15 Melhores Alimentos Antiinflamatórios para Todo o Corpo + Receita


Separamos os 15 Melhores Alimentos Antiinflamatórios para o corpo todo.


Você já deve ter tido algumas inflamações. Até porque elas são muito mais comuns que se imagina! Artrite, rinite, sinusite, asma, diabetes, miocardiopatia… Tudo isso é inflamação! E o pior: a maior parte dessas doenças pode ser curada apenas só com alimentos antiinflamatórios!

Melhores Alimentos Antiinflamatórios + Antioxidantes – Super Combo

Um alimento que seja rico em antioxidantes e antiinflamatórios é o candidato ideal à lista dos Melhores Alimentos Antiinflamatórios!

Os antioxidantes são substâncias como flavonoides, vitaminas A, C e E e catequinas que lutam contra a oxidação no corpo. Essa função é de extrema importância para a saúde, pois a oxidação das células traz os seguintes efeitos colaterais:

  • Aceleração do envelhecimento;
  • Formação de câncer;
  • Destruição de cabelos e pele;
  • Retardo mental.

O anti-inflamatórios são, como o próprio nome entrega, substâncias que combatem inflamações no corpo. Elas aumentam a defesa natural e ativam o processo de restauração do tecido atacado. As inflamações podem causar:

  • Infarto do tecido;
  • Dores locais;
  • Manchas avermelhadas;
  • Complicações de lesões simples;
  • Mal uso do órgão afetado como no caso da Asma e do Diabetes.

15 Melhores Alimentos Antiinflamatórios

Brócolis

Com muitos flavonoides e carotenoides, o Brócolis é um aliado e tanto do corpo contra as inflamações. Seu poder de equilibrar o estresse oxidativo do corpo previne a aparição do câncer e combate doenças agudas como a úlcera.

Quem está louco para emagrecer deve correr já atrás do Brócolis. Isso porque ele é um dos alimentos apontados como desintoxicantes por especialistas em emagrecimento como Rosi Feliciano.

Casca do Abacaxi

A casca do abacaxi não precisa e não deve ser descartada. E não apenas quando você estiver bastante doente, mas também nas outras épocas do ano em que quiser ter todos os melhores benefícios do fruto.

A pele desse fruto é rica em diversos nutrientes que, além de curarem inflamações, também desincham a barriga, lutam contra parasitas, protegem a digestão, o coração, destroem e expulsam a gordura.

ATENÇÃO!! Se o abacaxi não for orgânico, higienize corretamente a casca!
DICA: Se você não gostar de usar a casca do abacaxi nas receitas, procure por suplementos que levam a ingrediente. Eles costumam desinflamar e emagrecer também 😉

Salmão

Esse e outros peixes de águas profundas que não guardam metais pesados são ricos em ômega 3. Um dos principais benefícios desse ácido graxo de cadeia longa encontrado no Salmão é justamente potencializar a cura de inflamações por todo o corpo.

Seu maior efeito é visível em doenças inflamatórias da pele como a psoríase e a acne.

As gestantes devem também comer o Salmão. Ele não só ajuda no desenvolvimento do bebê como também melhora o humor da mamãe!

Aveia

Se uma inflamação intestinal é o seu problema (gastrite, por exemplo) tente comer uma colher de sopa de aveia nos pequenos lanches.

Os flocos de aveia garantem uma boa porção diária de fibras e funciona como um probiótico natural. Alimentando as bactérias digestivas, eles produzem substâncias que tratam as inflamações abdominais rapidamente.

Chá Verde

As catequinas e epigalocatequinas são um conjunto de substâncias quase exclusivas do chá verde. Juntas, elas formam os maiores antioxidantes que você poderia querer.

1 xícara de chá verde pela manhã e ao longo do dia acelera o metabolismo, alivia o inchaço, as inflamações, trata feridas superficiais e melhora o humor.

Além disso o chá verde pode ser fundamental para a prevenção de doenças como:

  • Diabetes Mellitus Tipo 2
  • Alzheimer
  • Parkinson
  • Câncer

Beterraba

Sua cor arroxeada vibrante se deve aos seus potentes antioxidantes, formados principalmente pelas betalaínas.

Eles agem como películas de proteção em volta das células e lutam contra invasores, oxidações que ameaçam inflamar.

