural encontrado na tabela periódica e nos corpos humanos


A realização de diversas funções, incluindo algumas essenciais para a vida do ser humano, depende especialmente do Zinco.

Sem esse elemento atos simples como sentir o gosto dos alimentos não seriam possíveis.

Outras ações mais primordiais seriam igualmente inexistentes sem a disponibilidade dele, por exemplo, o metabolismo das proteínas.

7 melhores alimentos em zinco

Consequências da falta ou grande escassez do Zinco

A importância do zinco se expressa sozinha pelas consequências que o corpo sofre com a falta dele no corpo.

Ao se manter uma rotina com alimentos pobres em Zinco o organismo sofre com a falta dele nas suas reações biológicas.

Por consequência, têm-se doenças como:

  • Hipogeusia;
  • Hipogonodismo;
  • Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA);
  • Mau desenvolvimento neurológico;
  • Crescimento ósseo atrofiado;
  • Dermatites;
  • Diarreia aguda.

7 Melhores Alimentos Ricos em Zinco

Ostras

As ostras são a melhor fonte de zinco que se consegue encontrar na natureza. E seus benefícios não param apenas no zinco.

Elas também proporcionam bons níveis de nutrientes adequados ao coração como o ferro, o ácido graxo ômega 3.

O ferro faz parte do transporte de oxigênio pelas hemácias; o ômega 3 atua na melhor circulação do sangue.

Carne Vermelha

As carnes vermelhas são ideais para os cuidados com o sistema nervoso e os músculos. Nelas se encontra excelente quantidade de proteínas, zinco e vitaminas do Complexo B.

As vitaminas B nela existentes (B12 e riboflavina) influenciam positivamente nas conexões e manutenções dos tecidos neurológicos juntamente com o mineral já citado.

As proteínas, por sua vez, são metabolizadas com o auxílio do zinco e fortalecem os músculos por participarem do crescimento celular nesses tecidos.

Castanhas de Caju

As castanhas de caju contêm muitas contribuições para o corpo devido a toda estrutura que elas contêm.

São alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina K, ácidos graxos essenciais como o ômega 3 e ômega 6, vitamina B12 e B9 e sais minerais além do zinco, dentre eles, o cobre, o ferro, o fósforo e o manganês.

Todas as propriedades da castanha de caju são fundamentais para o corpo humano, atuando no funcionamento adequado do coração, circuito sanguíneo (muitos de seus componentes equilibram a pressão arterial), do cérebro, dos ossos e da pele.

Queijos

Há muito que reclamar dos queijos por causa das quantidades de gorduras ruins que muitosctrazem, mas, sabendo comer sem muitos exageros, existe muito também que aproveitar.

A quantidade de zinco no queijo suíço é ótima e ele se torna uma excelente alternativa nessa dieta, pois ele é menos carregado em sódio que vários outros e possui boas doses do mineral.

Frango

As carnes magras como o Frango e os frutos do mar tem sua vez no cardápio adequado ao zinco.

Os frangos são, muitas vezes, opções melhores como fonte de zinco que outras carnes. Um frango assado ou grelhado possui pouca gordura ruim, zinco, selênio, vitamina B6, B3 e proteínas.

Ele é bom para a produção hormonal, para prevenção contra o Câncer, definição muscular e disposição.

Grão-de- bico

Esses legumes são potentes para a saúde. Fora o fato de que ½ xícara deles cozidos apresentar 1,3mg de zinco, ainda contêm amido resistente e fibras de qualidade.

Por seus componentes esse alimento é capaz de melhorar a digestão, diminuir o açúcar no sangue e limpar as vias sanguíneas do colesterol ruim (LDL).

Aveia

A aveia é um cereal que deve estar incluso continuamente, dia após dia, nas pequenas refeições.

Ela auxilia a prevenção da hipertensão, no emagrecimento, na digestão, na prisão de ventre, na prevenção de doenças cardíacas e cerebrais como o AVC.

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