Com o potássio e o magnésio, a beterraba se torna um dos antiinflamatorios para hipertensos  e tem nutrientes capazes de ajudar na regeneração das células inflamadas. Esse conjunto ainda fortalece os ossos, limpa o corpo de toxinas e combate a hipertensão.

Espinafre

Uma alimentação para proteção de inflamações que podem atingir o coração precisa levar espinafre.

Esse vegetal contém todas as vitaminas antioxidantes (C, K e uma forma primitiva da vitamina E) além de carotenóides. O conjunto de nutrientes forma um bloco poderoso contra as inflamações nos níveis mais profundos.

Maçãs

Com a casca, as maçãs entregam enzimas e fibras que auxiliam no andamento da flora intestinal e na recuperação de inflamações nos órgãos digestivos.

Tomar um suco de maçã ou comer a fruta depois de beber um copo de água gelada logo pela manhã ameniza irritações gástricas e intestinais que surjam.

Goji Berry

O mais famoso Super Alimento de todos os tempos tem boas razões para a popularidade. Quando você se perguntar para que serve a Goji Berry, pode apostar que as respostas serão muitas.

Quando se trata de elevar a imunidade, a Goji Berry tem 7 vezes mais vitamina C que a Laranja. Ao mesmo tempo, muitos são os antioxidantes que fazem os pequenos frutos serem poderosos a ponto de garantirem:

  • Prevenção do Câncer
  • Saúde Gastrointestinal
  • Cura da Depressão
  • Tratamento da Hipertensão
  • Combate à Infecções
  • Emagrecimento Natural
  • Aceleração do Metabolismo

Chia

As sementes de chia contém fibras, proteínas e ácidos graxos. O alimento é completo para a alimentação de quem precisa rápido curar inflamações e baixa saúde.

1 colher de sopa de chia pode te deixar hidratado por muito mais tempo e varrer do seu corpo grande parte da gordura de outros alimentos.

Nozes

A qualidade das nozes vem novamente dos ácidos graxos como o ômega 3. Dependendo do tipo de nozes (há também amêndoas, castanhas entre outros) pode haver ômega 6 e 9 também.

Mas não é recomendado o exagero para quem quer emagrecer. Elas são ricas em calorias e mais que um punhado passa a ser perigoso para a dieta.

Gengibre

Quem conhece sucos detox sabe: é muito difícil não colocar um pouquinho de gengibre.

Mas ser emagrecedor e desintoxicante não é a única qualidade dessa raiz não! Ela também é um dos Melhores Alimentos Antiinflamatórios, alivia constipação e dá MUITA disposição para enfrentar o dia-a-dia.

Laranjas

As laranjas são antiinflamatorios naturais. O fruto já virou fonte típica de vitamina C para todo o Brasil, mas ela não é formada apenas por esse nutriente. Outros estão envolvidos e fazem tão bem quanto. Como o cálcio, o potássio, o magnésio e a vitamina A.

Crianças costumam gostar do suco natural de laranja e as suas propriedades ajudam no desenvolvimento do corpo. Incentive 😉

AH! E, se você está “de regime”, dê uma olhada nesse Suco Milagroso para Derreter Gordura!

Azeite de Oliva

Temperar as saladas com um pouco desse óleo natural rico em muitos antioxidantes é muito bom para curar inflamações.

Sem ser esquentado, o azeite de oliva abriga altas qualidades antioxidantes e anti-inflamatórios que controlam o colesterol no sangue e previnem doenças cardíacas.

Couve

Não se esqueça de abastecer sua geladeira com esse e outros vegetais folhosos de cor verde escura.

A couve refogada ou crua é sempre bem-vinda quando o assunto é proteção. Assim como os outros alimentos, faz parte do conjunto anti-inflamatórios + antioxidantes e garante combate sério contra as inflamações!

Vai um Suco Detox Aí?

Quando estiver se sentindo mal, que tal preparar um suco detox com os alimentos que você mais gosta e estão na lista acima? Vai se sentir bem melhor e aliviará suas dores!

Como Acontece uma Inflamação (VÍDEO)?

15 Melhores Alimentos Antiinflamatórios para Todo o Corpo + Receita
Avalie este post



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *